Peça: 15 cenas de Romeu e Julieta, foto 1

15 cenas de Romeu e Julieta: clássico em versão para jovens e adultos

De em fevereiro 29, 2016

Peça: 15 cenas de Romeu e Julieta, foto 1

Tiago De La Rosa, Suelen Gonçalves, Julia Palmeira e Ruan Pereria vivem o casal central do clássico de Shakespeare

No ano que marca os 400 anos de morte do dramaturgo britânico William Shakespeare, a atriz Eliete Cigaarini criou um workshop sobre uma de suas mais célebres peças, que resultou no espetáculo 15 cenas de Romeu e Julieta, que está em cartaz até final de março no Teatro Garagem.
Além de centrar o espetáculo nas principais cenas do casal mais romântico da história da dramaturgia mundial, a diretora (que também assina a tradução e concepção do espetáculo) optou por duas versões deste clássico. Como a montagem é itinerante — o público acompanha os atores pelos diversos espaços do teatro —, a primeira apresentação é à tarde, aproveitando a luz solar e voltada aos jovens; a segunda, à noite, é dirigida ao público adulto e contém mais sensualidade nas cenas entre o jovem da família Montecchio e a romântica filha dos Capuleto.

Peça: 15 cenas de Romeu e Julieta, foto 2

A atriz Eliete Cigaarini assina a tradução e a concepção

Um dos diferenciais da montagem é justamente aproveitar a dimensão do Teatro Garagem: a famosa cena do balcão em que os jovens declaram estar apaixonados acontece na rua, com Romeu ao lado dos espectadores e Julieta na sacada do teatro. O público em seguida é convidado a entrar e as cenas em que o casal combina de se casar na sacristia da igreja de Frei Lourenço acontecem num belo jardim (as sessões noturnas têm iluminação de tochas, o que deixa tudo mais romântico e aconchegante). Já as cenas finais que culminam com a trágica morte do casal são apresentadas numa das salas do teatro.

Romeu e Julieta é uma história universal inspirada em outra anterior, Tristão e Isolda, lenda celta do século IX. Acredito que a trama de Shakespeare mantenha esse frescor junto ao público por ser uma história muito bem contada de um amor romântico com final trágico e também por abordar a influência de duas famílias inimigas entre si sobre o amor de seus filhos. Quem hoje não conhece alguma história de um romance que foi interrompido por interferência das famílias?”, indaga Eliete Cigaarini.

Peça: 15 cenas de Romeu e Julieta, foto3

Cristian Nicolas (Frei Lourenço) e Suelen (Julieta)

A Cia de Pesquisa Teatral ShakeCena é constituída de 10 jovens atores, que desejam continuar este trabalho de pesquisa de novas linguagens de interpretação e investigar outros autores, tanto nacionais como estrangeiros. As duas versões de 15 cenas de Romeu e Julieta são encenadas pelo mesmo elenco e os personagens centrais são interpretados por dois atores, que se intercalam nas cenas. Destaque para Vinícius Franzolini, que vive Mercúcio, Cristian Nicolas (Frei Lourenço), Gabriela Mendes (Ama), Tiago De La Rosa e Suelen Gonçalves, como um dos casais centrais.

Fotos: Tiago De la Rosa


2 Comentários

Nanete Neves

março 1, 2016 @ 09:59

Resposta

Bacana a Eliete estar pesquisando novos formatos, novas formas de contar histórias. Torço por ela e por esses jovens atores.

Maurício Mellone

março 1, 2016 @ 11:00

Resposta

Nanete:
sem dúvida, uma iniciativa bem interessante da Eliete, que tem uma carreira como atriz
de sucesso e já atua como professora de teatro há anos tb.
Este trabalho une o lado didático e prático, com a sua primeira direção profissional.
Proposta criativa, que o espectador participa ao lado dos atores.
Novamente muito obrigado por sua constante e enriquecedora participação aqui no Favo.
Bjs, querida!

Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento