Peça: 33 Variações, foto 1

33 Variações: peça musicada reúne Nathalia Timberg e Wolf Maya

De em outubro 6, 2016

Peça: 33 Variações, foto 1

Nathalia Timberg e Wolf Maya protagonizam peça do venezuelano Moisés Kaufman sobre Beethoven

Depois de temporada carioca, a peça 33 Variações, do venezuelano Moisés Kaufman — inédita no país —, em cartaz no Teatro Nair Bello, marca o reencontro de Nathalia Timberg e Wolf Maya no teatro, ambos com dupla função: ele, depois de 25 anos, volta aos palcos para interpretar Ludwig Van Beethoven, além de assinar a direção; já Nathalia fez a tradução da peça e é a protagonista, vivendo a musicóloga e pesquisadora Katherine Brandt.

A trama acontece simultaneamente em dois momentos históricos: no primeiro, no final do século XX, a pesquisadora norte-americana resolve viajar para a Alemanha para tentar descobrir a razão pela qual Beethoven se debruçou durante quatro anos (de 1819 a 1823) na valsa de Anton Diabelli (André Dias), até então um autor desconhecido, para criar 33 variações da música. Enquanto ela faz suas pesquisas, o público também fica sabendo como o grande compositor do século XIX vivia durante o processo de criação da composição 33 variações em sol maior, opus 120, que passou a ser uma das principais obras de Beethoven.

Peça: 33 Variações, foto 2

Lu Grimaldi e Nathalia vivem musicólogas especializadas na obra de Ludwig Van Beethoven

Contando com a participação ao vivo da pianista Clara Sverner, que executa as composições de Beethoven, a montagem toma todas as dimensões da sala de espetáculo, com o palco dividido: na parte superior a trama se desenrola no passado, com a trajetória do compositor, e na parte inferior, estamos no presente, com as preocupações da musicóloga em conduzir suas pesquisas. O dramaturgo introduz ainda outro elemento para unir a vida da pesquisadora com a de Beethoven: Katherine sofre de esclerose amiotrófica lateral — uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva e irreversível — enquanto o compositor sofria com a crescente surdez. No entanto, o avanço da doença, tanto para Beethoven como para a pesquisadora, não impede que ambos continuem seus trabalhos.

 

“As histórias das personagens estão ligadas, assim como a luta de ambos para enfrentar doenças que ameaçam seus feitos profissionais. Enquanto a surdez de Beethoven progride, a pesquisadora trava uma batalha contra a esclerose e busca reconstruir laços afetivos com a filha”, esclarece Wolf Maya.

 
Os cenários e objetos de J.C.Serroni são fundamentais para se contar as duas histórias em épocas distintas: enquanto os aposentos de Beethoven retratam a dificuldade financeira em que ele vivia, os praticáveis que se movimentam e transformam o ambiente da pesquisadora (familiar e profissional) trazem a história mais para o presente. Além dos papéis centrais muito bem defendidos por Nathalia e Wolf, a trama também se vale de personagens secundários que dão sustentação à narrativa; destaque para Gustavo Engracia que dá vida ao ajudante de Beethoven, Lu Grimaldi que interpreta a musicóloga alemã que auxilia Katherine e para o casal vivido por Flávia Pucci (filha da pesquisadora) e Gil Coelho (enfermeiro).

Peça: 33 Variações, foto 3

Aos 86 anos, Nathalia Timberg esbanja talento em cena

 

 
No entanto o grande destaque do espetáculo fica para a atuação das duas veteranas artistas: Clara Sverner, pianista com reconhecimento internacional, tem a chance de mostrar todo seu virtuosismo num espetáculo teatral e não num concerto de música erudita. Já Nathalia Timberg, com seu carisma e talento excepcional, encanta a plateia na pele de uma mulher que mesmo doente, supera suas limitações (há um momento em que a atriz faz um corte e retoma a função de narradora da trama com total domínio e fluidez, enquanto sua personagem já apresentava dificuldade de fala). Emocionante atuação!

 

 

 

Um único senão para a duração do espetáculo: a história poderia ser editada, encurtando as quase duas horas e meia de encenação.

 

Fotos: Leekyung Kim

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: