Peça: A Golondrina, foto 1

A Golondrina: texto do espanhol Guillem Clua denuncia atos homofóbicos

De em abril 23, 2019

Peça: A Golondrina, foto 1

Luciano Andrey é o aluno e Tania Bondezan a professora de música da peça de Guillem Clua

A peça do dramaturgo espanhol Guillen Clua, A Golondrina, em cartaz no Teatro Nair Bello, é inspirada em alguns atos terroristas ocorridos no mundo nos últimos anos, em especial ao ataque de 2016 à boate gay de Orlando/EUA, que provocou a morte de 50 pessoas.

A trama revela a relação entre Amélia, uma professora de música vivida por Tania Bondezan, e Ramón, interpretado por Luciano Andrey. O rapaz procura a professora para aperfeiçoar sua técnica vocal para uma apresentação póstuma que fará. Rigorosa, Amélia se recusa a ministrar aulas ao novato, que insiste dizendo que seria uma homenagem à mãe, que falecera há um ano. A professora é convencida e inicia suas aulas. No entanto, o passado traumático de ambos vem à tona e as feridas ficam expostas: o público torna-se cúmplice da história de vida deles.

Peça: A Golondrina, foto 2

Traumas do passado unem os personagens

 

 

 

 

As cenas iniciais já revelam a difícil relação entre Amélia e Ramón: ela é irredutível e não quer aceitar o novo aluno. Entretanto, o rapaz apela para o sentimento dela: diz que sua mãe faleceu há um ano e que o pai deseja que ele cante na cerimônia póstuma a ela. Amélia cede e inicia as aulas.

 

 

No decorrer das aulas, no entanto, Ramón procura trazer à tona seu passado, que tem inúmeras coincidências com o da professora. Os segredos da vida de ambos vêm à tona e os atritos são inevitáveis.

A trama foi construída tendo como inspiração o atentando terrorista contra a boate gay de Orlando/EUA, em 2016, que provocou a morte de 50 pessoas, além de inúmeros feridos. Outros atentados também serviram de inspiração para o dramaturgo:

 

 

 

 

 

 

“Minha peça fala de todos esses lugares e tenta entender o absurdo do horror, as consequências do ódio e as estratégias que usamos para que não nos destruam nossa alma. De alguma forma Amélia e Ramón são como todos nós, porque ante um ataque indiscriminado somos todos vítimas, enfrentamos as mesmas encruzilhadas: ódio ou amor. Nosso mundo depende da direção que tomamos”, argumenta Guillem Clua.

 

 

A dor une os dois personagens, porém cada um deles expressa seus argumentos aparentemente conflitantes. O autor apresenta as duas posições, sem julgamento, e propõe uma reflexão sobre temas de extrema atualidade como intolerância, homofobia, preconceito e o horror provocado pelos ataques terroristas no mundo contemporâneo.

 

 

Peça: A Golondrina, foto 3

Emocionantes atuações de Tania e Luciano

 

 

 

Com uma dramaturgia forte e contundente, a montagem valoriza o embate entre os personagens. Num jogo de esconde-esconde, o espectador vai construindo a narrativa como um grande quebra cabeça e torna-se cúmplice da história. Sem dúvida o grande destaque do espetáculo é a sintonia de Tania e Luciano em cena: ambos têm interpretações de grande impacto ao defender a posição de seus personagens. E o público tem a chance de uma reflexão profunda sobre mazelas da sociedade contemporânea; impossível sair imune diante de fatos tão violentos, cruéis e sem qualquer lógica.
Não perca, temporada até início de junho.

 

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro:
A Golondrina
. Texto: Guillem Clua. Tradução: Tana Bondezan. Direção: Gabriel Fontes Paiva. Assistente de direção: Ana Paula Lopez. Elenco: Tania Bondezan e Luciano Andrey. Cenário e figurino: Fabio Namatame. Iluminação: André Prado e Gabriel Fontes Paiva. Trilha sonora: Luisa Maita. Preparação Vocal: Jonatan Harold. Fotografia: Jairo Goldflus e João Caldas Fº. Produção executiva: Marcos Rinaldi.
Serviço:
Teatro Nair Bello, Shopping Frei Caneca (200 lugares), Rua Frei Caneca, 569, tel. 11 3472-2414. Horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h. Ingressos: R$ 60 e R$ 30. Duração: 90 min. Classificação: 16 anos. Temporada: até 09 de junho.

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: