Filme: A grande dama do cinema, foto 1

A grande dama do cinema: tragicomédia argentina com veteranos artistas

De em maio 21, 2019

Filme: A grande dama do cinema, foto 1

Elenco: Clara Lago, Oscar Martinez, Graciela Borges, Marcos Mundstock, Nicolás Francella e Luis Brandoni

 

O sempre surpreendente cinema argentino nos brinda com mais um filme cativante. O diretor Juan José Campanella, que dirigiu em 2009 o premiado O segredos dos seus olhos, desta vez em A grande dama do cinema/ El cuento de las comadrejas mistura comédia e o trágico para contar o dia a dia de quatro artistas que fizeram muito sucesso no cinema e hoje vivem reclusos num velho casarão afastado de Buenos Aires, cultuando as glórias do passado.

 

No entanto, o cotidiano da veterana estrela Mara Ordaz, vivida por Graciela Borges, de seu marido Pedro Córdova, um ator de poucos recursos interpretado por Luis Brandoni, além do diretor Norberto Imbert e do roteirista Martín, papéis de Oscar Martinez e Marcos Mundstock, sofre um revés com a chegada do jovem casal Bárbara e Francisco, vividos por Clara Lago e Nicolás Francella. A princípio eles param somente para usar o telefone da casa, mas ao descobrirem que ali mora a grande atriz portenha, não medem esforços para reverenciá-la. Tanto exagero nos elogios esconde a verdadeira razão da visita: querem comprar o palacete para construir um imenso empreendimento imobiliário.

 

Filme: A grande dama do cinema, foto 2

Garciela dá vida à veterana estrela Mara Ordaz

 

Aquela mansão decadente serve na verdade para que Mara Ordaz continue a venerar sua carreira de sucesso e para que os outros apenas desfrutem do tempo, com pinturas, jogos e caças a doninhas (ou comadrejas do título original). A vida para aqueles velhos artistas corre sem qualquer conflito só até a chegada dos jovens empresários bem-sucedidos. Além de solícito e até puxa-saco, Francisco convida Mara para um jantar com a intenção de convencê-la a vender a casa. Já Bárbara tenta seduzir os outros moradores, mas não obtém muito êxito. Entretanto, ao voltar do jantar, Mara aceita vender a propriedade convencida de que precisa voltar a atuar e dá um ultimato aos velhos companheiros, que têm pouco tempo para deixarem o casarão. Aí a antiga dupla de trabalho (o diretor e o roteirista) volta a atuar para desmascarar o jovem casal e para que a paz volte a reinar entre eles. Desfecho surpreendente!

 

 

 

Filme: A grande dama do cinema, foto 3

Excelentes atuações

 

O diretor, que também assina o roteiro, sabe mesclar diversos gêneros, como a comédia, a tragédia e o suspense. De um enredo aparentemente simples e banal, há discussões profundas sobre o envelhecimento, a fama, o poder, a amizade e o amor sincero — nos diálogos em que Mara e Pedro discutem, toda uma vida em comum do casal vem à tona. Destaque ainda para a interpretação dos veteranos atores, principalmente Graciela Borges, Luis Brandoni e Oscar Martinez, que mostram as várias facetas de seus personagens. Confira.

 

 

 

 

Fotos: divulgação

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: