Musical: Yentl Em Concerto, foto 1

A multitalentosa Alessandra Maestrini protagoniza ‘Yentl Em Concerto’

De em novembro 4, 2015

Musical: Yentl Em Concerto, foto 1

Além de interpretar, Alessandra Maestrini idealizou o projeto, assina o roteiro e dirige o espetáculo

Com apresentações somente às terças e em curta temporada — até final deste mês, Alessandra Maestrini é a grande estrela do musical Yentl Em Concerto, em cartaz no Teatro Porto Seguro. Além de idealizar o projeto, a atriz assina o roteiro, dirige e interpreta o espetáculo.
Só no palco, acompanhada ao piano apenas pelo maestro e diretor musical João Carlos Coutinho, Alessandra magnetiza a plateia logo ao entrar. Com presença de cena e desenvoltura, a atriz quebra o gelo com sua veia humorística e explica o projeto. Diz que o roteiro é baseado no conto Yentl – The Yeshiva Boy, do polonês Isaac Bashevis Singer e também no filme estrelado e dirigido por Barbra Streisand em 1983. Entretanto firma que imprimiu sua visão à obra:

 

“Conto a história exatamente como é, mas sob meu ponto de vista, com a minha marca. Assim, costuro o roteiro com emoção, humor, questionamento e o encantamento que senti ao entrar em contato com o conto”, dispara Alessandra Maestrini.

Musical: Yentl Em Concerto, foto 2

A atriz divide o palco com o pianista e maestro João Carlos Coutinho

A atriz dá início ao concerto contando a história passada no início do século XX sobre a trajetória de Yentl, uma garota inteligente e curiosa criada só pelo pai, que não a impede de estudar e ler as escrituras sagradas — ato proibido até então às mulheres. Com a morte do pai, a garota se vê obrigada a se travestir de homem para poder estudar, conhecer mais a vida e a si própria.
Viaja para uma cidade grande com o objetivo de estudar e lá conhece o belo Avigdor: eles se tornam grandes amigos, mas Yentl se apaixona por ele. A confusão só aumenta quando o rapaz é obrigado a se separar da noiva e obriga Yentl a se casar com ela.
A história da moça que é obrigada a se passar por homem só para poder estudar é contada por Alessandra de maneira intercalada com as canções compostas por Michel Legrand (música) e Alan & Marlyn Bergman (letras). E este é o aspecto de maior destaque do espetáculo: com um belíssimo figurino criado por Fabio Namatame, a atriz emite sua potente e encantadora voz, emocionando a todos. Com mínimos e estudados gestos a atriz/cantora consegue não só traçar um perfil da personagem como de todo o contexto da trama. A iluminação de Wagner Freire é precisa; fiquei impressionado com o foco de luz central na atriz no momento em que ela interpreta a canção em que Yentl vai se casar: o que se vê no palco é a caracterização perfeita de um noivo, destacando o repartido do cabelo do corte bem masculino.

 

Musical: Yentl Em Concerto, foto 3

Interpretação sensível e emocionante da atriz

 

 

Alessandra Maestrini, já consagrada e reconhecida em outros musicais, em Yentl Em Concerto comprova mais uma vez seu imenso talento, com uma interpretação sensível e entrega total às canções; destaco duas músicas, Papa, can you hear me?, em que ela pede para que todos fechem os olhos como ela, numa oração, e a derradeira A piece of Sky, em que Alessandra parece que voa no palco!
Espetáculo simples, com mínimos elementos, que conta uma história comovente e sensível. Em fim de temporada teatral 2015, a atriz nos brinda com uma joia que vem coroar um ano de grandes produções. Pena que serão somente mais três apresentações!

 

 

 

Fotos: Priscila Prade

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: