Exposição: OSGEMEOS, foto 1

A Ópera da Lua: mostra dos grafiteiros OSGEMEOS no Galpão Fortes Vilaça

De em julho 17, 2014

Exposição: OSGEMEOS, foto 1

“De lá pra cá”, uma das telas inéditas dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo que faz parte da mostra

Famosos e conhecidos por seus grafites urbanos, espalhados por São Paulo e diversas cidades do mundo, os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, da dupla OSGEMEOS, estão agora num espaço convencional de exposição, a galeria de arte Galpão Fortes Vilaça, que fica na Barra Funda, São Paulo, cidade natal dos artistas.  A mostra A Ópera da Lua traz 30 pinturas, três esculturas e um vídeo instalação 3D.

Exposição: OSGEMEOS, foto 2

“Meus pés estão flutando”, outra tela de OSGEMEOS

Depois de enfrentar uma boa fila — fiquei mais de uma hora para poder entrar—, o público é bem recompensado: tem acesso a uma sala muito grande, toda recoberta com as obras dos dois artistas, do chão às paredes. O espectador pode ficar no centro do ambiente e é envolvido pelas obras, em 360º! A impressão que se dá é de estar dentro das obras, por isso que a exposição é definida como imersiva. As telas ficam dispostas uma ao lado da outra, com elementos sobrepostos: portas, janelas, estantes, caixas, brinquedos, porta-retratos etc. Desta sala, ressalto o fundo côncavo da sala, com os objetos que ficam presos e saem do suporte (efeito tridimensional) e uma tela, também com efeito 3D: o espectador fica hipnotizado diante dela.
No segundo ambiente está o vídeo instalação: na sala escura toda pintada de azul (céu e mar se fundem) há uma gigantesca escultura de um boneco (marca de OSGEMEOS) em que na sua barriga acontece uma encenação. Novo momento em que o público fica hipnotizado, graças à sincronia entre luz, som e movimento dos objetos da obra. Uma grande Lua (com feições humanas) compõe e arremata o ambiente.
A próxima instalação é o Retrato de Família: no centro do espaço há um palco e um boneco e as pessoas sobem e são fotografadas ao lado dele. Na parede ao lado do palco o espectador se depara com pequenos quadros (como porta-retratos) e uma pergunta desconcertante:

 

“Por que é que seu medo dói?”

 

O último ambiente é uma casa completa: na parte externa há a porta, janelas e luminárias; ao entrar, com som ambiente, o público se vê diante do interior de uma residência, com todos os elementos dispostos, como sofá, cama, TV, estante, geladeira, livros, escrivaninha, relógio de parede, gaiola de pássaros, utensílios de cozinha e o grande destaque: um telão com vídeo interativo, em que a pessoa pode manipular as imagens que se movimentam no ritmo do som que envolve todo o espaço.

Impossível não ficar embevecido com A Ópera da Lua. Tive a impressão de estar inserido, pelo tempo que fiquei na mostra, no universo poético, mágico e de fantasia dos irmãos Pandolfo. Experiência única! Ainda há tempo, a exposição permanece em cartaz até a segunda semana de agosto.

 

Fotos: Eduardo Ortega

Exposição: OSGEMEOS, foto 3

Mostra em cartaz até 16/08/2014

 

Roteiro:
A Ópera da Lua
– mostra de artes plásticas da dupla OSGEMEOS. Horários: terça a sexta, das 10h às 19h*, sábados, das 10h às 18h* (fechado aos domingos, segundas e feriados; * entrada permitida até 30 minutos antes do horário de encerramento). Entrada gratuita. Galpão Fortes Vilaça, Rua James Holland 71, Barra Funda, SP. Temporada: até 16 de agosto.

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: