Peça: A Última Sessão, foto 1

A Última Sessão: peça sobre a maturidade reúne atores consagrados

De em janeiro 22, 2014

Peça: A Última Sessão, foto 1

Laura Cardoso vive a aniversariante Elvira, que é recepcionada pelos amigos num almoço de domingo

O ator e diretor Odilon Wagner acredita que nunca se reuniu no Brasil, num mesmo palco, tantos atores experientes e com carreiras tão brilhantes como em sua peça A Última Sessão, que acaba de estrear no Teatro Shopping Frei Caneca. Com o objetivo de falar exatamente sobre a vida e os amores na maturidade é que Wagner resolveu criar esta peça. E para isto conseguiu reunir um elenco estelar: Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Miriam Mehler, Sonia Guedes, Sylvio Zilber, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo, Yunes Chami e Marlene Collé.
A trama se passa num restaurante, durante o almoço de domingo, em que amigos de 75 a 85 anos se reúnem semanalmente. Especialmente neste dia eles comemoram o aniversário de Elvira, vivida por Laura Cardoso, e num determinado momento Estevão (Sylvio Zilber) resolve fazer um acerto de contas entre eles, vindo à tona verdades que alteram a vida de todos daquele grupo. O final é surpreendente.

Peça: A Última Sessão, foto 2

Nívea Maria, como Amanda, emociona com a sutileza de sua interpretação

Logo ao entrar no grande saguão do teatro, o público já é agraciado com uma exposição sobre a premiada e bem-sucedida carreira de todo o elenco da peça; são painéis que resumem os principais papéis dos atores e tem por objetivo “reavivar a memória do público”, argumenta Odilon Wagner.
Já no palco, a trama tem início com todos à espera da aniversariante. Elvira chega é acarinhada pelos amigos — e pela plateia também, que a aplaude em cena aberta — e logo se desculpa pelo atraso, dizendo que estava nos braços de seu gato (de 69 anos!). Todos riem e o almoço é servido. Como Estevão já havia bebido umas e outras, cria coragem e obriga Maria Teresa, interpretada por Miriam Mehler, a confessar seu caso amoroso que manteve por anos com o marido de Amanda, vivida por Nívea Maria. A partir desta confissão, outras verdades são reveladas e os podres daquele grupo de amigos vêm à tona.
O texto é muito bem articulado e, com o público já imerso naquela realidade, o autor dá uma reviravolta na trama, surpreendendo a todos! Difícil destacar a atuação de um ou de outro em cena: o elenco é coeso e está afinado e muito bem entrosado. No entanto a sutileza na interpretação e o brilho no olhar de Nívea Maria são comoventes (Amanda é uma das personagens que muda radicalmente de personalidade). Laura Cardoso dispensa comentários: com seu talento e carisma, lidera com brilhantismo este grande e prestigiado elenco.

Peça: A Última Sessão, foto 3

Elenco reunido da peça escrita e dirigida por Odilon Wagner

 

Outra novidade de A Última Sessão: para favorecer o público da maturidade, a peça é apresentada também às quintas-feiras, às 16h.
Texto que surpreende o espectador, com elenco primoroso!


Fotos: João Caldas

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão




Deixe uma sugestão

Indique um evento




Indique um evento