Filme: Adeus à Noite, foto 1

Adeus à Noite: filme francês reflete sobre extremismos modernos

De em setembro 17, 2019

Filme: Adeus à Noite, foto 1

Catherine Deneuve e Kacey Mottet Klein vivem avó e neto em trama de André Téchiné

 

Com direção do veterano diretor André Téchiné, Adeus à Noite se passa na França, país que sofreu graves ataques terroristas nos últimos anos e que é obrigado a lidar com posturas extremistas da população, de um lado as ideias radicais de parte de adeptos do islamismo e de outro o crescimento de um nacionalismo xenófobo.

 

No papel central, Catherine Deneuve — considerada uma das mais importantes atrizes do cinema francês e mundial —, que vive Muriel, uma mulher que viveu na Argélia (ex-colônia francesa) e hoje administra uma fazenda no interior da França, com um haras de equitação para crianças e plantação de amêndoas, empregando técnicas de replantio para obter melhor colheita. Muriel se alegra ao receber a visita do neto Alex, vivido por Kacey Mottet Klein. No entanto, ela começa a desconfiar das atitudes do rapaz, que acabara de se converter ao islamismo, e procura se inteirar das reais intenções dele.

 

 

Muriel para com tudo o que está fazendo quando avista a chegada de Alex, seu neto que ficou abalado com a morte da mãe. Dizendo-se cansado, o rapaz quer ficar sozinho, mas logo procura instalar o computador portátil e retoma sua pesquisa na internet. Na manhã seguinte, Muriel sente a falta do neto e vê que ele está rezando e constata que se converteu ao islamismo. Um estranhamento começa a pairar sobre a avó e o neto: ela, que se diz sem religião, começa a perceber atitudes antissociais e de isolamento de Alex. Paralelamente, o rapaz deixa a fazenda e procura pela namorada Lila (Oulaya Amamra) e por Bilal (Stéphane Bak): aos poucos o espectador percebe que os três estão planejando uma fuga para se filiarem ao Estado Islâmico. Desconfiada, Muriel pede ajuda de Fouad (Kamel Labroudi), um jovem árabe libertado depois de cumprir pena por terrorismo, para tentar entender as verdadeiras intenções de Alex. Inconformada, Muriel fará de tudo para impedir que o neto viaje e entre para mundo do crime.

 

 

Filme: Adeus à Noite, foto 2

Stéphane Bak , Oulaya Amamra e Kacey interpretam jovens extremistas

Com roteiro assinado pelo diretor e por Léa Mysius, a trama lida com temas delicados e atuais, que mobilizam a opinião pública da França e de todo o mundo. Sem maniqueísmo ou estereótipos, o filme traz o ideal de jovens que almejam por um mundo melhor (Alex e Lila acreditam que a sociedade está podre e corrompida), ao mesmo tempo apresenta a crítica aos métodos de facções extremistas (Fouad viveu na pele as contradições do Estado Islâmico, se arrependeu e cumpriu pena após se entregar às autoridades francesas). Já Muriel entra em crise: ao mesmo tempo em que quer proteger o neto, não aceita as atitudes extremas e radicais. A cena final em que a personagem, sem qualquer fala, apenas pelo olhar, define o rumo que irá tomar, é de extrema beleza e sensibilidade e mostra o grande talento de Catherine Deneuve. Destaque ainda para as atuações dos jovens Kacey Mottet Klein e Kamel Labroudi. Confira.

 

 

Filme: Adeus à Noite, foto 3

Atriz francesa em mais uma grande atuação

Fotos: divulgação

Uba
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: