Livro: Amor & Ódio, foto 1

Amor & Ódio: comovente romance homoafetivo de Robson Sant’Anna

De em agosto 22, 2018

Livro: Amor & Ódio, foto 1

Segunda obra do escritor fluminense

Depois do livro de estreia, Uma outra história de amor, o escritor fluminense da cidade de Petrópolis, Robson Sant’Anna, acaba de lançar outro romance pela Giostri Editora, Amor & Ódio, em que o foco central é a história de amor entre dois rapazes, o professor universitário Erik Larsen e o chef Jason Moore que é sócio de Roberta Thompson do restaurante Roberta’s.

A trama se passa no estado de Virginia, nos Estados Unidos, e é desencadeada por um inocente acidente de carro. Erik é apaixonado por seu Cadillac DeVille 1982, que já fora de seu pai, e ao deixar a universidade para um período de recesso escolar sofre uma batida na traseira do carro (só a lanterna é atingida), que o deixa furioso. Ao descer vê que o rapaz, Jason, também estava ansioso para chegar em casa, iria tirar as primeiras férias depois de cinco anos da inauguração do restaurante. Este encontro é marcado por atritos, mas Jason admite o erro e diz que arcará com as despesas deste ‘caco velho’, deixando o professor ainda mais bravo! No entanto, o inusitado deste encontro é que ambos irão passar uns dias no chalé de Sam Grenn (amigo de infância de Erik), que fica nas montanhas de Virginia Ocidental. Jason e Eddie Miller (namorado de Sam) dividem o apartamento e viajam juntos; ao chegarem, Jason leva um susto, pois dá de cara com o viking raivoso (Erik). O mal estar inicial, quem diria, vai se transformar num encontro de almas.

Livro: Amor & Ódio, foto 2

Sant’Anna é formado em relações internacionais e professor de línguas

Com uma linguagem fluente e um rigor de detalhes em suas descrições, Sant’Anna não só envolve o leitor como o transporta para o interior da trama. Parece que, ao ler a história, já conhecemos os locais descritos e inclusive as personalidades dos personagens, como o hilário Eddie, o criativo cozinheiro Jason, o responsável professor universitário Erik e o anfitrião, o professor de educação física Sam. Apesar da desagradável coincidência, Erik e Jason tiveram de suportar o mal estar inicial e conviver civilizadamente aqueles dias para não ofender o casal Sam e Eddie que fizeram de tudo para recebê-los no chalé. Depois de abaixar a guarda, tanto Erik como Jason foram aos poucos se entendendo e, melhor, perceberam que estavam apaixonados um pelo outro. Já Sam e Eddie tiveram a chance de se conhecerem ainda mais e os dias de férias naquele local paradisíaco se tornaram um verdadeiro paraíso.

Para justificar o título da obra (até aqui só reinou o amor), o ódio aparece e de maneira incomum. Jason recebe um telefonema da mãe, solicitando que receba seu irmão Brian por uns tempos em sua casa, já que o rapaz está envolvido com drogas e más companhias. Sem ter como recusar o pedido materno, Jason abre as portas de seu apartamento ao irmão e oferece emprego de garçom a ele, mesmo mantendo sua desconfiança — anos antes Brian provocara o rompimento de seu namoro, por meio de intriga, dissimulação e difamação. Desde o primeiro encontro, Brian não se mostra agradecido, pelo contrário, é arredio e agressivo com o irmão. E pior, usa máscara o tempo todo: é amável e educado com as pessoas, mas Jason e Eddie, que o conhecem bem, sabem que por trás deste personagem esconde um homem egoísta, traiçoeiro e vingativo. Por ciúme e inveja, Brian tenta de todas as formas destruir mais uma vez tudo o que Jason conquistou na vida. No entanto, a idoneidade e honradez de Jason prevalecem e as investidas criminosas de Brian são descobertas.

Com as situações bem articuladas e personagens delineados, Robson Sant’Anna envolve o leitor desde a primeira linha e, principalmente, retrata as relações homoafetivas de maneira natural, espontânea e com verdade, sem apelar para melodramas artificiais ou traumas supremos. O cotidiano do casal Erik e Jason não difere em nada do dia a dia do casal Roberta e Greg (sócios do restaurante) ou do pai de Erik, que depois de sofrer com a morte da esposa, começa a se relacionar com uma adorável viúva. Sem dúvida, histórias de amor comoventes que ajudam a dissipar preconceitos.

Livro: Amor & Ódio, foto 3

Lançamento da Giostri Editora

 

 

 

Ficha técnica:
Título: Amor & Ódio
Autor: Robson Sat’Anna
Editora: Giostri, 303 pgs
Preço: R$ 54

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento