Filme: Antes da Meia-noite, foto 1

Antes da Meia-noite: 3º filme da série traz casal discutindo a relação

De em junho 26, 2013

Filme: Antes da Meia-noite, foto 1

Julie Delpy e Ethan Hawke voltam a interpretar o casal Celine e Jesse, agora casados e com filhas

Se no primeiro filme da série, Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995), o casal se conhece na viagem de trem a Viena e perde o contato e no segundo, Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004), eles voltam a se reencontrar mas seguem suas vidas, neste terceiro filme, Antes da Meia-noite (Before Midnight), Jesse e Celine (interpretados por Ethan Hawke e Julie Delpy) estão finalmente casados, com duas filhas gêmeas e vivem na França.
O filme, dirigido por Richard Linklater, começa com Jesse despedindo-se do filho no aeroporto: depois das férias passadas na Grécia, o garoto vai pegar o avião rumo aos Estados Unidos, onde mora com a mãe. Na despedida, o menino diz que estas foram as melhores férias de sua vida, o que deixa Jesse emocionado e ao mesmo tempo pensativo. Já no carro, Celine está ao telefone tratando de seu futuro profissional — recebeu uma proposta de emprego na França — e as meninas dormem do banco traseiro. O casal começa uma longa conversa (que vai se estender por todo o filme) e aos poucos o espectador percebe tanto o amor que eles sentem um pelo outro como também as divergências e suas visões de mundo antagônicas.

Filme: Antes da Meia-noite, foto 2

O casal em crise discute e evidencia as diferenças entre eles

De volta para a linda casa de campo de Patrick (Walter Lassally) onde passaram as férias, Celine e Jesse almoçam ao lado do anfitrião, um veterano escritor, e de dois casais — Stefanos (Panos Koronis) e Ariadni (Athina Rachel Tsangari) da mesma idade que eles e Achilleas (Yiannis Papadopoulos) e Anna (Ariane Labed), jovens em início de namoro —,  além de Natalia (Xenia Kalogeropoulou), velha amiga de Patrick. Na mesa, o tom da conversa é descontraído e o tema central é relação amorosa, sexo e como cada um encara a vida a dois. Com experiências de vida diferentes, cada um tem uma opinião sobre os temas da conversa, mas o modelo de amor romântico é questionado por todos.
Ao final do almoço, Jesse e Celine ganham de presente uma noite num hotel da cidadezinha: eles deixam as filhas com os amigos e partem a pé para desfrutar o presente. É exatamente durante o trajeto e a estada no hotel que o casal põe em cheque a relação: desde a dificuldade de viver longe do filho de Jesse, a recusa de Celine em deixar a Europa, até os desentendimentos mais comezinhos do dia-a-dia. Vêm à tona velhos rancores e as visões bem díspares de gênero, ou seja, como homem e mulher enxergam o mundo sob diferentes ângulos. As divergências entre eles durante do almoço agora viram verdadeira guerra de opiniões.

Filme: Antes da Meia-noite, foto 3

Cartaz do filme dirigido por Richard Linklater

 

Na verdade em Antes da Meia-noite, o diretor, que assina o roteiro em parceria com os dois protagonistas, coloca Celine e Jesse muito próximos da realidade, o que provoca a identificação imediata com o público. Se havia um encantamento e um tom até de amor platônico nos dois primeiros filmes, neste terceiro o casal é real e há inclusive o questionamento sobre o futuro desta relação. Para quem acompanha a série e gosta de uma rica discussão de ideias, não pode perder mais este adorável filme de Richard Linklater.

Fotos: divulgação

Favo do Mellone
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Uba

6 Comentários

Gilbert I. Hayes

julho 8, 2013 @ 11:13

Resposta

Será que o relacionamento de Jesse e Celine terá o mesmo final que o de Johann (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann)? Uma subversão na lógica inviolável do tempo, na forma de uma carta supostamente enviada desde o futuro, decidirá o destino dos personagens. O certo é que o público, como nos filmes anteriores, sai do cinema torcendo para que Jesse e Celine continuem viajando pelo mundo, e para o futuro, levando todos nós na carona. Antes que o mundo acabe.

Maurício Mellone

julho 8, 2013 @ 12:14

Resposta

Gilbert:
Há indícios no filme q haverá continuação deste relacionamento
entre Jesse e Celine. Todos os casais passam por crises, algumas
são superáveis, outras não. Veremos o que o diretor nos propõe!
abr e obrigado pela visita

Imad

junho 26, 2013 @ 23:39

Resposta

Oi, meu amigo!
Assisti a esse filme. Eles estão verborrágicos!!! Mas tudo que dizem é verdadeiro e faz a gente pensar em quanto é difícil viver uma relação de amor duradoura. Fora que a Grécia é um belo pano de fundo para essa história, que espero tenha continuidade…

Maurício Mellone

junho 27, 2013 @ 14:23

Resposta

Imad:
Realmente os personagens são verborrágicos! Vc sabe q os 2 atores
contribuíram no roteiro, principalmente com os grandes textos das discussões?
No final do filme, há mesmo uma indicação q a série pode haver continuidade…
Será q Jesse e Celine permanecerão juntos depois da DR de Antes da Meia-noite?
Bjs

Dinah Sales de Olive

junho 26, 2013 @ 15:06

Resposta

Maurício,
Já havia comentado com você que este filme eu não perco, de jeito nenhum!
Li a sua resenha (ótima!) e agora falta conferir o filme.
Depois trocamos figurinhas.

beijo.

Maurício Mellone

junho 27, 2013 @ 14:25

Resposta

Dinah:
Incrível, saí da sessão e comentei com meu irmão: a Dinah
vai adorar este filme; a sua experiência de vida me veio
à cabeça depois de ter saído do cinema!
Confira e depois comentaremos ao vivo !
bjs e obrigado pela visita!

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: