Filme: Aos teus olhos, foto 1

Aos teus olhos: mensagem por celular abala reputação de professor

De em abril 17, 2018

Filme: Aos teus olhos, foto 1

Daniel de Oliveira vive professor de natação acusado de assédio contra aluno

Depois de percorrer festivais de cinema pelo mundo e ser premiado — escolhido como melhor filme pelo público, além de ator, ator coadjuvante e roteiro no Festival do Rio/17 e melhor direção no Festival Mix Brasil/17 — acaba de estrear Aos teus olhos, da diretora Carolina Jabor.

Com roteiro de Lucas Paraizo, trama revela o drama vivido pelo professor de natação Rubens, interpretado por Daniel de Oliveira, que é acusado de ter beijado na boca um de seus alunos. Sem ao menos ter ouvido a versão do professor, a mãe do garoto (vivida por Stella Rabelo) espalha no grupo de mensagens da escola que ele é perigoso e não pode mais ter contato com as crianças. A notícia viraliza nas redes sociais e no aplicativo de celular e Rubens sofre um julgamento precipitado sem nem poder se defender.

Filme: Aos teus olhos, foto 2

Rubens (Daniel) defende-se do pai do menor, vivido por Marco Ricca

Ao contrário da atitude dos pais dos alunos de Rubens, Carolina Jabor desde a primeira cena do filme procura mostrar o dia a dia do professor e como ele é respeitado pelos funcionários, pela direção da escola e, principalmente, adorado pela criançada. A intenção de Jabor é apresentar todos os lados da questão e, como diz o título, deixar com que o público avalie o suposto caso de assédio do professor.

Tudo começa com o campeonato de natação entre os alunos em que Alex, vivido pelo garoto Luiz Felipe Melo, chega em segundo lugar; como há um clima de disputa entre ele e o campeão, Rubens toma à frente e faz com que eles se entendam. No entanto, no dia seguinte Alex se recusa a entrar na piscina e Rubens faz de tudo para que ele volte a treinar, sem sucesso. E para surpresa da diretora, vivida por Malu Galli, no outro dia ela recebe a visita do pai de Alex (Marco Ricca), que conta a versão do filho — de que foi beijado no vestiário por Rubens— e exige uma punição ao professor. Enquanto a diretora tenta solucionar o problema internamente, a mãe do garoto espalha pelo celular, no grupo de mensagem, que Rubens é perigoso. A notícia viraliza tanto no aplicativo de celular como nas redes sociais e a vida de Rubens vira um inferno. Ele é convocado a depor na delegacia e, mesmo antes de qualquer solução oficial, é julgado antecipadamente pela população. Linchamento público, sem qualquer tipo de prova.

Filme: Aos teus olhos, foto 3

Ator foi premiado no Festival do Rio/17

Num momento em que as redes sociais (incluindo os aplicativos de celular) se tornaram um campo de guerra, com ataques e denúncias irresponsáveis, o filme de Jabor pode ajudar nesta reflexão e fazer com que as pessoas, no mínimo, pensem que um simples clique ou a reprodução de um post pode abalar irremediavelmente a reputação de uma pessoa. A grande atuação de Daniel de Oliveira enfatiza esta questão, já que o ator revela todas as facetas da personalidade do professor, acusado sem nem ter sido ouvido.

 

 

Fotos: divulgação

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: