Peça: As Sombras de Dom Casmurro, foto 1

As Sombras de Dom Casmurro : peça revive clássico de Machado de Assis

De em maio 11, 2016

Peça: As Sombras de Dom Casmurro, foto 1

Marcos Damigo interpreta o ciumento Bentinho e as principais pessoas do universo do personagem machadiano

Para comemorar 20 anos de carreira, o ator Marcos Damigo encara o desafio de viver no palco um dos dramas mais contundentes da literatura brasileira. Em As Sombras de Dom Casmurro, adaptação de Toni Brandão para o clássico romance de Machado de Assis, o ator, sob a direção de Débora Dubois, encarna não só o protagonista da obra, o ciumento Bentinho, como dá voz aos principais personagens de sua vida, a esposa Capitu, o amigo Escobar, assim como o agregado da família e o próprio filho Ezequiel, que ele acredita ser fruto da traição da mulher com o melhor amigo.
Depois de temporada de sucesso no SESC Ipiranga, o espetáculo não poderia estar num espaço dos mais apropriados: só até o final deste mês a peça é encenada no Teatro da Livraria da Vila do JK Iguatemi. Uma adaptação teatral de uma obra daquele que é considerado o maior escritor brasileiro nada melhor do que ser apresentada num espaço dedicado aos livros!

Peça: As Sombras de Dom Casmurro, foto 2

Com texto adaptado por Toni Brandão, Damigo é dirigido por Débora Dubois

Com poucos elementos cênicos (uma mesa, duas cadeiras e alguns objetos), a trama tem início com a chegada de Bentinho a um cômodo isolado da casa, uma espécie de sótão, em que ele se propõe a revisitar sua vida. Assim como no livro, considerado por muitos a obra prima de Machado de Assis, o personagem quer “atar as duas pontas da vida e resgatar na velhice a adolescência“, ou seja, relatar os principais momentos de sua existência.

Assim, Bentinho relembra sua infância alegre ao lado da mãe, o namoro com Capitolina, a vizinha pobre, o período vivido no seminário quando conhece Escobar e tornam- se grandes amigos, a desistência do seminário, o ingresso na faculdade de direito, o casamento com Capitu e o reencontro com Escobar, que se tornou um comerciante bem sucedido e casado com uma amiga de sua esposa. O lado negro da personalidade de Bentinho é ressaltado a partir da morte de Escobar e o início da desconfiança da fidelidade de Capitu: ele deixa vir à tona todo o seu ciúme e o ódio ao filho, que acredita ser fruto da traição da esposa com o melhor amigo.

 

“Na adaptação, extraí do livro seus conflitos mais importantes, dando a eles a potência da palavra viva e despertando o interesse para a obra de Machado, que possui um enorme poder de alcance junto ao público jovem”, explica Toni Brandão.

 

Sem dúvida o grande trunfo da montagem é realçar a atualidade e o caráter universal da obra de Machado, que faz um retrato da alma daquele personagem corroído pelo ciúme e pelo sentimento da traição. E Marcos Damigo, num grande momento da carreira, consegue mostrar as várias nuances de um personagem tão conhecido da literatura brasileira, assim como traz à luz os demais personagens da trama; com diferentes posturas, trejeitos e alteração de voz, o ator incorpora cada uma das pessoas que constituem o universo de Bentinho. Destaque ainda para a cuidadosa direção de Débora Dubois, o elegante figurino de Alexandre Herchcovitch e a iluminação precisa de César Augusto Pivetti.
Um espetáculo sensível, impecável, que está em curtíssima temporada. Como aperitivo, acompanhe o vídeo promocional da peça.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Ww2N__ap1yM

 

 

Fotos: Matheus Heck/Dave Santos


2 Comentários

Fábio Mráz

maio 11, 2016 @ 20:16

Resposta

Maravilhoso momento do Marcos Damigo. A peça é linda e contundente.
Imperdível!
Ótima resenha, Maurício.

Maurício Mellone

maio 12, 2016 @ 12:12

Resposta

Fábio,
o que mais me impressionou em “As Sombras de Dom Casmurro”
é ter a chance de constatar a atualidade e a universalidade
da obra de Machado de Assis.
E Damigo realmente vive momento especial em sua carreira!
Obrigado pela força e incentivo
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: