RSS FACEBOOK TWITTER

Beneson leva para o Rio de Janeiro mostra que apresentou em Barcelona


Exposição: Osmar Beneson, foto 1

Cartaz da mostra “Casa do Telhado de Flor e Outras Histórias “, de Osmar Beneson

Com uma farta produção em figuras lúdicas e grafismo, sempre com cores fortes e vibrantes, o artista plástico paulista Osmar Beneson leva para o Rio de Janeiro durante o mês de agosto a exposição Casa do Telhado de Flor e Outras Histórias, que foi apresentada primeiramente na Galeria Komparte de Barcelona/Espanha, em 2007. A mostra fica Galeria da Livraria Cultura, Cinelândia, no Rio de Janeiro, de 4 a 31 de agosto.

Exposição: Osmar Beneson, foto 2

Título da pintura:
“Um copo de groselha e a rua toda para brincar”

A exposição é composta de 11 pinturas em acrílica sobre papel, na dimensão de 70X50 cm, e é a primeira individual do artista no Rio de Janeiro. Com 21 anos de carreira, fora os 10 anos que atuou como ator, Beneson explica um pouco sobre as pinturas da mostra:

 

“Essas pinturas ficaram guardadas em minha mapoteca 7 anos e achei que seria uma boa hora de mostrá-las ao público de novo. São pinturas gestuais, com traços marcantes, algumas com pinceladas em tinta branca sobre fundo preto. Mostram um ímpeto de ‘rasgar o ar’ e alçar novos voos. E pelo fato da exposição agora ser numa livraria, fico contente, pois acho que ‘escrevo pintando’, meus trabalhos têm histórias, influência do teatro”, diz Beneson.

 

Hoje o artista está desenvolvendo trabalhos em duas frentes. Numa delas, produz esculturas em aço, em que busca a simplicidade aliada à grandiosidade do que um recorte em papel pode desvendar. “São desenhos lúdicos, como se fossem feitos de papel e tesoura”, explica. Na pintura, os novos trabalhos são chamados de brinquedos industriais: são painéis em que são utilizados tecidos, fórmica, madeira e tinta. “Eles têm uma atmosfera lúdica e dão a impressão de que tudo pode ser montado ou desmontado da maneira que quiser”, adianta Beneson, que deve expor estes trabalhos até o final do ano aqui em São Paulo.
Os paulistas precisam esperar pela nova mostra, mas os cariocas podem apreciar os marcantes e coloridos trabalhos do artista durante todo o mês de agosto.

Exposição: Osmar Beneson, foto 3

Título:
“Herói da fazenda sem dono”

 

 

Roteiro:

Exposição Casa do Telhado de Flor e Outras Histias de Osmar Beneson. Galeria da Livraria Cultura/Cinelândia, Rua Senador Dantas, 45, Rio de Janeiro. Período: de 4 a 31 de agosto. Entrada franca.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Andrex

 

 

, ,

Maurício Mellone

Como jornalista — tendo atuado em rádio, TV, jornal, revistas e assessoria de imprensa —, a palavra sempre foi minha matéria prima. No entanto, desde 2000 venho cultivando o plano B, ou seja, mantenho no meu velho PC um arquivo com meus escritos, que na verdade já era um pré-blog. Lá, deixo fluir a imaginação para que a linguagem inclusive ganhe novos contornos.


Ver todos os posts de Maurício Mellone »

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta