Filme: Para Sempre Alice, foto 1

Com Julianne Moore, Para Sempre Alice discute a finitude humana

De em março 10, 2015

Filme: Para Sempre Alice, foto 1

Julianne Moore vive uma professora universitária que precocemente é diagnosticada com Alzheimer

Em sessão especial de pré-estreia, tive a chance de assistir Para Sempre Alice (Still Alice), filme que proporcionou merecidamente a estatueta do Oscar/2015 de melhor atriz para Julianne Moore.
Com estreia nacional prevista para esta semana, o filme — escrito e dirigido por Richard Glatzer e Wash Westmoreland — é centrado na história de Alice Howland (Julianne), uma professora de linguística em plena ascensão profissional que começa a se esquecer de algumas palavras durante suas palestras e aulas na universidade. Intrigada, ela procura um neurologista que, após exaustivos exames, constata que ela é portadora de Alzheimer, já em estágio avançado, mesmo ela sendo ainda jovem — a doença atinge principalmente as pessoas mais idosas. A partir daí, a relação entre os familiares é posta em cheque e Alice vê a cada dia sua vida desfazer-se.

Filme: Para Sempre Alice, foto 2

Kristen Stewart interpreta a filha caçula de Alice (Julianne)

Numa das primeiras cenas do filme, baseado no livro de Lisa Genova, Alice esquece uma palavra durante uma palestra sobre sua tese de linguística aplicada às crianças. Dias depois, durante sua corrida pelo campus universitário, ela tem um lapso de memória e não sabe onde está. Preocupada, procura o médico e o diagnóstico é taxativo: a doença é hereditária e por ela ter intensas atividades intelectuais, está sujeita a um avanço rápido do mal.
Não conseguindo mais guardar segredo, Alice conta tudo a John (Alec Baldwin), seu marido que também é médico. Eles resolvem reunir a família para contar sobre a doença, pois os filhos podem ser portadores do mesmo mal; sugerem que todos façam os exames. Anna (Kate Bosworth) e Tom (Hunter Parrish) fazem o teste e somente a caçula Lydia, interpretada por Kristen Stewart, não quer saber o resultado.
Como é estudiosa e conhecedora da linguagem, Alice tenta de todas as formas conter o avanço da doença, fazendo exercícios constantes com a ajuda da tecnologia (usa o celular, o tablet e o computador a todo o instante). Deixa inclusive gravado um vídeo para si mesma, dando instruções para interromper a vida tomando uma dose exagerada de medicamentos. No entanto, as previsões médicas não estavam erradas e Alice vai perdendo a cada dia sua conexão com o mundo real. O avanço da doença, além de atingir diretamente a professora, provoca uma transformação radical na relação entre os familiares, cada um reagindo de uma maneira (uns mais próximos e afetuosos e outros não sabendo enfrentar a fatalidade).

Filme: Para Sempre Alice, foto 3

Alec Baldwin vive o marido de Alice, que é médico

Há tempos um filme não me abalava tanto emocionalmente. Se há uma ou duas décadas a Aids, que dizimou tanta gente, provocava uma reavaliação de postura nas pessoas diante da vida e da morte, atualmente o mal de Alzheimer exerce esta função. Não há quem não tenha idosos na família e esta doença vem atingindo cada vez mais um número grande de pessoas. Para Sempre Alice provoca um questionamento sobre a vida e a morte (o suicídio, sugerido na trama, não abreviaria tanto sofrimento?) e o espectador dificilmente, depois da exibição do filme, não irá rever sua relação diante dos parentes mais idosos.
Sem dúvida este filme é avassalador (saí da sala totalmente impactado) e propõe uma discussão atual e inadiável. Julianne Moore tem uma atuação irretocável, um dos maiores momentos de sua carreira.

Fotos: divulgação


2 Comentários

Imad

março 11, 2015 @ 20:37

Resposta

Olá, meu querido!
Também vi o filme e me emocionei com a interpretação da Julianne Moore.
Me surpreendi positivamente com o trabalho da Kristen Stewart, a filha incompreendida e muito afetuosa com a mãe.
A cena do discurso dela é demais!
Abraços, sucesso!

Maurício Mellone

março 12, 2015 @ 15:08

Resposta

Imad,
que delícia receber sua visita!
A Julianne dá um banho de interpretação e a cena do
discurso da personagem dela é emocionante!
A Kristen já deu prova que é uma atriz e tanto no
filme “Acima das Nuvens”, em que contracenou com outra magnifica atriz,
Juliette Binoche. Ela está além de sua participação na saga de Crepúsculo.
Bjs e obrigado pela constância aqui no Favo!

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: