Exposição: Desenhos de cena #1, foto 1

Desenhos de cena #1: mostra interage artes plásticas e teatro

De em abril 28, 2016

Exposição: Desenhos de cena #1, foto 1

Instalação da brasileira Bia Lessa, Arquivo: sem título

Com obras de 16 artistas, entre cenógrafos, diretores, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, artistas visuais e performers, de todos os continentes, a mostra Desenhos de cena #1, com curadoria de Aby Cohen, propõe a interseção entre teatro, instalação e performance, com experimentos de luz, som e figurino. A exposição ocupa o térreo e o segundo andar do SESC Pinheiros e pode ser visitada até o dia 10 de julho.

Além das instalações, vídeos, mobiliários e demais objetos, a mostra ganha outras dimensões graças às performances que acontecem no decorrer da temporada: os horários das apresentações estão fixados ao lado das obras.

Exposição: Desenhos- de cena #1: foto 2

Arquivo: Bailarina de papel, da brasileira Marina Reis

A curadora, que é cenógrafa, figurinista e formada em design pela FAAP/SP, participou e foi premiada em 2011 na Quadrienal de Praga, considerado o principal evento de cenografia do mundo. De acordo com Aby, esta primeira participação propiciou o convite para estar novamente na edição do ano passado da mostra Checa, o que contribuiu para que pudesse organizar a Desenhos de cena #1.

Como a mostra está praticamente toda montada no segundo andar do SESC Pinheiros — no térreo há somente o trabalho da brasileira Valéria Martins, Projeto coleções: incompleto, que inclui uma performance —, o visitante pode percorrer todo o espaço expositivo e ir interagindo com as instalações. A sensação é como se estivesse dentro de um cenário de um espetáculo teatral.

Dentre as obras expostas, destaque para a instalação sonora Sussurros, do britânico Ian Evans, em que o visitante anda pelo espaço ao som de sussurros, vozes e instrumentos musicais: os painéis de madeira transformam-se em autofalantes, ao tocar nelas há sutis modificações sonoras.
A participação na exposição da diretora teatral brasileira Bia Lessa (que também é cenógrafa, cineasta e foi curadora de grandes eventos culturais) é significativa. Arquivo: sem título é uma instalação que reproduz uma sala de trabalho, com uma grande mesa quadrada com livros e anotações espalhados e em cadeiras há telões que reproduzem uma conversa da artista com os convidados Flora Süssekind, Ângela Leite Lopes e Bruno Siniscalchi, que falam sobre a criação de livros, espetáculos e construções arquitetônicas. Nas paredes ao lado da mesa, há anotações, cartazes e vídeos de alguns trabalhos da diretora (com fones, o visitante pode ouvir trechos de peças dirigidas por Bia, como Medeia, de Eurípedes, interpretada por Renata Sorrah e José Mayer em 2004).

Outro destaque da mostra é para a instalação O Banquete d’água do britânico Richard Downing: uma mesa preta de nove metros de comprimento por dois metros de largura, rodeada de cadeiras, traz em seu tampo um grande espelho d’água. Diariamente há intervenções e semanalmente um banquete para 18 convidados é servido, com menu de entrada, prato principal e sobremesa.
Ponto de fusão, do finlandês Antti Mäkelä, também chama a atenção: é uma instalação sonora em que  grandes pedras de gelo, com microfones instalados no interior, estão suspensos; a obra processa os sons da água em diferentes estados (fluida, congelada, derretendo e em evaporação). Os sons são amplificados, transmitidos e reproduzidos no espaço ao redor da piscina.

Exposição: Desenhos de cena #1: foto 3

Instalação O Banquete d’água do britânico Richard Downing

 

A mostra foi aberta dia 14 de abril e como fica em cartaz até 10 de julho há tempo para visitar e agendar nova visita para poder acompanhar as performances.

 

Roteiro:
Desenhos de cena #1: mostra de 16 artistas une teatro e artes plásticas. SESC Pinheiros, Rua Paes Leme, 195, tel. 11 3095-9400, Piso térreo e 2º andar. Horários: terça a sexta das 10h30 às 21h30; sábado das 10h30 às 21h; domingos e feriados das 10h30 às 18h30. Ingresso: gratuito. Temporada: até 10 de julho.

Fotos: Alexandre Nunis

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Uba

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: