Peça: Do Tamanho do Mundo, foto 1

Do Tamanho do Mundo: peça com Mateus Solano propõe reinventar a vida

De em abril 30, 2014

Peça: Do Tamanho do Mundo, foto 1

Mateus Solano e Karine Teles interpretam o casal Arnaldo e Marta

Depois de temporada carioca e turnê por algumas cidades, acaba de estrear no Teatro Renaissnce o espetáculo Do Tamanho do Mundo, estreia da atriz Paula Braun como dramaturga e com Mateus Solano como protagonista. Depois do estrondoso e merecido sucesso como o vilão Felix da telenovela Amor à Vida — o ator venceu diversos prêmios, como APCA, Melhores do Ano da Globo e o mais recente Troféu Imprensa do SBT —, Mateus interpreta no palco Arnaldo, que vive uma experiência única. Num belo dia, ele acorda, vai até ao jardim e cai, não conseguindo mais se levantar. Depois de muitas tentativas, pede ajuda à mulher Marta, interpretada por Karine Teles, que consegue fazê-lo andar novamente. Aparentemente recuperado, Arnaldo retoma suas atividades, mas aquela queda provocou sequelas. Ele não se reconhece mais em sua antiga vida e resolve se reinventar.
No programa da peça, a autora (casada com Mateus) confessa ter participado de um trabalho coletivo para escrever a trama:

“As palavras não são todas minhas, muitas são criadas no momento, entre os atores. Palavras de verdade não têm dono, o caminho é livre, é como um baile sobre a cidade”, diz Paula Braun.

 

E em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o ator confirma esta proposta, ao afirmar que há tempos quer falar sobre máscaras sociais que todos temos de usar para desempenhar tarefas do dia a dia. E o personagem central da peça põe em cheque estas máscaras, desafia esta imposição e resolve transformar sua vida.

Isabel Cavalcanti é Lila, que tenta ajudar, mas aumenta a confusão vivida pelo casal

Isabel Cavalcanti é Lila, que tenta ajudar, mas aumenta a confusão vivida pelo casal

Esta virada de mesa na vida do personagem é retratada na trama de maneira irônica e ao mesmo tempo assustadora: há momentos hilários com Arnaldo cometendo absurdos no convívio diário com a mulher e no trabalho, mas também há o estranhamento com a situação da queda e o recomeçar. No entanto, o que mais atrai em Do Tamanho do Mundo é quando o personagem se dá conta que nada o prende ao passado e às convenções e parte para uma nova possibilidade de vida. Este movimento interno também contamina Marta, uma profissional eficiente e inserida no mercado globalizado de trabalho, que é obrigada a se rever e reprogramar-se.
Um personagem inusitado é Presenter, vivido por Alcemar Vieira, que funciona como um narrador e condutor da ficção (atua na plateia), mas que num determinado ponto sobe ao palco e interfere de forma definitiva para o destino dos personagens. Nesta confusão interna do casal, a tia de Marta,Lila, interpretada por Isabel Cavalcanti, entra para colocar mais lenha na fogueira.
Além de um texto instigante e provocador, a montagem de Jefferson Miranda é ágil e desafia o espectador para compreender cada função dos personagens e que caminho a trama vai tomar. Mateus Solano prova mais uma vez o talento e a versatilidade: seu brilhantismo na composição do personagem faz com que o público apague a composição do famoso personagem da TV.
Imperdível!

Fotos: Alexandre Andrade / Fernando Favoretto


2 Comentários

bruno

abril 30, 2014 @ 15:41

Resposta

Muito legal o espetáculo e seu texto completa muitas informações que eu nem fazia idéia quando fui ver com você. Obrigado!!!

Maurício Mellone

maio 2, 2014 @ 16:42

Resposta

Bruno,
que bom q vc gostou tanto da peça como da minha visão sobre ela.
Obrigado pela visita, volte sempre!
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão




Deixe uma sugestão

Indique um evento




Indique um evento