Dois bons romances brasileiros voltados ao público LGBT

De em março 2, 2011

Capa do livro de Dirceu Cateck

Não sei apontar as verdadeiras razões, mas é raro encontrar no meio editorial brasileiro obras de ficção voltadas ao público LGBT, que retratam os amores entre dois rapazes ou entre duas meninas. Preconceito das editoras, falta de público leitor, número reduzido de autores que se debrucem para esse universo… realmente não saberia indicar o porquê dessa lacuna.
No entanto, obras existem e público, tenho certeza, há. E acabo de ter exemplos de boa leitura. Do paulista de Guarujá, Dirceu Cateck, li seu livro lançado em 2009 pela Giz Editorial O teatro dos anjos; e da carioca Diedra Roiz, O Livro Secreto das Mentiras & Medos, Ed. do Autor, 2009. Em ambos o universo gay é muito bem retratado e os romances fogem de estereótipos e promiscuidade.
Dirceu Cateck vive em Madrid, Espanha, há mais de dez anos, e em sua obra deve haver muito de sua história pessoal, já que Miguel, o protagonista, parte para a capital espanhola para viver ao lado de seu namorado Rafael. Lá ele vive todas as agruras de um imigrante que luta para obter sua legalidade. Em paralelo às aventuras na Espanha, o autor relata tanto a vida dos familiares e amigos de Miguel, como a história cruel de Gabriel, que perde o pai e o irmão num acidente automobilístico e vai morar em Santos, com a mãe e a avó. O rapaz está saindo da adolescência e iniciando sua vida sexual, quando se apaixona por um homem pouco mais velho, que está de passagem pelo Brasil e de volta para a Espanha.
Com uma linguagem ágil e envolvente, o leitor a cada capítulo é surpreendido com novidades e coincidências. A mais contundente é a de que Miguel e Gabriel se apaixonam pelo mesmo homem, daí que em certo momento, Gabriel diz em seu blog que sua vida é como se fosse um “teatro” de anjos! Devorei as 351 páginas em pouco tempo, ávido para desvendar os mistérios propostos pelo autor. Particularmente, também fiz uma “viagem” com o livro de Cateck: ele descreve minuciosamente locais de Madrid — que tive a grata satisfação de conhecer há pouco tempo — como também a vida gay da baixada santista, que também convivi quando de um namoro com um santista!

Capa da obra de Diedra Roiz

Já Diedra Roiz centra as atenções de sua obra em Vic, uma garota que logo na adolescência se apaixona pela melhor amiga e sofre uma desilusão de cara. Depois de muito choro e angústia, ela resolve mudar de vida e parte para o estudo. Quer ser médica como seus pais e não perde o foco profissional, na tentativa de afogar suas mágoas e tirar o amor de sua vida. Não se enclausura, pelo contrário: vive de inúmeros casos avulsos, “sexo, nada mais”, como ela mesma diz. Forma com os amigos gays Theo, Gui, Igor o Quarteto Fantástico, um grupo unido, verdadeiros cúmplices de vida. Para não se machucar, Vic coleciona mulheres — proeza anotada por Gui num caderninho —, até conhecer Jaque, irmã do cunhado de Theo, por quem se apaixona perdidamente.
O enredo intercala as descobertas da adolescente com momentos da vida adulta da cardiologista. A trama faz uma radiografia do mundo gay, retratando com fidelidade as baladas e festas da comunidade LGBT. A autora já publicou contos e romances no site abcLES, além de ser premiada em concursos de literatura lésbica.


6 Comentários

Ricardo

março 31, 2011 @ 20:09

Resposta

Olá Maurício.

Gostei das dicas. Vou à procura dos livros. Fiquei curioso e interessado.
Seu blog está muito bom. Sempre surpreende.
Abraços.

Maurício Mellone

abril 1, 2011 @ 15:14

Resposta

Ricardo:
Que bom q vc gostou das minhas dicas sobre livros!
Procuro diversificar as áreas culturais (cinema, teatro, artes plásticas, literatura…)
para informar melhor quem me visita!
abr

Emiliano

março 3, 2011 @ 18:28

Resposta

Maurício, dá gosto de ler seu texto, fico até com vergonha de ter mostrado meu blog a vc hehe….agora vou voltar sempre!

Maurício Mellone

março 4, 2011 @ 14:23

Resposta

Emiliano:
Hiperobrigado! Vou adorar receber sua visita.
E nada de se subestimar: seu blog é bem interessante, com imagens
belíssimas e seu relato de viagens que provoca curiosidade.
Vá em frente!
bjs

Marcello Queiroz

março 2, 2011 @ 18:06

Resposta

Maurício,
Parabéns pelo blog. Belo trabalho e ótima variedade.
Abração

Maurício Mellone

março 3, 2011 @ 14:16

Resposta

Marcello:
Q bom q vc gostou!
Obrigado e espero contar com sua
frequência, sempre!
abr

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: