Peça: Eles não usam black-tie, foto 1

Eles não usam black-tie: montagem festeja 60 anos da peça de Guarnieri

De em julho 27, 2018

Peça: Eles não usam black-tie, foto 1

Elenco: Adilson Azevedo, Camila Brandão, Carolina Stofella, Kiko Pissolato, Pablo Diego Garcia, Paloma Bernardi, Paulo Gabriel, Samuel Carrasco, Teca Pereira e Tiago Real

Marco do lendário Teatro de Arena, o espetáculo do dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, Eles não usam black-tie, estreou em fevereiro de 1958, com direção de José Renato. A montagem que acaba de estrear no Teatro Aliança Francesa, assinada pelo diretor Dan Rosseto, comemora os 60 anos da peça e presta uma homenagem ao artista ítalo-brasileiro — ao final do espetáculo, um grande painel invade o palco com um texto do dramaturgo.

A peça ganhou uma versão para o cinema, em 1981, dirigida por Leon Hirszman, e contou no elenco com o próprio Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli e Beth Mendes. A montagem atual é composta por 10 atores, dentre eles Teca Pereira, Adilson Azevedo, Kiko Pissolato e Paloma Bernardi.

Peça: Eles não usam black-tie, foto 2

Paloma e Kiko vivem o casal Maria e Tião da peça de Guarnieri

A história, que fez imenso sucesso justamente por colocar pela primeira vez as questões da realidade brasileira no palco, relata o drama de uma família operária, em que o pai, Otávio (Azevedo), lidera com outros companheiros um movimento grevista por melhores condições de trabalho e aumento salarial; eles desejam paralisar a fábrica. No entanto, Tião (Pissolato), filho de Otávio, é contra o movimento, porque não quer perder o emprego justamente agora que ficou noivo de Maria (Paloma), que espera o primeiro filho do casal. No meio dos dois, está Romana (Teca), que tenta manter o equilíbrio emocional da família.

Mais do que uma questão político-social, a peça de Guarnieri provoca uma discussão sobre ética, envolvendo o debate entre individualismo e coletividade. O diretor acredita que levar ao palco questões da atualidade pode ajudar a reflexão do público e “quem sabe provocar uma mudança de pensamento e evolução”.  O espetáculo cumpre temporada até setembro.

Roteiro:
Eles não usam black-tie. Texto: Gianfrancesco Guarnieri. Adaptação e direção: Dan Rosseto. Assistente de direção Giovanna Marquelli. Elenco: Adilson Azevedo, Camila Brandão, Carolina Stofella, Kiko Pissolato, Pablo Diego Garcia, Paloma Bernardi, Paulo Gabriel, Samuel Carrasco, Teca Pereira e Tiago Real. Cenário e figurino: Dan Rosseto e Fabio Camara. Iluminação: Wagner Pinto. Designer gráfico e fotos: Kelson Spatalo. Direção de produção: Fabio Camara. Produção executiva: Ana Clara Rotta. Realização: Applauzo Prod. e Lugibi Prod.
Serviço:
Teatro Aliança Francesa, (226 lugares), Rua General Jardim, 182, tel. 11 3572-2379. Horários: sexta e sábado às 20h30 e domingo às 19h. Ingressos: R$ 60 e R$ 30. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Temporada: até 16 de setembro.

Favo do Mellone
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Uba

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: