Peça: Eles não usam black-tie, foto 1

Eles não usam black-tie: montagem festeja 60 anos da peça de Guarnieri

De em julho 27, 2018

Peça: Eles não usam black-tie, foto 1

Elenco: Adilson Azevedo, Camila Brandão, Carolina Stofella, Kiko Pissolato, Pablo Diego Garcia, Paloma Bernardi, Paulo Gabriel, Samuel Carrasco, Teca Pereira e Tiago Real

Marco do lendário Teatro de Arena, o espetáculo do dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, Eles não usam black-tie, estreou em fevereiro de 1958, com direção de José Renato. A montagem que acaba de estrear no Teatro Aliança Francesa, assinada pelo diretor Dan Rosseto, comemora os 60 anos da peça e presta uma homenagem ao artista ítalo-brasileiro — ao final do espetáculo, um grande painel invade o palco com um texto do dramaturgo.

A peça ganhou uma versão para o cinema, em 1981, dirigida por Leon Hirszman, e contou no elenco com o próprio Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli e Beth Mendes. A montagem atual é composta por 10 atores, dentre eles Teca Pereira, Adilson Azevedo, Kiko Pissolato e Paloma Bernardi.

Peça: Eles não usam black-tie, foto 2

Paloma e Kiko vivem o casal Maria e Tião da peça de Guarnieri

A história, que fez imenso sucesso justamente por colocar pela primeira vez as questões da realidade brasileira no palco, relata o drama de uma família operária, em que o pai, Otávio (Azevedo), lidera com outros companheiros um movimento grevista por melhores condições de trabalho e aumento salarial; eles desejam paralisar a fábrica. No entanto, Tião (Pissolato), filho de Otávio, é contra o movimento, porque não quer perder o emprego justamente agora que ficou noivo de Maria (Paloma), que espera o primeiro filho do casal. No meio dos dois, está Romana (Teca), que tenta manter o equilíbrio emocional da família.

Mais do que uma questão político-social, a peça de Guarnieri provoca uma discussão sobre ética, envolvendo o debate entre individualismo e coletividade. O diretor acredita que levar ao palco questões da atualidade pode ajudar a reflexão do público e “quem sabe provocar uma mudança de pensamento e evolução”.  O espetáculo cumpre temporada até setembro.

Roteiro:
Eles não usam black-tie. Texto: Gianfrancesco Guarnieri. Adaptação e direção: Dan Rosseto. Assistente de direção Giovanna Marquelli. Elenco: Adilson Azevedo, Camila Brandão, Carolina Stofella, Kiko Pissolato, Pablo Diego Garcia, Paloma Bernardi, Paulo Gabriel, Samuel Carrasco, Teca Pereira e Tiago Real. Cenário e figurino: Dan Rosseto e Fabio Camara. Iluminação: Wagner Pinto. Designer gráfico e fotos: Kelson Spatalo. Direção de produção: Fabio Camara. Produção executiva: Ana Clara Rotta. Realização: Applauzo Prod. e Lugibi Prod.
Serviço:
Teatro Aliança Francesa, (226 lugares), Rua General Jardim, 182, tel. 11 3572-2379. Horários: sexta e sábado às 20h30 e domingo às 19h. Ingressos: R$ 60 e R$ 30. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Temporada: até 16 de setembro.


Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento