Filme: Enquanto somos jovens, foto 1

Enquanto somos jovens: filme retrata casal em crise da meia-idade

De em julho 23, 2015

Filme: Enquanto somos jovens, foto 1

Ben Stiller e Naomi Watts interpretam um casal na faixa dos 40 anos que reavalia a vida

Um casal de Nova York — Cornelia e Josh que estão na faixa dos 40 —, interpretado por Naomi Watts e Ben Stiller, conhece outro casal, de 20 e poucos anos — Darby (Amanda Seyfried) e Jamie (Adam Driver) — e este encontro provoca uma verdadeira revolução na vida dos quatro.
Com humor, o diretor Noah Baumbach, que também assina o roteiro, centra o argumento de Enquanto somos jovens (While we’re young) na crise da meia-idade de Josh e Cornelia, ele um documentarista que não consegue terminar seu filme e ela uma produtora de filmes que trabalha com seu pai Leslie (Charles Grodin), um diretor de documentários bem-sucedido e famoso. Eles não têm filhos — seus grandes amigos Marina e Fletcher (Maria Dizzia e Adam Horovitz) acabam de serem pais — e ao conhecerem os jovens Jamie e Darby, que têm um estilo de vida hipster (valorização de objetos e modo de viver dos anos 1960 e 1970), Josh e Cornelia passam por uma reavaliação profunda em suas vidas.

Filme: Enquanto somos jovens, foto 2

Adam Driver e Amanda Seyfried são Jamie e Darby, contrapondo do casal mais velho

Josh e Cornelia começam o filme muito bem integrados ao mundo contemporâneo digital; no entanto, depois do contato com o casal jovem que venera o mundo analógico, no primeiro momento, eles ficam entusiasmados, querem reviver a juventude e até imitam os novos amigos. Josh, entretanto, começa a desconfiar das atitudes exageradamente solidárias de Jamie e inicia uma investigação na vida do rapaz, que na verdade se aproximou do casal mais velho para obter meios de produção do próprio documentário. Para isso usa de meios pouco ortodoxos, não se importando com ética ou verdade. Se tudo isto não bastasse, a relação amorosa de Josh e Cornelia também fica abalada e o cineasta percebe que seu documentário não se completa em função da crise existencial por que está passando.
O tom do filme sofre uma alteração: da comédia divertida do início, com o deslumbramento do casal mais velho com os mais novos, a trama ganha um colorido dramático e reflexivo. Josh toma consciência de suas limitações físicas e é obrigado a rever conceitos e a concepção de sua vida emocional, profissional e afetiva. Numa conversa sincera com a companheira — em que até reveem a ideia de filhos —, ele avalia que Jamie não é uma pessoa do mal, mas simplesmente é jovem. Um pensamento que sintetiza a trama.

Filme: Enquanto somos jovens, foto 3

Charles Grodin vive um documentarista famoso

 

Eu, que já passei pela crise da meia-idade (será que algum dia a gente se livra dela?), saí da sala de cinema pensativo, pois Noah Baumbach no fundo faz uma crítica ao mundo contemporâneo, pela dependência até viciosa à tecnologia — iremos encontrar um limite no uso de tanta informatização? A falta de firmeza e comprometimento do ‘jovem’ (o estilo de vida atual) com valores universais (princípios, ética, verdade) também é questionada no filme. Mais do que uma comédia de costumes, Enquanto somos jovens provoca uma reflexão sobre o mundo contemporâneo. Vale a pena conferir.

 

 

 

Fotos: divulgação

 


2 Comentários

Bruno

julho 23, 2015 @ 16:27

Resposta

Que boa dica Mau, gosto dos atores e o filme deve ser bem gostoso de ser visto.
Obrigado

Maurício Mellone

julho 24, 2015 @ 11:05

Resposta

Bruno,
pensei em vc quando estava redigindo a resenha.
Tenho certeza q vc irá curtir, o tema é profundo
(como envelhecer), mas é tratada com leveza e humor.
bjs e obrigado pela visita

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: