Escultura: Tomie Ohtake, foto 1

Escultura na Paulista: mais um presente de Tomie Ohtake a São Paulo

De em dezembro 23, 2015

Escultura: Tomie Ohtake, foto 1

A escultura de Tomie Ohtake está na calçada da Av. Paulista, entre a rua Pamplona e a Alameda Campinas

‘Da força da grana que ergue/
E destrói coisas belas/
Da feia fumaça que sobe/
Apagando as estrelas/
Eu vejo surgir teus poetas…/

Porque és o avesso do avesso’

Caetano Veloso em Sampa já antevia as contradições da nossa capital! No mesmo mês em que um terrível incêndio destrói o Museu da Língua Portuguesa, a cidade ganha um presente da grande artista plástica Tomie Ohtake. A escultura fundida em aço de 8,5 metros de altura, pesando sete toneladas nas cores vermelha na parte externa e prata na interna, acaba de ser instalada na Avenida Paulista, na calçada entre as ruas Pamplona e Alameda Campinas.

Escultura: Tomie Ohtake, foto 2

Escultura fundida em aço mede 8,5m de altura e pesa 7 toneladas

Mais um presente que Tomie concedeu a São Paulo e que é a realização de um sonho da artista: ela confessou que gostaria de ter um trabalho exposto na Paulista. Numa iniciativa da Associação Paulista Viva, com patrocínio do Citibank, a obra foi executada conforme seus planos: Tomie, que faleceu em fevereiro deste ano aos 101 anos, deixou o projeto completo, com croqui e uma maquete de 20 cm.
Segundo Ricardo Ohtake, sua mãe não viu a obra pronta, mas teve uma ideia de como ficaria na maquete; ela só não acompanhou o processo final de execução da escultura. “Tenho certeza que ela está feliz de saber que o projeto tenha sido concluído”, Ricardo disse quando da inauguração da obra.

Se a crise econômica atual provocou uma desaceleração no país, inclusive com a montagem dos enfeites e a decoração tradicional de Natal da cidade, a nova escultura de Tomie Ohtake já pode incentivar as pessoas a visitarem a Avenida Paulista e conferirem este belo trabalho artístico.
 

Escultura: Tomie Ohtake, foto 3

FELIZ 2016 !

À noite, entre o vão da escultura, a lua brilha com mais intensidade ainda! Vale muito a pena conferir. Com esta boa notícia, quero desejar um Natal de muita luz e harmonia a todos os meus amigos e fãs do Favo e que em 2016 estejamos com as esperanças renovadas para superarmos juntos os desafios e obstáculos desta vida! Boas festas e um ano novo com muita confiança, trabalho e uma produção artística enriquecedora! Espero todos aqui no ano que vem!

 

 

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento