RSS FACEBOOK TWITTER

Festival de Teatro de Curitiba: Fernanda Montenegro abre o evento


Festival de Teatro de Curitiba, foto 1

Cartaz da 26ª edição do festival curitibano

Realizado desde 1992, o Festival de Teatro de Curitiba em sua 26ª edição tem curadoria de Guilherme Weber e Marcio Abreu, que definiram temas conceituais para as apresentações, como mulheres e identidades, alteridades, coletivos, artistas residentes e coprodução, espaço público, humor e crítica e por último o tema é a cidade sede do evento, Curitiba.
Quem abre o festival é Fernanda Montenegro com a leitura de Nelson Rodrigues por ele mesmo, uma adaptação da atriz para o livro de Sônia Rodrigues sobre seu pai, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. Além de crônicas de Nelson, Fernanda irá conversar sobre os anos de convivência que manteve com o autor de Vestido de Noiva, um marco da dramaturgia nacional.

Festival de Teatro de Curitiba, foto 2

Fernanda Montenegro abre o festival com ‘Nelson Rodrigues por ele mesmo’

Os curadores escolheram o aforismo ‘Só me interessa o que não é meu’, do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, como linha condutora desta edição do festival. E as mulheres são um dos grandes destaques. Além de Fernanda Montenegro, sua filha Fernanda Torres volta ao festival com A Casa dos Budas Ditosos, da obra de João Ubaldo Ribeiro. Juliana Galdino, que lidera o elenco de Leite Derramado, de Chico Buarque, também estará presente.

 

Festival de Teatro de Curitiba, foto 3

Andrea Beltrão traz ‘Antígona”, de Sófocles, direção de Amir Haddad

Já Andrea Beltrão estreia o clássico Antígona de Sófocles, com direção de Amir Haddad. E nesta linha dos clássicos, Mata teu pai, de Grace Passô, é uma livre adaptação do mito de Medeia, escrito especialmente para a atriz Debora Lamm.

 
O Grupo Galpão traz ao festival Nós, de Marcio Abreu, montagem que discute temas atuais, como violência, intolerância e convivência com a diferença. Outro destaque do tema Coletivo é o trabalho da Cia Hiato, Amadores, um relato poético e um manifesto artístico.

Festival de Teatro de Curitiba, foto 4

Luiz Miranda encena ’7 conto’, direção de Ingrid Guimarães

No humor, grandes nomes estarão se apresentando, como Luís Miranda no espetáculo 7 conto, Marcelo Médici com Cada um com seus pobrema. Destaque ainda para o tema blank, em que o público escolhe o tema e o artista desenvolve; participação de Du Moscovis, Debora Bloch, Caio Blat, Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregório Duvivier.

Serão 362 atrações em duas semanas de festival. De acordo com os curadores, além dos espetáculos, performances e intervenções, “a mostra inclui uma série de ações, encontros, oficinas, filmes, conversas após as peças, encontro de crítica e curadoria e outras atividades de estimulo à formação do pensamento, às trocas entre artistas e entre artistas e público, buscando ampliar a experiência e o convívio”. Mais informações acesse o site  www.festivaldecuritiba.com.br.

Fotos: divulgação

, , , ,

Maurício Mellone

Como jornalista — tendo atuado em rádio, TV, jornal, revistas e assessoria de imprensa —, a palavra sempre foi minha matéria prima. No entanto, desde 2000 venho cultivando o plano B, ou seja, mantenho no meu velho PC um arquivo com meus escritos, que na verdade já era um pré-blog. Lá, deixo fluir a imaginação para que a linguagem inclusive ganhe novos contornos.


Ver todos os posts de Maurício Mellone »

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta