Festival de Teatro de Curitiba, foto 1

Festival de Teatro de Curitiba: Fernanda Montenegro abre o evento

De em março 28, 2017

Festival de Teatro de Curitiba, foto 1

Cartaz da 26ª edição do festival curitibano

Realizado desde 1992, o Festival de Teatro de Curitiba em sua 26ª edição tem curadoria de Guilherme Weber e Marcio Abreu, que definiram temas conceituais para as apresentações, como mulheres e identidades, alteridades, coletivos, artistas residentes e coprodução, espaço público, humor e crítica e por último o tema é a cidade sede do evento, Curitiba.
Quem abre o festival é Fernanda Montenegro com a leitura de Nelson Rodrigues por ele mesmo, uma adaptação da atriz para o livro de Sônia Rodrigues sobre seu pai, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. Além de crônicas de Nelson, Fernanda irá conversar sobre os anos de convivência que manteve com o autor de Vestido de Noiva, um marco da dramaturgia nacional.

Festival de Teatro de Curitiba, foto 2

Fernanda Montenegro abre o festival com ‘Nelson Rodrigues por ele mesmo’

Os curadores escolheram o aforismo ‘Só me interessa o que não é meu’, do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, como linha condutora desta edição do festival. E as mulheres são um dos grandes destaques. Além de Fernanda Montenegro, sua filha Fernanda Torres volta ao festival com A Casa dos Budas Ditosos, da obra de João Ubaldo Ribeiro. Juliana Galdino, que lidera o elenco de Leite Derramado, de Chico Buarque, também estará presente.

 

Festival de Teatro de Curitiba, foto 3

Andrea Beltrão traz ‘Antígona”, de Sófocles, direção de Amir Haddad

Já Andrea Beltrão estreia o clássico Antígona de Sófocles, com direção de Amir Haddad. E nesta linha dos clássicos, Mata teu pai, de Grace Passô, é uma livre adaptação do mito de Medeia, escrito especialmente para a atriz Debora Lamm.

 
O Grupo Galpão traz ao festival Nós, de Marcio Abreu, montagem que discute temas atuais, como violência, intolerância e convivência com a diferença. Outro destaque do tema Coletivo é o trabalho da Cia Hiato, Amadores, um relato poético e um manifesto artístico.

Festival de Teatro de Curitiba, foto 4

Luiz Miranda encena ‘7 conto’, direção de Ingrid Guimarães

No humor, grandes nomes estarão se apresentando, como Luís Miranda no espetáculo 7 conto, Marcelo Médici com Cada um com seus pobrema. Destaque ainda para o tema blank, em que o público escolhe o tema e o artista desenvolve; participação de Du Moscovis, Debora Bloch, Caio Blat, Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregório Duvivier.

Serão 362 atrações em duas semanas de festival. De acordo com os curadores, além dos espetáculos, performances e intervenções, “a mostra inclui uma série de ações, encontros, oficinas, filmes, conversas após as peças, encontro de crítica e curadoria e outras atividades de estimulo à formação do pensamento, às trocas entre artistas e entre artistas e público, buscando ampliar a experiência e o convívio”. Mais informações acesse o site  www.festivaldecuritiba.com.br.

Fotos: divulgação

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Uba

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: