27º Festival Mix Brasil, foto 1

Festival Mix Brasil: filme francês abre evento cultural da diversidade

De em novembro 12, 2019

27º Festival Mix Brasil, foto 1

Maior evento da cultura da diversidade da América Latina: de 13 a 20/11, em São Paulo

 

Com o tema Persistir, tem início nesta semana o 27º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade. Considerado o maior evento cultural da diversidade da América Latina, o Mix Brasil deste ano (de 13 a 20 de novembro) irá apresentar 110 filmes, de 26 países, sendo 56 produções brasileiras, além de peças teatrais, música, literatura, games e conferências. O filme que abre o festival é o francês Retrato de uma jovem em chamas, da diretora Céline Sciamma, vencedor de melhor roteiro e Queer Palm em Cannes 2019.

 

Além do Centro Cultural São Paulo, palco/sede do festival, as atividades neste ano acontecem também no CineSesc, Espaço Itaú de Cinama Augusta, Spcine Olido, MIS, Centro Cultural da Diversidade, Biblioteca Mário de Andrade e Auditório Ibirapuera. E o melhor: todos os ingressos (para todos os eventos) são gratuitos. Acompanhe a programação completa no site do festival.

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 2

A cantora e compositora Marina Lima é a homenageada do ano

 

 

A cerimônia de abertura do Festival Mix Brasil/2019 será nesta quarta, dia 13/11, no Auditório Ibirapuera somente para convidados. A grande homenageada do ano, que receberá o Troféu Ícone Mix, é a cantora e compositora Marina Lima. Além da premiação, os amantes do festival poderão conferir o documentário de Candé Salles, Uma garota chamada Marina, que faz um balanço dos 40 anos de carreira da artista.

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 3

Retrato de uma jovem em chamas, filme francês abre o evento

 

Sob direção de André Fischer e direção executiva de Josi Geller, o evento este ano recebeu grande número de inscrições de produções brasileiras e foram selecionados 56 filmes, sendo 10 longas-metragens de diversos estados. Os curtas-metragens foram divididos em quatro sessões, cada uma com quatro filmes. Tanto os longas como os curtas concorrem aos prêmios Coelho de Ouro e Coelho de Prata.

 

 

 

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 4

O Príncipe, de Sebastián Muñoz

 

A programação completa conta com 110 filmes de 26 países, muitos deles inéditos no país. É o caso de Matthias e Maxime, filme canadense do diretor Xavier Dolan, o argentino Breve história do planeta verde, de Santiago Loza, E então nós dançamos, filme sueco de Levan Akin e o chileno O príncipe, de Sebastián Muñoz.  Dos longas-metragens nacionais, destaque para o novo filme de Rafael Gomes, Música para morrer de amor, Seus ossos e seus olhos, de Caetano Gotardo e Transamazonia, histórias de duas travestis que vivem em pontos distintos da rodovia Transamazônica.

 

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 5

Música para morrer de amor, de Rafael Gomes

 

 

O Festival Mix Brasil traz ainda, na sessão Dramática em Cena, quatro produções teatrais com temática LGBTQI+, com destaque para o novo texto da dramaturga Michelle Ferreira, Eu não sou Harvey (ensaio aberto), com Ed Moraes, sobre o julgamento do assassinato do ativista norte- americano Harvey Milk.

 

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 6

Peça: Eu não sou Harvey

A literatura também é muito bem representada no festival. Este ano o Mix Literário vai apresentar 12 mesas-redondas com autores de obras da temática da diversidade, com destaque para dois homenageados: Mário de Andrade e Vange Leonel. Tudo acontecerá na Biblioteca Mário de Andrade e pela primeira vez será escolhido o autor do ano, que levará o troféu Mix Literário.

Dentro da programação, destaque ainda para MixLab SPCine, encontro que visa o intercâmbio de experiências e relações profissionais; nesta edição profissionais da Spcine irão dialogar sobre o papel da empresa como fomentadora dos projetos audiovisuais paulistas. E acontece ainda a 5ª Conferência Mix Brasil, com 13 mesas discutindo temas sobre feminismo, identidade, mercado e saúde LGBTQI+. Acomapnhe a programação geral do Festival acessando o site www.mixbrasil.org.br. Não perca!

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 7Serviço:
27° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade: São Paulo – 13 a 20 de novembro de 2019. Ingressos gratuitos em todos os eventos. Locais: CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Spcine Olido, MIS, Centro Cultural da Diversidade, Biblioteca Mário de Andrade e Auditório Ibirapuera. A programação completa disponível no site www.mixbrasil.org.br

 

 

Fotos: divulgação

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: