27º Festival Mix Brasil, foto 1

Festival Mix Brasil: filme francês abre evento cultural da diversidade

De em novembro 12, 2019

27º Festival Mix Brasil, foto 1

Maior evento da cultura da diversidade da América Latina: de 13 a 20/11, em São Paulo

 

Com o tema Persistir, tem início nesta semana o 27º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade. Considerado o maior evento cultural da diversidade da América Latina, o Mix Brasil deste ano (de 13 a 20 de novembro) irá apresentar 110 filmes, de 26 países, sendo 56 produções brasileiras, além de peças teatrais, música, literatura, games e conferências. O filme que abre o festival é o francês Retrato de uma jovem em chamas, da diretora Céline Sciamma, vencedor de melhor roteiro e Queer Palm em Cannes 2019.

 

Além do Centro Cultural São Paulo, palco/sede do festival, as atividades neste ano acontecem também no CineSesc, Espaço Itaú de Cinama Augusta, Spcine Olido, MIS, Centro Cultural da Diversidade, Biblioteca Mário de Andrade e Auditório Ibirapuera. E o melhor: todos os ingressos (para todos os eventos) são gratuitos. Acompanhe a programação completa no site do festival.

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 2

A cantora e compositora Marina Lima é a homenageada do ano

 

 

A cerimônia de abertura do Festival Mix Brasil/2019 será nesta quarta, dia 13/11, no Auditório Ibirapuera somente para convidados. A grande homenageada do ano, que receberá o Troféu Ícone Mix, é a cantora e compositora Marina Lima. Além da premiação, os amantes do festival poderão conferir o documentário de Candé Salles, Uma garota chamada Marina, que faz um balanço dos 40 anos de carreira da artista.

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 3

Retrato de uma jovem em chamas, filme francês abre o evento

 

Sob direção de André Fischer e direção executiva de Josi Geller, o evento este ano recebeu grande número de inscrições de produções brasileiras e foram selecionados 56 filmes, sendo 10 longas-metragens de diversos estados. Os curtas-metragens foram divididos em quatro sessões, cada uma com quatro filmes. Tanto os longas como os curtas concorrem aos prêmios Coelho de Ouro e Coelho de Prata.

 

 

 

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 4

O Príncipe, de Sebastián Muñoz

 

A programação completa conta com 110 filmes de 26 países, muitos deles inéditos no país. É o caso de Matthias e Maxime, filme canadense do diretor Xavier Dolan, o argentino Breve história do planeta verde, de Santiago Loza, E então nós dançamos, filme sueco de Levan Akin e o chileno O príncipe, de Sebastián Muñoz.  Dos longas-metragens nacionais, destaque para o novo filme de Rafael Gomes, Música para morrer de amor, Seus ossos e seus olhos, de Caetano Gotardo e Transamazonia, histórias de duas travestis que vivem em pontos distintos da rodovia Transamazônica.

 

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 5

Música para morrer de amor, de Rafael Gomes

 

 

O Festival Mix Brasil traz ainda, na sessão Dramática em Cena, quatro produções teatrais com temática LGBTQI+, com destaque para o novo texto da dramaturga Michelle Ferreira, Eu não sou Harvey (ensaio aberto), com Ed Moraes, sobre o julgamento do assassinato do ativista norte- americano Harvey Milk.

 

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 6

Peça: Eu não sou Harvey

A literatura também é muito bem representada no festival. Este ano o Mix Literário vai apresentar 12 mesas-redondas com autores de obras da temática da diversidade, com destaque para dois homenageados: Mário de Andrade e Vange Leonel. Tudo acontecerá na Biblioteca Mário de Andrade e pela primeira vez será escolhido o autor do ano, que levará o troféu Mix Literário.

Dentro da programação, destaque ainda para MixLab SPCine, encontro que visa o intercâmbio de experiências e relações profissionais; nesta edição profissionais da Spcine irão dialogar sobre o papel da empresa como fomentadora dos projetos audiovisuais paulistas. E acontece ainda a 5ª Conferência Mix Brasil, com 13 mesas discutindo temas sobre feminismo, identidade, mercado e saúde LGBTQI+. Acomapnhe a programação geral do Festival acessando o site www.mixbrasil.org.br. Não perca!

 

 

 

27º Festival Mix Brasil, foto 7Serviço:
27° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade: São Paulo – 13 a 20 de novembro de 2019. Ingressos gratuitos em todos os eventos. Locais: CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Spcine Olido, MIS, Centro Cultural da Diversidade, Biblioteca Mário de Andrade e Auditório Ibirapuera. A programação completa disponível no site www.mixbrasil.org.br

 

 

Fotos: divulgação

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
https://www.mixbrasil.org.br/

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: