Filme: Boa-Sorte, foto 1

Grande atuação de Deborah Secco em Boa Sorte, filme de Carolina Jabor

De em dezembro 8, 2014

Filme: Boa-Sorte, foto 1

Deborah Secco vive uma mulher viciada em drogas e portadora de HIV

Depois da presença em festivais de cinema — em Paulínia foi escolhido o melhor filme pelo júri popular — acaba de estrear Boa Sorte, filme da diretora Carolina Jabor, que faz sua estreia em ficção (já havia dirigido em 2008 o documentário O Mistério do Samba).
Com roteiro de Jorge Furtado e de seu filho Pedro, a trama é baseada no conto do próprio Furtado, Frontal com Fanta, em que o adolescente João, vivido por João Pedro Zappa, depois de problemas de relacionamento com a família e de uma overdose (seu vício é tomar o comprimido Frontal com o refrigerante Fanta) é internado numa clínica psiquiátrica, em que é diagnosticado com depressão. Acuado na clínica, João chama a atenção de Judite, interpretada por Deborah Secco, que o incita a sair de seu estado de apatia. Ela é portadora de HIV, já experimentou todo tipo de droga, mas tem gana pela vida e ao se aproximar do garoto vai provocar uma transformação na vida dele.

Filme: Boa Sorte, foto 2

João Pedro Zappa e Deborah interpretam o casal Pedro e Judite, que se conhecem na clínica psiquiátrica

Mesmo sendo obrigada a lidar com a morte iminente, Judite consegue animar e trazer vida a João, que até então sentia-se rejeitado pelos pais, que nem se falam: Ana (Gisele Fróes) vive atarefada e também toma comprimidos para dormir e Luís (Felipe Camargo) dá mais atenção ao filho mais velho. Sem diálogo e alheio ao drama do caçula, eles preferem interná-lo como forma de se livrarem do ‘problema’. Por isso que o encontro de João e Judite é transformador: o garoto pela primeira vez sente que alguém se interessa por ele de verdade. João é despertado para a vida e para o amor — a cena de sexo entre eles é tocante e ele confessa ter nascido “depois que entrei nela”.
Além de Judite, João torna-se amigo de Felipe (Pablo Sanábio) e o trio vive momentos alegres e descontraídos na clínica, por mais paradoxal que possa parecer. No entanto, o estado de saúde de Judite é irreversível e o pacto pela vida que ela firmou com João prevalece.

Filme: Boa Sorte, foto 3

O casal e Felipe, interpretado por Pablo Sanábio, aprontam na clínica

Boa Sorte, por mais que trate de temas fortes e de extrema profundidade, como a dor da perda, a falta de estrutura familiar e os efeitos devastadores do uso excessivo de drogas, é otimista, pois o garoto consegue reverter sua trajetória de vida. O amor que ele experimenta por uma mulher madura é um divisor de águas em sua vida. O filme é envolvente e o uso criativo da animação (partindo dos desenhos poéticos de Judite) traz ainda mais vitalidade ao enredo. As participações de Cássia Kis Magro (a médica da clínica) e de Fernanda Montenegro, como a avó tresloucada de Judite, também devem ser ressaltadas. Mas o grande destaque fica mesmo para a sintonia de interpretação entre João Pedro Zappa e de Deborah Secco, que chegou a emagrecer 11 kg para o papel. A atriz prova sua maturidade, este trabalho sem dúvida é um marco em sua carreira. A trilha sonora é outro elemento narrativo importante (impossível não se emocionar com a cena em que João tenta ensinar Judite tocar violão; a música é Vampiro de Jorge Mautner). Como síntese do filme, assista ao clipe da música, interpretada por Caetano Veloso e Mautner:

Fotos: divulgação

 

 


2 Comentários

Marcelo

dezembro 15, 2014 @ 17:29

Resposta

esse é um filme que realmente mexe com alma. triste, alegre, intenso e inteligente. existe uma dualidade quase que o tempo todo… na hora que judite percebe o envolvimento de joao, e pensa na sua fragilidade de vida, busca fazer sexo com outra pessoa para tentar afastar joao e desestimular o seu afeto… mas nao adianta… e depois de tudo… ele vai buscar os diarios… sou romantico… fazer o que?

Maurício Mellone

dezembro 16, 2014 @ 12:13

Resposta

Marcelo,
obrigado por seu comentário; com certeza a atitude da personagem
vivida pela Deborah Secco é estranha no início, mas o público
percebe q a intenção dela foi de preservar o garoto.
Volte sempre, adoro a troca de ideias entre os leitores e fãs
do Favo!
Bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento