In On It : envolventes jogos cênicos com atores afinados

De em maio 14, 2010

Depois de uma temporada de sucesso no Rio, o texto inédito no país do canadense Daniel MacIvor — In On It — volta ao cartaz na cidade. Após a estréia no Teatro FAAP, a montagem dirigida por Henrique Diaz e tendo no elenco Emílio de Mello e Fernando Eiras está até o final de junho no Teatro Eva Herz.
Desde a entrada no teatro, o público é envolvido no jogo cênico. Os atores entram sutilmente no palco e começam a se exercitar, verificar os elementos da cena e chegam até a cumprimentar alguns espectadores. Na cena inicial o público entende que os dois do palco são um dramaturgo e um ator que preparam uma peça. Numa narrativa ágil e não linear, In On It acontece em três planos: um homem morre, um casal discute o fim do relacionamento e os atores contam estas duas histórias.
No ir e vir e no entrelaçamento dos enredos, o público é totalmente envolvido e passa a ser mais um personagem: a platéia da peça que está sendo ensaiada. Esses jogos metalinguísticos só ganham veracidade graças à atuação precisa e afinada de Emílio e Fernando, que confessam nunca terem atuado juntos, mesmo sendo amigos de longa data. E a química dos atores é resultado da direção de Diaz; a cumplicidade dos três se encaixa na proposta do texto de MacIvor —um ator, diretor e dramaturgo que atua em suas peças —, ou seja, mostrar e esconder, mesclar invenção e o real, a peça dentro de outra. Esse jogo ganha mais vida graças à interação entre palco e platéia.
A peça recebeu dois troféus no Prêmio Shell/SP, direção e ator para Fernando Eiras.

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
26º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: