In On It : envolventes jogos cênicos com atores afinados

De em maio 14, 2010

Depois de uma temporada de sucesso no Rio, o texto inédito no país do canadense Daniel MacIvor — In On It — volta ao cartaz na cidade. Após a estréia no Teatro FAAP, a montagem dirigida por Henrique Diaz e tendo no elenco Emílio de Mello e Fernando Eiras está até o final de junho no Teatro Eva Herz.
Desde a entrada no teatro, o público é envolvido no jogo cênico. Os atores entram sutilmente no palco e começam a se exercitar, verificar os elementos da cena e chegam até a cumprimentar alguns espectadores. Na cena inicial o público entende que os dois do palco são um dramaturgo e um ator que preparam uma peça. Numa narrativa ágil e não linear, In On It acontece em três planos: um homem morre, um casal discute o fim do relacionamento e os atores contam estas duas histórias.
No ir e vir e no entrelaçamento dos enredos, o público é totalmente envolvido e passa a ser mais um personagem: a platéia da peça que está sendo ensaiada. Esses jogos metalinguísticos só ganham veracidade graças à atuação precisa e afinada de Emílio e Fernando, que confessam nunca terem atuado juntos, mesmo sendo amigos de longa data. E a química dos atores é resultado da direção de Diaz; a cumplicidade dos três se encaixa na proposta do texto de MacIvor —um ator, diretor e dramaturgo que atua em suas peças —, ou seja, mostrar e esconder, mesclar invenção e o real, a peça dentro de outra. Esse jogo ganha mais vida graças à interação entre palco e platéia.
A peça recebeu dois troféus no Prêmio Shell/SP, direção e ator para Fernando Eiras.


Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento