Peça: Intocáveis, foto 1

Intocáveis: grande sucesso no cinema ganha adaptação para o palco

De em março 26, 2015

Peça: Intocáveis, foto 1

Aílton Graça e Marcello Airoldi interpretam o cuidador Driss e o bilionário tetraplégico Philippe

Tendo como ponto de partida o livro autobiográfico do empresário Philippe Pozzo di Borgo, em que relata sua história, de ter ficado tetraplégico após um salto de parapente, a peça Intocáveis, que acaba de estrear no Teatro Renaissance, é baseada no filme dos diretores Olivier Nakache e Eric Toledano, que fez imenso sucesso tanto na França como no mundo — obteve a marca de filme com maior público fora de seu país.
No cinema os papéis centrais foram interpretados por François Cluzet, Omar Sy e nesta montagem — com adaptação de José Rubens Siqueira e direção de Iacov Hillel —, o empresário Philippe é vivido por Marcelo Airoldi e o cuidador Driss pelo carismático Aílton Graça. Completam o elenco Eliana Guttman, como a governanta Yvonne, Bruna Miglioranza na pele da secretária, Lívia La Gatto como filha de Philippe, além de Sidney Santiago e Ricardo Rippa.

Peça: Intocáveis, foto 2

Todo o elenco: Livia La Gatto, Ricardo Ripa, Bruna Miglioranza, Eliana Guttman, Sidney Santiago, Marcello e Ailton

O espetáculo tem início com a entrevista para contratar novo cuidador: na longa fila, vários profissionais capacitados e com especializações; o único sem nenhuma qualificação para o cargo e com o único interesse em permanecer vivendo do seguro desemprego é justamente Driss, que acabara de sair da prisão. Para sua surpresa, no dia seguinte à entrevista, o ex-presidiário é contratado, exatamente por tratar Philippe como uma pessoa normal, sem criar barreiras entre eles.
Se no início Driss estranha o tipo de tarefas a cumprir, que inclui desde alimentação, passeios até banho e limpeza íntima no paciente, sua adaptação é rápida, além de apreciar o salário e as instalações em que fica na mansão do bilionário. Já Philippe sentiu segurança no novo empregado desde o primeiro dia. A relação de amizade e cumplicidade criada entre eles é contagiante, tanto que em pouco tempo Driss ganha a confiança dos demais funcionários, a governanta, a secretária e até a filha do patrão.
Trazer para o palco um imenso e recente sucesso cinematográfico é um grande risco. As comparações são inevitáveis, mesmo se tratando de meios artísticos tão distintos. O adaptador esclarece:

 

“Transpor o filme Intocáveis para o palco não foi apenas traduzir o roteiro. Foi encontrar recursos teatrais para pôr em cena as situações físicas e sobretudo a delicadeza dos relacionamentos dos personagens. Meu foco foi criar uma peça que produza a mesma emoção do filme, mas com a comoção viva e pulsante do teatro”, explica José Rubens Siqueira.

Peça: Intocáveis, foto 3

Cena inicial com os candidatos à vaga de cuidador

Assisti ao espetáculo na semana de estreia e senti que o ritmo e o entrosamento entre o elenco ainda não estão ajustados (Aílton deve ter tido pouco tempo para ensaiar, já que estava nas gravações finais da telenovela Império, em que deu vida à travesti Xana Summer, num dos grandes momentos de sua carreira). Mas o carisma do ator paulistano e sua entrega à arte de interpretar superam qualquer descuido inicial.

Intocáveis, graças ao enredo envolvente, sem apelações melodramáticas, seguramente fará grande sucesso junto ao público, repetindo a carreira nas telonas. Destaque também para a sensível interpretação de Marcelo Airoldi e a atuação de Eliana Guttman, que mostra diversas facetas de sua personagem (da governanta rígida e autoritária para a amiga fiel de seus colegas).

Fotos:
 João Caldas

 


2 Comentários

nilceia pereira

março 26, 2015 @ 19:27

Resposta

Esse é o cara ?????

Maurício Mellone

março 27, 2015 @ 09:49

Resposta

Nilceia,
acho q vc se refere ao Aílton Graça,
que está arrasando como o cuidador Driss
na peça Intocáveis!
Obrigado pela visita
abrs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento