Exposição: Joan Miró- a força da matéria, foto 1

Joan Miró- a força da matéria: maior mostra do artista catalão no país

De em junho 17, 2015

Exposição: Joan Miró- a força da matéria, foto 1

Elaborada pela Fundação Joan Miró, de Barcelona na Espanha, Joan Miró- a força da matéria é a maior mostra do artista catalão no Brasil. Em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, a exposição faz um recorte de 50 anos na carreira de Miró e apresenta 112 obras, criadas de 1931 a 1981, sendo 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos, que são pontos de partida para esculturas.
A mostra ocupa três grandes salas do centro cultural paulistano, apresentando as diferentes fases do processo criativo de Miró, além de evidenciar sua linguagem libertária, a fluidez dos traços, com as formas mais simples e os materiais mais singelos, e os temas recorrentes de sua produção, como a mulher que representa a fertilidade, os astros que marcam o transcorrer do tempo e o ciclo da vida e por fim os pássaros, que para Miró, segundo Rosa Malet, diretora da Fundação Joan Miró, estão a meio caminho entre a essência terrena e a divina.Exposição: Joan Miró - a força da matéria, foto 2
Na primeira sala o visitante encontra pinturas produzidas entre 1930 e a década de 1940, cujos temas refletiam as guerras do período (Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial). Segundo a curadoria da mostra, Miró fez experimentos com materiais mais heterodoxos (lixas de papel, troncos e tábuas de madeiras, tecidos) e com os procedimentos mais inovadores. Desta forma o artista deseja ultrapassar as regras estabelecidas para alcançar as fontes mais puras da arte.
A segunda sala o destaque é para as esculturas, produzidas principalmente nos anos 1950 a 1960, em que Miró usa técnicas diversas e abusa da experimentação da matéria (usa panelas, troncos de madeira, ferro). Interessante também desta sala é a colocação dos três objetos, que são o ponto de partida para esculturas, ao lado do produto final, a escultura já finalizada. Há também neste espaço dois vídeos que ajudam a compreender o processo de criação de Miró: no primeiro o artista, com auxílio de ajudantes, está trabalhando, fazendo testes e elaborando sua obra; o segundo vídeo traz uma entrevista com o artista em que ele fala de sua produção, do seu processo criativo e como entende a obra de arte.

Exposição: Joan Miró - a força da matéria, foto 3

Na terceira e última sala estão as produções da década de 1970, em que o artista se dedicou às gravuras; Miró neste período utiliza práticas heterodoxas (queima, dilacera e perfura as telas), além de suportes inusitados, em que desafia os padrões da técnica, questionando assim o sentido final da arte.
Joan Miró- a força da matéria permanece em cartaz até o dia 16 de agosto e depois segue para Florianópolis, no MASC- Museu de Arte de Santa Catarina, de 02 setembro a 14 de novembro. Não perca!

 

Roteiro: Joan Miró- a força da matéria. Instituto Tomie Othake, Rua Coropés, 88, São Paulo, tel. 11 2245-1900. Horário: de terça a domingo, das 11h às 20h. Ingressos: R $ 10 e R $ 5; terça entrada franca. Temporada: até 16 de agosto.

 

 

Foto: © Successión Miró, Miró, Joan AUTVIS, Brasil, 2015

Uba
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: