Filme: La La Land cantando estações, foto 1

La La Land- Cantando Estações: pode ser o grande vencedor do Oscar/17

De em fevereiro 6, 2017

Filme: La La Land cantando estações, foto 1

Emma Stone e Ryan Gosling protagonizam o casal central do musical do diretor e roteirista Damien Chazelle

O filme que narra a história de encontros e desencontros entre um pianista de jazz e uma atriz iniciante na concorrida Los Angeles/ EUA durante as quatro estações do ano pode ser o grande vencedor na cerimônia de entrega do Oscar 2017, que acontece no próximo dia 26 de fevereiro.
Depois de ter conquistado sete prêmios no Globo de Ouro, o musical La La Land: Cantando Estações, do diretor e roteirista Damien Chazelle, recebeu 14 indicações ao Oscar, incluindo o de melhor filme, diretor, ator e atriz. Esta marca se iguala aos recordes de indicações de Titanic/1997 e A Malvada/1950.

Filme: La La Land cantando estações, foto 2

Cenas coreografadas enriquecem a produção

O filme começa com um gigantesco congestionamento num viaduto na cidade de Los Angeles/EUA e, do nada, os motoristas saem de seus carros e começam a cantar e a dançar. Da mesma forma que saíram dos automóveis, todos voltam, as buzinas recomeçam e Mia, vivida por Emma Stone, continua a estudar o texto de seu próximo teste como atriz; inconformado, Sebastian, interpretado por Ryan Gosling, dá ré em seu carro, passa por Mia e os dois se agridem.
A trama acompanha o cotidiano da garota, que trabalha numa lanchonete e participa de todos os testes de filmagens que consegue fazer! Invariavelmente é recusada, muitas das vezes sem nem receber um retorno dos diretores. Paralelamente à história dela, Sebastian acaba de chegar à cidade e também não é bem-sucedido em suas investidas: fã incondicional de jazz, ele só consegue emprego em restaurantes, que o obrigam a tocar tudo menos o que ele gosta. Num dos locais onde se apresenta, ele toca uma música que admira e é demitido sumariamente. A cena é observada por Mia, que acabara de chegar ao restaurante e gostou do que ouviu; mas ele está irritado, dá um encontrão na garota e nem se desculpa.
O próximo encontro é numa festa em que Sebastian se apresenta com um grupo e a plateia pede números musicais. Para se vingar, Mia pede uma música que o pianista detesta. Depois da apresentação, eles se encontram, mas as mágoas ainda sobressaem — parodiando Shakespeare com o clássico A Megera Domada, Mia e Sebastian mais parecem Catarina e Petruchio, que se odeiam, mas acabam se amando. Com Mia e Sebastian ocorre o mesmo: depois das rixas, o amor prevalece e ambos iniciam um grande romance. No entanto, as carreiras continuam a ter problemas. Parece que felicidade no amor não anda no mesmo compasso que o sucesso na carreira. Mia, incentivada pelo amado, resolve escrever uma peça com uma única personagem e, com muito esforço, estreia; mas o fracasso é retumbante. Por sua vez, Sebastian é contratado pela banda de Keith (John Legend) e faz imenso sucesso em turnê por todo o país. Entretanto, ele continua frustrado por não realizar seu sonho, o de criar um clube de jazz. Finalmente Mia consegue passar num teste e é contratada para se apresentar em Paris, capital francesa.

Filme: La La Land cantando estações, foto 3

Ryan e Emma são indicados ao Oscar/17

O roteiro perpassa as quatro estações do ano e a todo o momento mostra o encontro e o desencontro entre o casal, a realização dos sonhos e o sucesso em contraposição à vida amorosa de Mia e Sebastian. As cenas finais surpreendem os espectadores, com o jogo entre sonho e realidade. Confesso não ser um fã de musicais, mas o filme de Chazelle incita a reflexão sobre os desafios da vida, as escolhas e a luta para realizar sonhos, além de cenas encantadoras de dança e música. Os prêmios recebidos e os que virão são mais do que merecidos.

 

 

Fotos: divulgação 

Favo do Mellone
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: