Filme: Marina, foto 1

Marina: filme de Stijin Coninx conta história do cantor Rocco Granata

De em abril 22, 2014

Filme: Marina, foto 1

Matteo Simoni interpreta o cantor e compositor Rocco Granata

A canção Marina, do italiano Rocco Granata, fez muito sucesso no mundo todo no final dos anos 50 e início dos anos 60. Com este mote o diretor Stijin Coninx, numa coprodução belga italiana, rodou o longa Marina em que retrata a vida do cantor e compositor italiano, que se naturalizou belga.
Com roteiro de Rik D’Hiet baseado nas memórias de Granata, a trama tem início em 1948, com a Itália buscando se recuperar da segunda grande guerra. Salvatore Granata (Luigi Lo Cascio), visando melhorias para toda a família, parte para a Bélgica para trabalhar numa mina de carvão. Mesmo em dificuldade, pouco tempo depois manda buscar a família que ficou na Calábria, sul da Itália. Ao chegar, todos se decepcionam, pois Salvatore morava numa modesta e rudimentar vila de trabalhadores; Rocco, com dez anos (Cristiaan Campagna), precisa em pouco tempo aprender o novo (e difícil) idioma e saber lidar com o preconceito social — os italianos eram marginalizados na época pelos belgas.

Filme: Marina, foto 2

Simoni e Luigi Lo Cascio vivem Rocco e Salvatore Granata

A música passa a ser o refúgio do garoto, que não sossega enquanto o pai não recupera o acordeão que havia vendido meses antes. Já adolescente, Rocco, agora vivido por Matteo Simoni, tenta ganhar algum dinheiro tocando em bares, mas sempre às escondidas, pois o pai não admite que o filho frequente a boemia. Com a ajuda da irmã e a conivência da mãe, Rocco trabalha numa oficina de automóveis durante o dia e à noite pode viver de seu sonho, a música.
Paralelamente, o garoto nutre uma paixão impossível pela bela filha do comerciante (interpretada por Evelien Bosmans); mesmo sem nem saber seu nome, Rocco passa a compor pensando em sua musa. É assim que cria Marina, canção que ele gravou num compacto duplo (Manoela era a outra música do disco), que com muito esforço ele distribuía de mão em mão. Com o acidente do pai, que é afastado da mina de carvão, Rocco pensa em desistir da carreira para assumir as funções de Salvatore, mas a canção Marina estoura tanto na Bélgica como na Alemanha, o que o transforma em um cantor de sucesso mundial (chegou na época a se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York, graças ao êxito de sua música).

Filme: Marina, foto 3

Rocco e Helena, interpretada por Evelien Bosmans

 

Mais do que retratar a biografia de Rocco Granata, Marina é uma história de superação e amor incondicional à música. O grande destaque do filme é para a espontaneidade e vigor da interpretação de Matteo Simoni. Uma curiosidade: Rocco Granata faz uma pequena participação, como o proprietário de uma loja de instrumentos que vende o acordeão para o jovem talento. Acompanhe abaixo o clipe de Marina com o próprio Granata:

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: