Peça: Meu quintal é maior do que o mundo, foto 1

Meu quintal é maior do que o mundo: Manoel de Barros por Cássia Kis

De em fevereiro 12, 2019

Peça: Meu quintal é maior do que o mundo, foto 1

Com direção de Ulysses Cruz, Cássia Kis traz o universo de Manoel de Barros para os palcos

Com sessões extras e curtíssima temporada no Teatro do Sesi, a atriz Cássia Kis, dirigida por Ulysses Cruz, apresenta o solo Meu quintal é maior do que o mundo, sobre a obra e o universo do poeta mato-grossense Manoel de Barros.

Partindo do livro Memórias Inventadas, a atriz e o diretor montaram o espetáculo, que contém 18 textos (num misto de poesia e prosa) divididos em três blocos: o primeiro traz o cenário e o espaço mítico do poeta; já o segundo é sobre quem é a pessoa que descreve aqueles cenários e o último bloco indica o que inspira o poeta.

 

“A peça tem em sua estrutura uma abertura, onde o público entende quais são as fontes do poeta: a criança, o passarinho e o andarilho. O espetáculo revela um pouco do profundo humanismo de Manoel de Barros e da sua fina observação das coisas simples da vida, mas, afinal, não tão simples”, explica Ulysses Cruz.

 

Peça: Meu quintal é maior do que o mundo, foto 2

Atriz dá vida a um garoto, um adulto e um ancião

 

 

Cássia Kis, que conheceu a poesia de Manoel de Barros nos anos 1980 e chegou a se tornar amiga dele, há anos acalenta o sonho de levar aos palcos o universo poético do escritor. Isto só foi possível graças a sua parceria com o diretor, que encampou a ideia e assina a concepção geral da montagem (além da adaptação do texto com ela, é o responsável pelo cenário e figurino).

 

O espetáculo começa com a atriz na boca de cena explicando as fontes de inspiração do poeta, que são a criança, o passarinho e o andarilho. Em seguida ela pula (literalmente) para o tapete no centro do palco e com o livro aberto vai trazendo todo o universo poético do cerrado brasileiro tão bem descrito por Manoel de Barros. Como os textos são curtos e foram compilados para se criar um fio condutor — encenação dramatúrgica na definição de Cássia e Ulysses, a participação do músico Gilberto Rodrigues é fundamental: ao vivo ele executa a trilha sonora que costura toda a encenação. Desta forma, enquanto lê e interpreta os textos, a atriz é acompanhada pelo músico. A música também marca as mudanças de blocos, quando a atriz modifica o cenário e introduz adereços ao figurino básico. E a iluminação de Nicolas Caratori completa o fio narrativo da peça.

O espetáculo tem a dimensão desejada graças à atuação de Cássia Kis: com variações de voz, posturas e movimentos variados a atriz dá vida tanto a um garoto, como a um adulto e até a um ancião. Uma performance marcante na carreira de Cássia, que estava afastada dos palcos há dez anos. No entanto, depois desta curta temporada paulistana, o espetáculo deverá percorrer as principais capitais brasileiras. Não perca esta sensível e delicada montagem sobre o mundo poético de Manoel de Barros. Só até o dia 24 de fevereiro.

 

 

Peça: Meu quintal é maior do que o mundo, foto 3

Há 10 anos fora do palco, atriz volta com tudo

Roteiro:
Meu quintal é maior do que o mundo
. Texto: Manoel de Barros. Adaptação do texto: Cássia Kis e Ulysses Cruz. Concepção e direção geral: Ulysses Cruz. Elenco: Cássia Kis. Direção de produção: Gustavo Nunes. Cenário e figurinos: Ulysses Cruz. Direção e criação musical: Gilberto Rodrigues. Fotografia e design: Gal Oppido. Iluminação: Nicolas Caratori. Direção de movimento: Cynthia Garcia. Produção executiva: Mariana Chew. Produção geral: Turbilhão de Ideias Entretenimento. Realização: SESI.
Serviço:
Teatro do Sesi-SP (456 lugares), Av. Paulista, 1313, tel. 11 3146-7439. Horários: sexta e sábado às 20 h e domingos às 19 h; sessão extra 21/2 às 20h. Ingressos: gratuitos. Duração: 70 min. Classificação: livre. Temporada: até 24 de fevereiro.

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: