Filme: 3º Panorama do Cinema Suíço, foto 1

Mostra de cinema suíço reúne documentários, filmes de ficção e animação

De em junho 14, 2013

Filme: 3º Panorama do Cinema Suíço, foto 1

Catálogo do festival, que é uma realização do Consulado da Suíça e do SESC

A adorável história, com forte sabor de realismo fantástico, O Comandante e a Cegonha, de Slvio Soldini, deu início na noite de ontem, no CineSESC, ao 3º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo. A mostra, com a nova safra da produção cinematográfica suíça, é uma seleção de filmes exibidos em janeiro último no Festival Les Journées de Soleure. São produções de longa e curta metragem, que incluem ficção, documentários e filmes de animação.
De acordo com Célia Gambini, adida cultural do Consulado, foi árdua a tarefa de selecionar os filmes do festival suíço que estão sendo apresentados aqui:

“Em Soleure foram exibidos 200 filmes e trouxemos 22 para o Panorama. Da força dos documentários suíços, destacaria O Apicultor e Mais que Mel, ambos premiados no festival (crítica e público, respectivamente). Dos filmes de ficção, constatamos o empenho de jovens cineastas em encontrar uma linguagem própria. Destacaria Os Meninos Somos Nós, Avanti, Cianeto e o filme que abriu o evento, que tenho certeza que vai agradar e emocionar a plateia paulistana”, afirma Célia, que divide a curadora do evento com o CineSESC.

Filme: O Comandante e a Cegonha, foto 2

Filme de Silvio Soldini, O Comandante e a Cegonha, abriu o festival

 

Mesmo com a cidade vivendo uma noite de terror com os protestos contra o aumento das tarifas de transporte e os confrontos com a polícia — o que prejudicou a chegada das pessoas ao CineSESC — a poesia e o humor de Silvio Soldini deram um alívio à plateia do festival. A sensível história de O Comandante e a Cegonha, em que um pai viúvo luta por cuidar de um casal de adolescentes sob o olhar e comentários irônicos das estátuas da praça de Turim, enlevou os espectadores, que puderam se livrar das balbúrdias das ruas paulistanas!
Dos 22 filmes do Panorama, 13 são longa-metragens (7 de ficção e 6 documentários) e 9 curtas, sendo 6 de ficção e 3 de animação. O evento acontece até o dia 20 de junho e você poderá acompanhar toda a programação, com horários e sinopses dos filmes, no site do CineSESC.

Filme: Mais que Mel, foto 3

Mais que Mel: melhor documentário no festival da Suíça escolhido pelo público

 

Aproveite a chance de ter contato com esta nova produção cinematográfica, já que o circuito comercial pouco ou raramente exibe filmes suíços.

Fotos: divulgação

 

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Tório 2

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: