Filme: 3º Panorama do Cinema Suíço, foto 1

Mostra de cinema suíço reúne documentários, filmes de ficção e animação

De em junho 14, 2013

Filme: 3º Panorama do Cinema Suíço, foto 1

Catálogo do festival, que é uma realização do Consulado da Suíça e do SESC

A adorável história, com forte sabor de realismo fantástico, O Comandante e a Cegonha, de Slvio Soldini, deu início na noite de ontem, no CineSESC, ao 3º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo. A mostra, com a nova safra da produção cinematográfica suíça, é uma seleção de filmes exibidos em janeiro último no Festival Les Journées de Soleure. São produções de longa e curta metragem, que incluem ficção, documentários e filmes de animação.
De acordo com Célia Gambini, adida cultural do Consulado, foi árdua a tarefa de selecionar os filmes do festival suíço que estão sendo apresentados aqui:

“Em Soleure foram exibidos 200 filmes e trouxemos 22 para o Panorama. Da força dos documentários suíços, destacaria O Apicultor e Mais que Mel, ambos premiados no festival (crítica e público, respectivamente). Dos filmes de ficção, constatamos o empenho de jovens cineastas em encontrar uma linguagem própria. Destacaria Os Meninos Somos Nós, Avanti, Cianeto e o filme que abriu o evento, que tenho certeza que vai agradar e emocionar a plateia paulistana”, afirma Célia, que divide a curadora do evento com o CineSESC.

Filme: O Comandante e a Cegonha, foto 2

Filme de Silvio Soldini, O Comandante e a Cegonha, abriu o festival

 

Mesmo com a cidade vivendo uma noite de terror com os protestos contra o aumento das tarifas de transporte e os confrontos com a polícia — o que prejudicou a chegada das pessoas ao CineSESC — a poesia e o humor de Silvio Soldini deram um alívio à plateia do festival. A sensível história de O Comandante e a Cegonha, em que um pai viúvo luta por cuidar de um casal de adolescentes sob o olhar e comentários irônicos das estátuas da praça de Turim, enlevou os espectadores, que puderam se livrar das balbúrdias das ruas paulistanas!
Dos 22 filmes do Panorama, 13 são longa-metragens (7 de ficção e 6 documentários) e 9 curtas, sendo 6 de ficção e 3 de animação. O evento acontece até o dia 20 de junho e você poderá acompanhar toda a programação, com horários e sinopses dos filmes, no site do CineSESC.

Filme: Mais que Mel, foto 3

Mais que Mel: melhor documentário no festival da Suíça escolhido pelo público

 

Aproveite a chance de ter contato com esta nova produção cinematográfica, já que o circuito comercial pouco ou raramente exibe filmes suíços.

Fotos: divulgação

 

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: