RSS FACEBOOK TWITTER

Noturno: espetáculo de Dinah Perry une dança, teatro, música e poesia


Dança: Noturno, foto 1

Ana Carolina Barreto e Marina Mancini Lima dão vida à coreografia de Dinah Perry

Em cartaz somente até domingo, dia 10 de novembro, no Teatro Augusta, sala experimental , Noturno,  que Dinah Perry, responsável pela direção, concepção e coreografia, define como espetáculo coreográfico. Tendo em cena somente duas bailarinas atrizes — Ana Carolina Barreto e Marina Mancini Lima —, a performance une dança contemporânea e teatro e trata de questões que afetam o homem desde sempre: o amor, ou a falta dele, e a sua consequência, a solidão. Para tanto, Dinah sedimentou seu espetáculo em dois clássicos da cultura universal: a poesia de Fernando Pessoa e a música de Frederic Chopin.

“Num tempo em que atitudes pessoais e sociais ainda são rotuladas e preconceituosas, o espaço lírico de cada um fica sufocado. É isto que a dança busca potencializar dentro do universo de cada poema de Pessoa”, explica a diretora Dinah Perry.

Dança: Noturno, foto 2

Espetáculo une dança e teatro com poemas de Pessoa e música de Chopin

Ao descer as escadas para a sala  de espetáculos, o público já se depara com as duas atrizes/bailarinas devidamente posicionadas. Elas iniciam a coreografia, sempre com movimentos repetitivos, e só depois introduzem as falas, que são trechos de poemas do português Fernando Pessoa.

 

…“De tanto ser/
só tenho alma
.

A repetição da coreografia é enfatizada com a chegada da palavra: cada atriz fala o poema da sua maneira, com um tom e eloquência próprios, o que abre o leque de interpretação para a mesma poesia e os mesmos movimentos coreográficos.

 

          …“Sou vil, sou reles, como toda a gente/
Não tenho ideais, mas não os tem ninguém./
Quem diz que os tem é como eu, mas mente./
Quem diz que busca é porque não os tem
.”

 

 

Dança: Noturno, foto 3

Ana e Marina em jogos cênicos de muita emoção

 

 

 
Espetáculo sensível e vigoroso, com forte interação das atrizes bailarinas. Dinah Perry nem bem encerra a temporada de Noturno e já anuncia nova produção, Divas, que deve estrear no próximo dia 15, em curta temporada, só um mês, no próprio Teatro Augusta. Confira!

 Fotos: Arnaldo J.G. Torres

, , , , ,

Maurício Mellone

Como jornalista — tendo atuado em rádio, TV, jornal, revistas e assessoria de imprensa —, a palavra sempre foi minha matéria prima. No entanto, desde 2000 venho cultivando o plano B, ou seja, mantenho no meu velho PC um arquivo com meus escritos, que na verdade já era um pré-blog. Lá, deixo fluir a imaginação para que a linguagem inclusive ganhe novos contornos.


Ver todos os posts de Maurício Mellone »

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta