Exposição: #ocupasacy, foto 1

#Ocupasacy: mostra sobre o mais icônico personagem do folclore, o Sacy

De em abril 13, 2018

Exposição: #ocupasacy, foto 1

A mostra vai transformar as instalações do SESC Interlagos no mundo do Sacy

Uma diversão para crianças de todas as idades: a exposição #ocupasacy vai transformar as instalações do SESC Interlagos, até setembro, no mundo daquele que é considerado o mais icônico personagem do folclore brasileiro e mundial, o Sacy.
Com curadoria de Rudá K. Andrade e cenografia de Jefferson Duarte, a exposição traz fatos e curiosidades sobre os diversos tipos de sacys. Desde a entrada, o visitante é convidado a conhecer o grande reflorestamento de sacys, a conhecer as plantas e bichos amigos do sacy, a relembrar memórias da infância, e, ainda, a mediar suas peraltices.

Exposição: #ocupasacy, foto 2

Um dos Sacys do livro Fabuloso Inventário

A exposição vem sendo pensada e desenvolvida há dois anos e vai apresentar o Fabuloso Inventário, com 77 espécies de sacys de diferentes gêneros, permitindo que o público complete as histórias e dê sua interpretação a cada uma delas.

Há nas instalações do SESC Interlagos espaços cênicos que recriam ambientes do personagem, como Nascedouro do Sacy; Sala de Exposição com lustre de cachimbos e pitos, a Galeria de Arte do Sacy, que traz diferentes representações artísticas, com obras de Brecheret, Geraldo Tartaruga, Luiz Telles e Tarsila do Amaral, o Laboratório Sacyentífico, a Sacyoteca, uma biblioteca para estudos e descobertas, a Cozinha do Sacy e o Telheiro e Quintal do Sacy, lugar mágico e apropriado para traquinagens.

 

 

“Com sua astúcia, os sacys desordenam as hierarquias, organizam resistências e fomentam a imaginação e a poesia. Por meio de sátiras e troças, eles aprontam com a onça, com o dono da fazenda e com o capataz que queima a mata. Neste sentido, o sacy surge também como resposta a quem marginaliza, destrói e fere direitos, liberdades e vidas”, conclui o curador Ruda Andrade.

 

A mostra conta com uma monitoria educativa para atender grupos de alunos ao longo da exposição: basta ligar para o telefone 11 5662-9532 e marcar a visita de sua escola.

Exposição: #ocupasacy, foto 3

Mais um Sacy relatado no Fabuloso Inventário

 

Roteiro:
#OCUPASACY – mostra sobre o Sacy, personagem do folclore. Curadoria: Rudá K. Andrade. Cenografia: Jeff Duarte. SESC Interlagos, Av. Manuel Alves Soares, 1100. Horários: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10 h às 17 h. Ingressos: gratuitos. Agendamento para escolas: tel. 11 5662-9532, de quarta a sábado, das 9h às 17 h. Temporada: até 02 de setembro.

 

 

 

 

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão




Deixe uma sugestão

Indique um evento




Indique um evento