Exposição: #ocupasacy, foto 1

#Ocupasacy: mostra sobre o mais icônico personagem do folclore, o Sacy

De em abril 13, 2018

Exposição: #ocupasacy, foto 1

A mostra vai transformar as instalações do SESC Interlagos no mundo do Sacy

Uma diversão para crianças de todas as idades: a exposição #ocupasacy vai transformar as instalações do SESC Interlagos, até setembro, no mundo daquele que é considerado o mais icônico personagem do folclore brasileiro e mundial, o Sacy.
Com curadoria de Rudá K. Andrade e cenografia de Jefferson Duarte, a exposição traz fatos e curiosidades sobre os diversos tipos de sacys. Desde a entrada, o visitante é convidado a conhecer o grande reflorestamento de sacys, a conhecer as plantas e bichos amigos do sacy, a relembrar memórias da infância, e, ainda, a mediar suas peraltices.

Exposição: #ocupasacy, foto 2

Um dos Sacys do livro Fabuloso Inventário

A exposição vem sendo pensada e desenvolvida há dois anos e vai apresentar o Fabuloso Inventário, com 77 espécies de sacys de diferentes gêneros, permitindo que o público complete as histórias e dê sua interpretação a cada uma delas.

Há nas instalações do SESC Interlagos espaços cênicos que recriam ambientes do personagem, como Nascedouro do Sacy; Sala de Exposição com lustre de cachimbos e pitos, a Galeria de Arte do Sacy, que traz diferentes representações artísticas, com obras de Brecheret, Geraldo Tartaruga, Luiz Telles e Tarsila do Amaral, o Laboratório Sacyentífico, a Sacyoteca, uma biblioteca para estudos e descobertas, a Cozinha do Sacy e o Telheiro e Quintal do Sacy, lugar mágico e apropriado para traquinagens.

 

 

“Com sua astúcia, os sacys desordenam as hierarquias, organizam resistências e fomentam a imaginação e a poesia. Por meio de sátiras e troças, eles aprontam com a onça, com o dono da fazenda e com o capataz que queima a mata. Neste sentido, o sacy surge também como resposta a quem marginaliza, destrói e fere direitos, liberdades e vidas”, conclui o curador Ruda Andrade.

 

A mostra conta com uma monitoria educativa para atender grupos de alunos ao longo da exposição: basta ligar para o telefone 11 5662-9532 e marcar a visita de sua escola.

Exposição: #ocupasacy, foto 3

Mais um Sacy relatado no Fabuloso Inventário

 

Roteiro:
#OCUPASACY – mostra sobre o Sacy, personagem do folclore. Curadoria: Rudá K. Andrade. Cenografia: Jeff Duarte. SESC Interlagos, Av. Manuel Alves Soares, 1100. Horários: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10 h às 17 h. Ingressos: gratuitos. Agendamento para escolas: tel. 11 5662-9532, de quarta a sábado, das 9h às 17 h. Temporada: até 02 de setembro.

 

 

 

 

Fotos: divulgação

26º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
26º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: