RSS FACEBOOK TWITTER

Panorama SESI de Dança 2012 com espetáculos gratuitos até o dia 16


Panorama SESI de Dança 2012, Caprichosa voz que vem do pensamento

Caprichosa voz que vem do pensamento, coreografia de Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho

Serão 10 dias do que há de mais pulsante na dança contemporânea. Esta a proposta do Panorama SESI de Dança/2012, que acontece no Teatro do SESI, Sala Ruth Cardoso, de 5 a 16 de dezembro, sempre de quarta a domingo, com ingressos gratuitos. De acordo com a curadora, a jornalista e crítica Ana Francisca Ponzio, são grupos do Brasil e de diversos países que apresentam criações que refletem a confluência cultural do mundo globalizado dos dias atuais. As coreografias revelam uma diversidade de tendências, desde a dança urbana mesclada com hip hop do grupo Käfig Brasil, que já se apresentou por vários países e faz sua estreia agora por aqui, até a Cia alemã Toula Limnaios com a coreografia Wut (raiva), uma peça sobre choque e protesto, e as coreografias brasileiras Caprichosa voz que vem do pensamento (de Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho) e Sobre todas as coisas, da Cia Gira Dança, de Natal/RN, um trabalho do mineiro Mário Nascimento.

Panorama SESI de Dança 2012, Agwa do grupo Käfig Brasil

Grupo Käfig Brasil trouxe para o evento a coreografia Agwa e Correria

Ontem tive a grata satisfação de participar da abertura do evento, que trouxe o grupo carioca Käfig Brasil, dirigida pelo francês Mourad Merzouki, em que 11 eletrizantes bailarinos — moradores de comunidades cariocas — apresentaram duas coreografias. Em Correria o espectador chega a perder o fôlego graças a uma corrida trepidante, frenética dos lindos e ágeis bailarinos, que com seus movimentos impulsionam o ritmo da vida. Já em Agwa, o trabalho é inspirado no componente vital para a vida (a água), um recurso natural precioso e que deve ser preservado e economizado.
Em Caprichosa voz que vem do pensamento, Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho criaram um espetáculo que reúne dança, literatura, teatro, circo, rádio-teatro, mágica, pintura: todas estas expressões exercem o desejo de ser música.
Da Alemanha chega Wut, da companhia da coreógrafa e performer Toula Limnaios, que acabou de estrear em Berlim: é uma peça sobre a raiva e que nos joga num universo de contradições e desassossego. Com uma proposta diametralmente oposta, o público poderá conferir Lunaris, da paulista Emile Sugai, peça inspirada na poesia zen-budista de Matsuó-Bachô, que cria uma interface de comunicação artística entre a linguagem do corpo e a imagem da lua, com seus mitos, suas fases e sombras.
De São Paulo também a coreografia Obrigado por vir, concepção de Key Sawao e Ricardo Iazzetta, traz cinco pessoas num lugar qualquer questionando qual agradecimento seria justo hoje, qual reflexão cabe em suas bocas e qual agradecimento vibra em seus corpos.
A coreografia Identificazione di una donna, do brasileiro Claudio Bernardo que vive hoje na Bélgica, é inspirada na busca de uma mulher que finalmente se torna a dança em si mesma. Outra atração do Panorama é Avà, o homem que caminha, da coreógrafa suíça Joëlle Bouvier, com a Cia paulista Sociedade Masculina; o trabalho é inspirado nas fotos de Sebastião Salgado do garimpo de Serra Pelada e em poemas de Fernando Pessoa.
Os cariocas Renato Vieira e Bruno Cezario trazem Boca do Lobo cujo tema é o risco, a condição de estar em perigo, de realizar experiências sem controle, aventurar-se ao embalo da embriaguez de cada época.

Panorama SESI de Dança 2012: Sapatos Brancos do Núcleo Luis Ferron

Núcleo Luis Ferron apresenta Sapatos Brancos e Baderna

Na coreografia do paulista Luis Ferron, Sapatos Brancos, estão em cena as tradições do carnaval paulistano:  as escolas de samba da cidade e a magia do ritual da dança do mestre sala e da porta-bandeira. Ferron traz ainda para o Panorama Baderna, inspirada em rituais afro-brasileiros, folguedos e encontros regidos pela presença marcante dos tambores e suas derivações. Este trabalho será apresentado na rampa do edifício da Fiesp.

Panorama SESI de Dança 2012: Sobre Todas-Coisas da Cia Gira Dança

Sobre Todas Coisas, da Cia Gira Dança, criação de Mário Nascimento

Para encerrar o Panorama SESI de Dança/2012 , a Cia Gira Dança da cidade de Natal/RN apresenta a coreografia Sobre todas as coisas, dirigida pelo mineiro Mário Nascimento. Formado por bailarinos com deficiências físicas, o espetáculo discute questões sobre a condição humana e suas fragilidades, sem dispensar o bom humor.
Final de ano é sempre movimentado, com inúmeras atividades, mas não deixe de participar deste evento que procura fazer um balanço da dança contemporânea, com trabalhos diversificados e de grande qualidade.

Fotos: divulgação

Panorama SESI de Dança:Agwa do grupo Käfig Brasil

Os eletrizantes bailarinos do grupo carioca Käfig Brasil

Roteiro:
Panorama SESI de Dança/2012
Dias 5 e 6/12 (quarta e quinta-feira) - Käfig Brasil, espetáculo Correria Agwa (França-Brasil)
Dia 7/12 (quinta-feira) - Maria Alice Poppe e Tato Taborda, espetáculo Caprichosa voz que vem do pensamento (Rio de Janeiro)
Dias 8 e 9/12 (sábado e domingo) - Cie. Toula Limnaios, espetáculo Wut (Alemanha)
Dia 12/12 (quarta-feira) - Emilie Sugai, espetáculos Lunaris Key & Zetta e Obrigado por vir (São Paulo)
Dia 13/12 (quinta-feira) - Claudio Bernardo, Cia. As Palavras, espetáculo Identificazione di uma donna (Bélgica) e Cia. Sociedade Masculina, espetáculo Avà, o homem que caminha
Dia 14/12 (sexta-feira) – Renato Vieira Companhia de Dança, espetáculo Boca do Lobo (Rio de Janeiro)
Dia 15/12 (sábado) – Núcleo Luis Ferron, espetáculo Sapatos Brancos (São Paulo)
Dia 16/12 (domingo) - Companhia Gira Dança, espetáculo Sobre todas as coisas (Natal, RN); Núcleo Luis Ferron, espetáculo Baderna (São Paulo)  Serviço:
Teatro do SESI (456 lugares), Av. Paulista, 1313, Metrô Trianon-Masp.  Horários: de 05 a 16 de dezembro, de quarta a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30. Ingresso: entrada franca, limite de dois ingressos por pessoa. A distribuição dos ingressos tem inicio a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento (de quarta-feira a sábado, das 12h às 20h30; e domingo, das 12h às 19h).

, , ,

Maurício Mellone

Como jornalista — tendo atuado em rádio, TV, jornal, revistas e assessoria de imprensa —, a palavra sempre foi minha matéria prima. No entanto, desde 2000 venho cultivando o plano B, ou seja, mantenho no meu velho PC um arquivo com meus escritos, que na verdade já era um pré-blog. Lá, deixo fluir a imaginação para que a linguagem inclusive ganhe novos contornos.


Ver todos os posts de Maurício Mellone »

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta