Filme: Pitanga, foto 1

Pitanga: documentário revê vida pessoal e artística de Antonio Pitanga

De em abril 11, 2017

Filme: Pitanga, foto 1

Antonio Luiz Sampaio, ou Antonio Pitanga, quebrou tabus e é considerado o 1º ator negro a ser protagonista no cinema

Mais do que uma homenagem a um ator, o documentário Pitanga é um tributo a um artista negro que abriu caminhos e quebrou tabus graças a seu talento e seu vigor cênico.  O baiano Antonio Luiz Sampaio, que depois de ter interpretado o personagem Pitanga no filme Bahia de Todos Os Santos/1960, de José Hipólito Trigueirinho, incorporou a alcunha a seu nome artístico e hoje é conhecido e reconhecido internacionalmente como o ator Antonio Pitanga. É considerado o primeiro ator negro a ser protagonista no cinema.
Com direção de Beto Brant e de Camila Pitanga, atriz e primogênita do artista, o documentário foge dos moldes tradicionais do gênero. O filme é conduzido pelo ator, que visita os locais por onde viveu — desde seu início em Salvador/BA, até o local escolhido para viver, o Rio — além de ir ao encontro dos amigos e pessoas que contribuíram para a sua carreira. Enquanto Pitanga e os convidados falam, cenas dos filmes de que participou são exibidas e elucidam tudo o que é dito. Assim participam do filme diretores de cinema, como Cacá Diegues, Walter Lima Jr, Hugo Carvana, e os amigos Maria Bethania, Ítala Nandi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Léa Garcia, Maria Creusa, Zé Celso Martinez Correa, Zezé Motta, Tonico Pereira, Elisa Lucinda, Tamara Taxman, Paulinho da Viola, Chico Buarque e os filhos Camila e Rocco (com suas filhas).

Filme: Pitanga, foto 2

O ator com Maria Bethania

Sempre muito elegante, com um largo sorriso no rosto e muito falante, Pitanga conta sobre os principais momentos de sua carreira e de sua vida, troca confidências com os convidados e fala sobre sua eterna luta pelas questões da negritude e da inclusão social. Camila faz questão de enfatizar que o pai sempre lutou, mas na paz, como um “capoeirista intelectual”. Nos encontros com os amigos/convidados (o ator sempre vai ao encontro deles), o clima é de alegria e de muito bom humor (com as antigas namoradas, a cumplicidade entre eles fica evidente).

Filme: Pitanga, foto 3

Com o diretor Zé Celso Martinez Correa

As imagens dos filmes também recebem destaque e o público tem a chance de conferir o grande talento de Pitanga e sua desenvoltura diante da câmera, com cenas de Bahia de Todos os Santos/1960, O Pagador de Promessas/1962, Barravento/1962, Ganga Zumba/1963, Menino de Engenho/1965, Quando o Carnaval Chegar/1972, Joana Francesa/1973, A Idade da Terra/1980, O Homem do Pau-Brasil/1982. O ator já atuou em mais de 60 filmes!

Filme: Pitanga, foto 4

Ao lado do filho Rocco e das netas

As cenas do ator com a família também emocionam: com Camila ele se lembra da infância dela (Pitanga ficou com a guarda dos filhos) e juntos dizem da importância da relação deles; com Rocco e as netas na praia, o ator conta de sua infância e as meninas ficam encantadas como avô. E com Benedita Silva, sua atual mulher, o encontro é descontraído, numa feijoada promovida por ela, em que o carinho e o amor do casal sobressaem.
Filme que faz um retrato de um dos grandes atores brasileiros, tudo com leveza, bom humor e emoção.

Fotos: divulgação

 

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Uba

2 Comentários

Imad

abril 27, 2017 @ 17:54

Resposta

Assisti na semana passada, Mau, e fiquei impressionado com o carisma do Pitanga e a quantidade de importantes artistas com quem ele se reuniu para a elaboração do documentário. Confesso que pouco sabia sobre o Antonio.

Maurício Mellone

abril 28, 2017 @ 10:09

Resposta

Imad,
realmente o Pitanga é carismático, bom de prosa e muito simpático.
Além de talentoso e com um currículo rico (grandes e importantes produções
de que participou).
Bom q vc pode conhecer mais sobre a vida e a carreira deste grande ator brasileiro.
Muito obrigado por sua constante presença aqui no Favo
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: