Filme: Romance Policial, foto 1

Romance Policial: filme traz Daniel de Oliveira na pele de um escritor

De em junho 9, 2015

Filme: Romance Policial, foto 1

Daniel de Oliveira vive o escritor Antônio, que vai ao deserto de Atacama para se inspirar a escrever

Com uma fotografia deslumbrante do deserto do Atacama, no Chile, Romance Policial cativa e ao mesmo tempo prende a atenção do espectador por sua trama recheada de suspense e mistério. Jorge Durán, cineasta chileno e radicado no Brasil há décadas, assina o roteiro do filme, que é rodado quase na sua totalidade no povoado de San Pedro de Atacama — pela primeira vez desde que deixou o Chile por causa da ditadura Pinochet o diretor volta a filmar em sua terra natal.
O filme é centrado na trajetória de Antônio, interpretado por Daniel de Oliveira, um funcionário público e escritor nas horas vagas, que resolve ir ao deserto de Atacama em busca de inspiração para sua próxima obra literária (uma revista acabara de publicar um de seus contos). Encantado com o lugarejo, que é cercado por vulcões, Antônio vê um vulto sair correndo pelo deserto e vai saber do que se trata e encontra um homem morto (o mesmo que há dias havia lhe dado carona). Assustado, não denuncia o que viu e logo é acusado pelo assassinato. Ele não descansa até descobrir os mistérios que estão por trás daquele crime e, ao mesmo tempo, escreve sua principal obra literária.

Filme: Romance Policial, foto 2

A atriz chilena Daniela Ramirez contracena com Daniel no deserto do Atacama

Como prólogo, a cena inicial do filme é com Antônio em pleno deserto refletindo sobre  como as “aventuras têm um começo, mas o final nunca se sabe”. A aventura dele começa ainda no Rio de Janeiro: trabalhando numa repartição pública, recebe a visita de um escritor (participação de Rogério Fróes), que lhe dá o exemplar da revista que traz o seu conto; o senhor diz que a sina de todo escritor é escrever. Antônio, então, resolve viajar para o Chile em busca de inspiração. Deslumbrado com as belas paisagens do Atacama, ele começa a escrever, sem saber que seria personagem da própria história: acusado do crime pelo delegado Martinez (Alvaro Rudolphy), o escritor é proibido de voltar ao Brasil. Sem provas que o incrimine, Antônio permanece na cidade, se envolve com Florencia, vivida por Daniela Ramirez, e inicia por conta própria a investigação do assassinato, que na verdade passa a ser o enredo de seu romance policial.

Filme: Romance Policial, foto 3

Diretor e roteirista Jorge Durán volta a filmar no Chile, sua terra natal

Autor dos roteiros dos filmes de Hector Babenco (Pixote – a lei do mais fraco e O beijo da mulher aranha), além do roteiro de seu próprio filme Proibido proibir, de 2006, Durán com Romance Policial dá ênfase ao suspense, gênero pouco comum nos filmes brasileiros. Outro destaque curioso da trama é como Antônio assume dupla função: além de personagem central do filme, é o narrador de seu próprio livro. Além de contar com boas atuações dos atores chilenos Daniela Ramirez e Alvaro Rudolphy, o filme se sustenta graças ao desempenho de Daniel de Oliveira — o ator ficou três meses em Buenos Aires para aperfeiçoar seu castelhano —, que imprime verdade e emoção ao seu denso e multifacetado Antônio.

 

 
Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento