Peça: Romeu & Julieta 80!, foto 1

Romeu & Julieta 80!: atores veteranos revivem os eternos enamorados

De em maio 6, 2019

Peça: Romeu & Julieta 80!, foto 1

Miriam Mehler e Renato Borghi interpretam Julieta e Romeu do clássico de Shakespeare

 

 

Nada mais enriquecedor do que assistir a uma releitura da mais emblemática história de amor do teatro universal, Romeu & Julieta de Willliam Shakespeare. E com um elemento inovador: os eternos enamorados são vividos pelos veteranos atores Renato Borghi e Miriam Mehler. Depois de encenado no ano passado, o espetáculo Romeu & Julieta 80! está de volta, desta vez no Teatro João Caetano para uma temporada popular e de curta duração.

Com adaptação e direção de Marcelo Lazzaratto, a trama que narra o proibido romance entre os jovens de famílias rivais, de um lado os Montecchios e de outro os Capuletos, conta com a participação de Carolina Fabri e Elcio Nogueira Seixas, que interpretam os demais personagens, como a ama, Frei Lourenço, Teobaldo, Mercucio e os pais dos adolescentes.

 

Peça: Romeu & Julieta 80!, foto 2

Renato e Miriam dividem o palco com Elcio Nogueira Seixas e Carolina Fabri

Renato Borghi e Miriam Mehler iniciaram a carreira nos anos 1950, trabalharam juntos em diversos espetáculos e este projeto marca as comemorações dos 60 anos de carreira de ambos.

O espectador pode, a princípio, estranhar que atores com mais de 80 anos interpretem adolescentes. No entanto, na primeira fala de ambos não há quem duvide que esteja diante dos jovens Romeu e Julieta: os dois atores iniciam a peça com um prólogo que resume a trama de Shakespeare. Romeu já se mostra um inveterado romântico, mesmo antes de conhecer aquela que arrebatará seu coração. E Julieta está entusiasmada com o baile que sua família irá promover. É justamente nesta festa que eles se conhecem, logo se apaixonam e ficam desesperados ao saber a origem de suas famílias. Para evitar mais atritos, eles resolvem se casar sem o consentimento dos pais, mas para isso contam com a ajuda e cumplicidade da ama e de Frei Lourenço.

Na montagem de Lazzaratto, Renato e Miriam permanecem em cena o tempo todo (sentados numa grande mesa): além das cenas do jovem casal, eles observam atentos ao desenrolar da trama, conduzida pelo outros personagens vividos por Carolina e Elcio. A iluminação, também assinada pelo diretor, é um elemento crucial para as mudanças de cenas e principalmente para marcar o tom romântico, épico e trágico da obra de Shakespeare. O público é surpreendido com o final proposto pela direção.
Assisti ao espetáculo num dia muito triste para o teatro brasileiro, que perdia o mestre diretor Antunes Filho. Entretanto conferir a performance comovente de Renato e Miriam foi como um bálsamo para a alma. A atuação de Carolina e Elcio — que vivem vários personagens — torna a montagem ainda mais dinâmica e envolvente. Não perca, só mais dois finais de semana.

 

 

 

 

Peça: Romeu &-Julieta-80!, foto 3

Encantadoras atuações de Miriam e Renato

Roteiro:
Romeu & Julieta 80!
. Texto: William Shakespeare. Direção, adaptação e iluminação: Marcelo Lazzaratto. Elenco: Renato Borghi, Miriam Mehler, Elcio Nogueira Seixas e Carolina Fabri. Direção de arte: Simone Mina. Trilha sonora: Daniel Maia.  Fotografia: Roberto Setton. Produção: Anayan Moretto.
Serviço:
Teatro João Caetano (438 lugares), Rua Borges Lagoa, 650, tels. 11 5573-3774/ 5549-1744. Horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h. Ingressos: R$ 30 e R$15. Duração: 1h30. Classificação etária: 12 anos. Temporada: até 19 de maio.

 

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Tório 2

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: