Filme: Se Deus vier que venha armado, foto 1

Se Deus Vier que Venha Armado: filme retrata violência urbana em Sampa

De em novembro 9, 2015

Filme: Se Deus vier que venha armado, foto 1

Vinícius de Oliveira vive Damião, um presidiário que sai da cadeia por 72 h e precisa cumprir uma missão

Depois de percorrer o país participando de festivais e conquistar prêmios, estreia nesta semana o primeiro longa-metragem do diretor paulistano Luis Dantas, Se Deus Vier que Venha Armado. Tendo como protagonista o ator Vinícius de Oliveira — que estrelou Central do Brasil ao lado de Fernanda Montenegro —, a trama se passa em 2012 em meio a ataques da facção criminosa PCC em São Paulo.
Tudo começa com Damião (Vinícius) deixando a cadeia em razão do indulto pelo dia das mães: ele deve voltar em 72 horas. Logo ao sair ele vai visitar o irmão Josué (Clayton Mariano), um mecânico que é evangélico e está prestes a se casar. Na sequência o rapaz sai pelo bairro onde sempre morou e encontra o amigo de infância Palito (Ariclenes Barroso), que o apresenta ao seu grupo de hip hop, coordenado por Cleo (Sara Antunes). Eles passam o dia juntos e aos poucos o espectador percebe que um triângulo amoroso está se formando.

Filme: Se Deus vier que venha armado, foto 2

Ariclenes Barroso e Vinícius interpretam 2 amigos de infância

Paralelamente à trajetória de Damião, o roteiro (assinado pelo diretor em parceria com Beatriz Carolina Gonçalves) mostra a vida de Jefferson (Leonardo Santiago), um soldado que acaba de entrar para a corporação policial e nas horas vagas é membro de um grupo de pagode; Jefferson é escalado para a patrulha do sargento Mauro (Giulio Lopes) pela periferia. Eles são alvejados e o sargento promete vingança.
Ao mesmo tempo, Damião precisa cumprir a missão que a organização criminosa lhe confiou; ele então convence Cleo e Palito a viajarem ao litoral, com o carro dela, embalados por rap, drogas e bebidas. A trama se desenvolve com as histórias acontecendo paralelamente: de um lado Damião age no litoral e de outro os policiais apertam o cerco contra os criminosos. A interseção destas trajetórias culmina com o desfecho do filme.

Filme: Se Deus vier que venha armado, foto 3

Mesmo com deficiência, Palito (Ariclenes) consegue dançar

Com um enredo de impacto e ação, Se Deus Vier que Venha Armado prende a atenção do espectador, principalmente nas cenas finais. Destaque para a atuação de Vinícius de Oliveira (o garoto de Central cresceu e se tornou um bom ator). O que também chama a atenção no filme é a participação de músicos do movimento hip hop como Sandrão RZO, Hugo Brek e Fernando Macário — a cena em que Palito consegue executar a coreografia ao som de Oitavo Anjo, de Dexter (509-E) é comovente, tanto que o ator Ariclenes Barroso foi reconhecido e premiado. Confira!

 
Fotos: divulgação 

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: