Filme: Se Deus vier que venha armado, foto 1

Se Deus Vier que Venha Armado: filme retrata violência urbana em Sampa

De em novembro 9, 2015

Filme: Se Deus vier que venha armado, foto 1

Vinícius de Oliveira vive Damião, um presidiário que sai da cadeia por 72 h e precisa cumprir uma missão

Depois de percorrer o país participando de festivais e conquistar prêmios, estreia nesta semana o primeiro longa-metragem do diretor paulistano Luis Dantas, Se Deus Vier que Venha Armado. Tendo como protagonista o ator Vinícius de Oliveira — que estrelou Central do Brasil ao lado de Fernanda Montenegro —, a trama se passa em 2012 em meio a ataques da facção criminosa PCC em São Paulo.
Tudo começa com Damião (Vinícius) deixando a cadeia em razão do indulto pelo dia das mães: ele deve voltar em 72 horas. Logo ao sair ele vai visitar o irmão Josué (Clayton Mariano), um mecânico que é evangélico e está prestes a se casar. Na sequência o rapaz sai pelo bairro onde sempre morou e encontra o amigo de infância Palito (Ariclenes Barroso), que o apresenta ao seu grupo de hip hop, coordenado por Cleo (Sara Antunes). Eles passam o dia juntos e aos poucos o espectador percebe que um triângulo amoroso está se formando.

Filme: Se Deus vier que venha armado, foto 2

Ariclenes Barroso e Vinícius interpretam 2 amigos de infância

Paralelamente à trajetória de Damião, o roteiro (assinado pelo diretor em parceria com Beatriz Carolina Gonçalves) mostra a vida de Jefferson (Leonardo Santiago), um soldado que acaba de entrar para a corporação policial e nas horas vagas é membro de um grupo de pagode; Jefferson é escalado para a patrulha do sargento Mauro (Giulio Lopes) pela periferia. Eles são alvejados e o sargento promete vingança.
Ao mesmo tempo, Damião precisa cumprir a missão que a organização criminosa lhe confiou; ele então convence Cleo e Palito a viajarem ao litoral, com o carro dela, embalados por rap, drogas e bebidas. A trama se desenvolve com as histórias acontecendo paralelamente: de um lado Damião age no litoral e de outro os policiais apertam o cerco contra os criminosos. A interseção destas trajetórias culmina com o desfecho do filme.

Filme: Se Deus vier que venha armado, foto 3

Mesmo com deficiência, Palito (Ariclenes) consegue dançar

Com um enredo de impacto e ação, Se Deus Vier que Venha Armado prende a atenção do espectador, principalmente nas cenas finais. Destaque para a atuação de Vinícius de Oliveira (o garoto de Central cresceu e se tornou um bom ator). O que também chama a atenção no filme é a participação de músicos do movimento hip hop como Sandrão RZO, Hugo Brek e Fernando Macário — a cena em que Palito consegue executar a coreografia ao som de Oitavo Anjo, de Dexter (509-E) é comovente, tanto que o ator Ariclenes Barroso foi reconhecido e premiado. Confira!

 
Fotos: divulgação 

https://www.mixbrasil.org.br/
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
https://www.mixbrasil.org.br/

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: