RSS FACEBOOK TWITTER

Sonho de uma noite de verão: comédia marca 2ª peça da Cia ShakeCena


Peça: Sonho de uma noite de verão, foto 1

Wellington Coelho, Mônnica Rosa, Raquel Higa e Caio Gorzoni interpretam os jovens casais da comédia de Shakespeare

Depois da estreia da Cia ShakeCena com ‘15 Cenas de Romeu e Julieta’— encenada no ano passado —,  o grupo, dirigido pela atriz Eliete Cigaarini,  está de volta, agora com a comédia Sonho de uma noite de verão, em cartaz no Teatro Irene Ravache, da Oficina de Atores Nilton Travesso, até final de abril. Das comédias escritas por William Shakespeare, ‘Sonho’ é uma das mais encenadas em todo o mundo. Como o projeto da ShakeCena é montar toda a obra do bardo, a diretora acredita que este é o momento exato para esta comédia:

“A escolha de ‘Sonho’ em 2017 deve-se ao fato de que não teria sentido encenar este texto senão após a tão amada história de Romeu e Julieta, já que a montagem e o estudo de Romeu e Julieta ainda encontram-se na memória dos atores e do público que a assistiu ao espetáculo no ano passado”,  diz Eliete Cigaarini”.

Peça: Sonho de uma noite de verão, foto 2

Wellington e Raquel pertencem à Cia ShakeCena dirigida por Eliete Cigaarini

Com tradução e adaptação assinadas por Fernando Nuno, a trama começa com o anúncio do casamento do Duque Teseu com Hipólita. A cerimônia é interrompida para que Teseu possa arbitrar uma disputa amorosa: Hérmia ama Lisandro, mas seu pai Egeu já prometeu casá-la com Demétrio. O duque decide que Hérmia tem de decidir: ou se casa com Demétrio ou deve morrer; há ainda a possibilidade de viver em solidão, longe de todos. Lisandro então propõe que eles fujam para se casar longe dali. Hérmia concorda, mas conta sobre a fuga para a amiga Helena, que é apaixonada por Demétrio. Pronto, a confusão está armada! À noite, os quatro jovens vão para a floresta, que é habitada por fadas, duendes e seres encantados e ao dormir uma série de magias e feitiçarias são realizadas, confundindo os quatro enamorados.
Destaque para o figurino e visagismo de Armando Filho e para a trilha sonora criada pela Cia. Composto por jovens atores, o elenco não apresenta uma uniformidade na interpretação, o que prejudica o andamento cênico. No entanto, um clássico de Shakespeare é sempre bem-vindo e os espectadores da nova geração merecem ter acesso à obra daquele que é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos.

Roteiro:
Sonho de uma noite de verão
. Texto: William Shakespeare. Tradução e adaptação: Fernando Nuno. Direção e concepção: Eliete Cigaarini. Elenco: Bryan Parasky, Maira Natássia, Mônnica Rosa, Rodolfo Bellarosa, Wellington Coelho, Caio Gorzoni, Raquel Higa, Vinicius Franzolini, Lucas Saporetti, Zé Pina, Ruan Pereira, Luccas Garcia e Myrela Jatobá. Figurinos e visagismo: Armando Filho. Designer gráfico: Marcel Melfi. Fotografia:  Maria Esther Rinaldi. Trilha sonora: ShakeCena Cia de Pesquisa Teatral.
Serviço:

Teatro Irene Ravache (80 lugares),  Rua Capote Valente, 667, tel. 11  3088.1258. Horários: sábado às 21h e domingo às 20h. Ingressos: R$ 40 e R$ 20. Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Duração: 1h30. Classificação: 12 anos. Temporada: até 23 de abril.

, , , ,

Maurício Mellone

Como jornalista — tendo atuado em rádio, TV, jornal, revistas e assessoria de imprensa —, a palavra sempre foi minha matéria prima. No entanto, desde 2000 venho cultivando o plano B, ou seja, mantenho no meu velho PC um arquivo com meus escritos, que na verdade já era um pré-blog. Lá, deixo fluir a imaginação para que a linguagem inclusive ganhe novos contornos.


Ver todos os posts de Maurício Mellone »

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta