Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 1

SP- crônicas de uma cidade real: longa retrata lado sombrio paulistano

De em maio 23, 2017

Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 1

Os atores Rogério Brito, Nicolas Trevijano, Gustavo Haddad e Marcelo Rafael ao lado do delegado Paulo Bilynskyj

EXCLUSIVO

Até o final de maio o diretor Elder Fraga termina de rodar seu primeiro longa-metragem, SP: crônicas de uma cidade real, composto de cinco histórias independentes, com a cidade de São Paulo como personagem central. Fraga conseguiu reunir um superelenco, além de roteiristas para cada trama.
Na última quinta-feira, fui convidado a assistir a um treinamento ministrado pelo delegado de polícia do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa), Dr Paulo Bilynskyj, aos atores Nicolas Trevijano, Gustavo Haddad, Rogério Brito, Marcelo Rafael e Pablo Ginevro. O treinamento teve o objetivo de ensinar como manusear as armas e como se portar em ações policiais, já que a primeira história do filme é sobre o resgate de um informante, com cenas de ação e violência.  Acompanhe a seguir a entrevista exclusiva ao Favo do Mellone concedida pelo diretor Elder Fraga e pelo delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 2

Nicolas Trevijano em treinamento com arma que usará no filme

São Paulo já foi retratada no cinema diversas vezes e de várias maneiras. No entanto, Elder Fraga deseja mostrar outro lado da cidade:
“Podemos falar sobre São Paulo de muitas maneiras, já que é uma das cidades mais influentes do mundo e o principal centro financeiro da América do Sul. Mas eu quis falar da São Paulo mais sombria, aquela que está nos noticiários de TV, nos programas policiais, que escancaram a insegurança que enfrentamos todos os dias, o medo de sair e por algum motivo não voltar para casa”, esclarece o diretor.
Cinco histórias compõem o longa-metragem, elas são independentes e o que as une é o cárcere. A primeira trama, Extração, com roteiro de James Salinas, é de muita ação, mostra o resgate de um informante e conta com a participação de Nicolas Trevijano, Gustavo Haddad, Rogério Brito, Júlio Rocha, Marcelo Rafael e Ando Camargo, além dos rappers Sandrão RZO e Nego Jam. O roteirista assina ainda mais duas histórias, Uma Lata de Atum, com Joaz Campos e Carlos Morelli, e o drama policial Teu dia chegará, com Rubens Caribé, Rui Ricardo Diaz, Patrícia Vilela e Beno Bider. O diretor fala a seguir das demais tramas do filme:
Vênus ao Espelho foi escrita por Sérgio Alexandre Minehira e narra um terror psicológico e é baseado no conto original de Anita Deak; no elenco Luciano Chirolli, Camila dos Anjos e Ricardo Gelli. A outra história é de um humor negro ácido, Folha em Branco, roteiro de Leonardo Granado, com a participação de Alexandre Barros, Luciano Gatti e Gabriela Wazlawick”. 

 

Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 3

Paulo Bilynskyj delegado do DHPP

Treinamento
Além do trabalho com os atores do filme, o delegado Paulo Bilynskyj prestou consultoria aos roteiristas e acompanha toda a filmagem:
“A nossa preocupação foi trazer um elemento de realidade, tanto para o roteiro indicando o linguajar correto, como para os atores, ensinando a postura correta, a manipulação adequada com os armamentos, como se movimentar em ação. Recarregar a arma durante a movimentação e o controle do armamento durante a ação policial completam o treinamento”.
Dr. Paulo (como é chamado pela equipe) trabalha junto ao DHPP, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e é consultor técnico para cinema e TV. Ele faz questão de dizer que traz para o set de filmagem sua técnica, que é um misto dos modelos italiano, esloveno e americano: “O que emprego com os atores são técnicas da polícia civil, que não utiliza os padrões uniformes da técnica militar. Além de trazer a realidade para as filmagens, meu trabalho visa deixar os atores tecnicamente muito bem preparados para as ações exigidas no roteiro”, conclui.
Em fase final de filmagem, o diretor de SP: crônicas de uma cidade real está satisfeito com o trabalho e espera poder participar dos importantes festivais de cinema:

Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 4

O diretor Elder Fraga com a equipe no treinamento

“Estou muito animado com esse projeto, que é independente e está sendo desenvolvido pela minha produtora a Fraga Films em parceria com a Insônia Filmes, AboutImage, Bolha Filmes, além do apoio da Monstercam. Conto com muita gente boa nesta aventura e os atores são todos meus amigos”, diz Elder Fraga, anunciando que o filme deve inicialmente percorrer os festivais pelo mundo em 2018 e só estrear em circuito comercial no Brasil em 2019. Quem quiser mais informações sobre o filme, acompanhe a página no Facebook: https://www.facebook.com/SP-Cr%C3%B4nicas-De-Uma-Cidade-Real-1329463663731744/?ref=aymt_homepage_panel
Quero reiterar meus agradecimentos pelo convite exclusivo para assistir ao treinamento com os atores e desejar muito sucesso para o filme. Já estamos aguardando a estreia!

Fotos: Elder Fraga   


Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento