Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 1

SP- crônicas de uma cidade real: longa retrata lado sombrio paulistano

De em maio 23, 2017

Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 1

Os atores Rogério Brito, Nicolas Trevijano, Gustavo Haddad e Marcelo Rafael ao lado do delegado Paulo Bilynskyj

EXCLUSIVO

Até o final de maio o diretor Elder Fraga termina de rodar seu primeiro longa-metragem, SP: crônicas de uma cidade real, composto de cinco histórias independentes, com a cidade de São Paulo como personagem central. Fraga conseguiu reunir um superelenco, além de roteiristas para cada trama.
Na última quinta-feira, fui convidado a assistir a um treinamento ministrado pelo delegado de polícia do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa), Dr Paulo Bilynskyj, aos atores Nicolas Trevijano, Gustavo Haddad, Rogério Brito, Marcelo Rafael e Pablo Ginevro. O treinamento teve o objetivo de ensinar como manusear as armas e como se portar em ações policiais, já que a primeira história do filme é sobre o resgate de um informante, com cenas de ação e violência.  Acompanhe a seguir a entrevista exclusiva ao Favo do Mellone concedida pelo diretor Elder Fraga e pelo delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 2

Nicolas Trevijano em treinamento com arma que usará no filme

São Paulo já foi retratada no cinema diversas vezes e de várias maneiras. No entanto, Elder Fraga deseja mostrar outro lado da cidade:
“Podemos falar sobre São Paulo de muitas maneiras, já que é uma das cidades mais influentes do mundo e o principal centro financeiro da América do Sul. Mas eu quis falar da São Paulo mais sombria, aquela que está nos noticiários de TV, nos programas policiais, que escancaram a insegurança que enfrentamos todos os dias, o medo de sair e por algum motivo não voltar para casa”, esclarece o diretor.
Cinco histórias compõem o longa-metragem, elas são independentes e o que as une é o cárcere. A primeira trama, Extração, com roteiro de James Salinas, é de muita ação, mostra o resgate de um informante e conta com a participação de Nicolas Trevijano, Gustavo Haddad, Rogério Brito, Júlio Rocha, Marcelo Rafael e Ando Camargo, além dos rappers Sandrão RZO e Nego Jam. O roteirista assina ainda mais duas histórias, Uma Lata de Atum, com Joaz Campos e Carlos Morelli, e o drama policial Teu dia chegará, com Rubens Caribé, Rui Ricardo Diaz, Patrícia Vilela e Beno Bider. O diretor fala a seguir das demais tramas do filme:
Vênus ao Espelho foi escrita por Sérgio Alexandre Minehira e narra um terror psicológico e é baseado no conto original de Anita Deak; no elenco Luciano Chirolli, Camila dos Anjos e Ricardo Gelli. A outra história é de um humor negro ácido, Folha em Branco, roteiro de Leonardo Granado, com a participação de Alexandre Barros, Luciano Gatti e Gabriela Wazlawick”. 

 

Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 3

Paulo Bilynskyj delegado do DHPP

Treinamento
Além do trabalho com os atores do filme, o delegado Paulo Bilynskyj prestou consultoria aos roteiristas e acompanha toda a filmagem:
“A nossa preocupação foi trazer um elemento de realidade, tanto para o roteiro indicando o linguajar correto, como para os atores, ensinando a postura correta, a manipulação adequada com os armamentos, como se movimentar em ação. Recarregar a arma durante a movimentação e o controle do armamento durante a ação policial completam o treinamento”.
Dr. Paulo (como é chamado pela equipe) trabalha junto ao DHPP, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e é consultor técnico para cinema e TV. Ele faz questão de dizer que traz para o set de filmagem sua técnica, que é um misto dos modelos italiano, esloveno e americano: “O que emprego com os atores são técnicas da polícia civil, que não utiliza os padrões uniformes da técnica militar. Além de trazer a realidade para as filmagens, meu trabalho visa deixar os atores tecnicamente muito bem preparados para as ações exigidas no roteiro”, conclui.
Em fase final de filmagem, o diretor de SP: crônicas de uma cidade real está satisfeito com o trabalho e espera poder participar dos importantes festivais de cinema:

Filme: SP- crônicas de uma cidade real: foto 4

O diretor Elder Fraga com a equipe no treinamento

“Estou muito animado com esse projeto, que é independente e está sendo desenvolvido pela minha produtora a Fraga Films em parceria com a Insônia Filmes, AboutImage, Bolha Filmes, além do apoio da Monstercam. Conto com muita gente boa nesta aventura e os atores são todos meus amigos”, diz Elder Fraga, anunciando que o filme deve inicialmente percorrer os festivais pelo mundo em 2018 e só estrear em circuito comercial no Brasil em 2019. Quem quiser mais informações sobre o filme, acompanhe a página no Facebook: https://www.facebook.com/SP-Cr%C3%B4nicas-De-Uma-Cidade-Real-1329463663731744/?ref=aymt_homepage_panel
Quero reiterar meus agradecimentos pelo convite exclusivo para assistir ao treinamento com os atores e desejar muito sucesso para o filme. Já estamos aguardando a estreia!

Fotos: Elder Fraga   

Uba
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: