Peça: TeatroSOLO,Êxodos, foto 1

TeatroSOLO: projeto ousado apresentado para um único espectador

De em agosto 26, 2014

Peça: TeatroSOLO,Êxodos, foto 1

Em Êxodos, Mariana Faloppa e Vera Monteiro vivem as únicas que restaram de uma família grande

Em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade, o artista argentino Matías Umpierrez apresenta em São Paulo, até o final de setembro, o projeto TeatroSOLO, que é constituído de cinco espetáculos teatrais, encenados em diferentes locais, em que o diferencial é exatamente o público: cada uma das intervenções é realizada para uma única pessoa, o que torna o espectador um elemento participativo e indispensável à trama.

Matías já apresentou este projeto nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Espanha e em cada localidade ele coordena a residência artística com os atores locais (escolhidos depois de uma seleção) e assina a direção e concepção geral dos espetáculos. Em São Paulo o projeto acontece até o dia 25 de setembro, com ingressos gratuitos, mas os interessados precisam se cadastrar para assistirem aos espetáculos.

O argentino Matías Umpierrez  assina a direção e concepção geral do projeto

O argentino Matías Umpierrez assina a direção e concepção geral do projeto

As cinco tramas — de pequena duração, de 30 a 40 minutos, com sessões diárias  — foram concebidas a partir de textos de Matías Umpierrez e a criação de cenas pelo elenco. Os temas são variados, mas exigem a participação do espectador. Em Amnésia, que acontece no Teatro Sérgio Cardoso, o espectador vê uma mulher, interpretada por Tatiana de Marca, passar por uma amnésia temporal. Já em Êxodos, a pessoa precisa se dirigir até um edifício localizado no centro da cidade, tocar o interfone e subir até o apartamento de uma garota (vivida por Mariana Faloppa), que está abalada: em um ano sua família praticamente se acabou, restando apenas ela e a mãe (Vera Monteiro).

Na intervenção Pacto, que é encenada no antigo e abandonado Teatro Taib, no Bom Retiro, o espectador é levado até um escritório clandestino em que dois jovens (João Filho, Ana Paula Dias) arquitetam uma vingança contra um grande proprietário rural, fazendo justiça com as próprias mãos: eles sequestram o filho (Alexandre Vasconcelos) do magnata.

Já na encenação Promessa, que acontece numa oficina de costura no centro da cidade, o espectador é levado a refletir sobre desigualdade social: uma trabalhadora (Nádia Recioli ) aguarda que se cumpra uma promessa da dona da oficina, uma oriental (Erica Kou). E por último, no espetáculo Retrato, uma mulher (Fernanda Machado) decide mudar o rumo de sua trajetória de vida, tentando uma saída entre os muros de um museu.

O diretor argentino declara que seu objetivo com TeatroSOLO é propiciar que atores e espectadores tenham uma experiência única e privada, num momento em que as relações estão cada vez mais virtuais.
Já assisti a duas intervenções, Êxodos  e Pacto e em cada uma tive um tipo de experiência participativa: com a história da garota que se sente perturbada com o extermínio da família e a depressão profunda da mãe, fui perguntado sobre o que fazer para reanimar a senhora; diante de uma garota sensível e tocada pela situação, pude dar um tipo de alento. Já com os jovens justiceiros, me senti acuado e aliciado ao crime; no final, não me contive e declarei meu repúdio a todo o tipo de violência e tortura.

Peça: TeatroSOLO, foto 3

Em Promessa, Erica Kou é a dona da oficina de costura

 

 

Sem dúvida, o projeto é de extrema ousadia e requer uma atitude firme e determinada do espectador diante das tramas propostas. Vale muito a pena conferir e passar por este tipo de experiência teatral. Para se animar, fique com o teaser do projeto:

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Camilla Loretta

Roteiro:
TeatroSOLO. Direção e concepção geral de Matías Umpierrez. Para se cadastrar, acesse o link de cada espetáculo. Ingressos: gratuitos. Mais informações: tels (11) 3222-2662 / 3221-4704 ou pelo site http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=7

 

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento