Peça: Todos os sonhos do mundo, foto 1

Todos os sonhos do mundo: termina peça inspirada em Fernando Pessoa

De em maio 30, 2018

Peça: Todos os sonhos do mundo, foto 1

Elenco da Cia Espaço Mágico com direção de João Paulo Lorenzon

Espetáculo da Cia Espaço Mágico, dirigido por João Paulo Lorenzon, Todos os sonhos do mundo, encerra temporada neste final de semana no Viga Espaço Cênico. Tendo como inspiração o universo de Fernando Pessoa, mais especificamente o poema Dobrada à moda do Porto, a montagem reproduz a falta de sossego do homem contemporâneo e a total intolerância das pessoas nos dias atuais.

…“Sei isso muitas vezes,/
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram/
Dobrada à moda do Porto fria?
Álvaro de Campos/Fernando Pessoa

Peça: Todos os sonhos do mundo, foto 2

Espetáculo construído com cenas entrecortadas

O espetáculo é composto por cenas entrecortadas em que o objetivo é retratar a falta de afeto, a intolerância e o desamor. A cega que é repetidamente atropelada pelas pessoas ao andar pelas ruas da cidade, o outro que gira sem parar numa porta giratória, o casal que não consegue se alimentar no restaurante graças aos maus tratos dos garçons e o homem que ao falar e tentar articular um poema leva torta na cara incessantemente.

As cenas são muito bem coreografadas e repetidas inúmeras vezes. A fala só entra em cena quando o ator tenta se articular, mas é interrompido com as tortas na cara. No programa da peça o diretor, que também faz parte do elenco, lança um desabafo:

“Não suporto pensar que sou eu mesmo que me roubo o tempo inteiro. Em cada coisa, em cada pensamento, a todo o momento, parece que nego o impossível segredo. Que a vida não tem segredo. Que tudo é simples dentro e fora de nós”, diz João Paulo Lorenzon.

Espetáculo causa grande impacto por sua plasticidade e pela sintonia em cena do elenco, com destaque para a iluminação de Lúcia Chediek e à trilha de Manuel Pessoa. No entanto, senti falta de uma condução dramatúrgica, que deixasse a montagem mais próxima do entendimento do espectador, mesmo tendo como inspiração o universo de Fernando Pessoa e o poema de seu heterônimo Álvaro de Campos.

Peça: Todos os sonhos do mundo, foto 3

Atriz é uma atropelada pelas pessoas na rua

 

Últimas apresentações neste final de semana. Confira também no saguão do teatro a mostra fotográfica de Maurizio Mancioli sobre a carreira de João Paulo Lorenzon.

 

 

Roteiro:
Todos os sonhos do mundo. Texto: inspirado na obra de Fernando Pessoa. Direção: João Paulo Lorenzon. Elenco: Agnes Rumi, Amanda Lisboa, Catarine Gracia, Érika Caroline, Fernanda Chuquer, Helena Fraga, João Paulo Lorenzon, José Gabriel, Larissa Terada, Lisandro Leite, Mariane Wegmann, Michele Mattos e Pamy Rodrigues. Cenário: Walter Manfio.Iluminação: Lúcia Chediek. Trilha sonora original: Manuel Pessoa. Fotografia: Maurizio Mancioli.  Produção: Cia. Espaço Mágico.
Serviço:
Teatro Viga Espaço Cênico (83 lugares), Rua Capote Valente, 1323, tel. 11 3801-1843. Horários: sábado às 21h e domingo às 19h. Ingressos: $ 80 e $ 40. Duração: 60 min. Classificação: 112 anos. Temporada: até de 3 de junho.


Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento