De Maurício Mellone em novembro 16, 2011
Um clássico é sempre clássico. E quando se trata de uma peça do escritor e dramaturgo russo Anton Tchékhov aí é imprescindível. Por isso que você não pode deixar de assistir a montagem do Grupo Galpão, de Minas Gerais, para o clássico de Tchékhov Tio Vânia (aos que vierem depois de nós), que encerra temporada de nesse final de semana no SESC Vila Mariana.
Com direção de Yara Novaes, o espetáculo do Galpão já percorreu diversos festivais de teatro pelo país, cumpriu temporada em Belo Horizonte e Rio, além da apresentação no Teatro Vascello (Roma/ Itália) antes dessa temporada paulistana.
Tio Vânia (aos que vierem depois de nós) não é o primeiro trabalho do Galpão com Anton Tchékhov . Em 2008, o grupo participou de um projeto que uniu teatro e cinema: com direção de Henrique Diaz, durante a montagem da peça As Três Irmãs, o diretor Eduardo Coutinho realizou o documentário Moscou sobre esse processo de criação. Há ainda o projeto Viagem à Tchékhov que, além de Tio Vânia, o grupo pretende montar em 2012 uma peça com contos do autor, com direção do russo Jurij Alschitz e treinamento vocal com a diretora lituana Olga Lapina.
Tio Vânia retrata um momento na vida de uma família que vive numa decadente propriedade rural, no final do século XIX. Mais do que a instabilidade financeira e a falta de perspectiva na vida daquelas pessoas, o texto de Tchékhov revela de maneira contundente a desilusão, a incompreensão com a passagem do tempo e o declínio físico e, principalmente, o fim dos sonhos para aqueles personagens. Mas nesse caos há também um fio de esperança no futuro.
Vânia (Antonio Edson), com quase cinquenta anos, sente-se inútil, cumprindo um papel secundário na família e na vida. Esta constatação fica mais acentuada depois da chegada do viúvo de sua irmã, o Professor Serebriákov (Arildo de Barros) e de sua nova esposa, a atraente Helena (Fernanda Vianna). Ela atrai tanto Vânia como o médico Ástrov (Eduardo Moreira), amigo da família, que por sua vez é a paixão de Sônia (Mariana Lima Muniz), sobrinha de Vânia e filha de Serebriákov.
Destaque para o cenário de Márcio Medina, que também assina o figurino: cinco colunas são movimentadas pelos atores e interferem no tom e dramaticidade (elas podem ajudar a expandir ou sufocar a situação vivida em cena).
Fotos: Guto Muniz/Elenize Dezgeniski
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