Filme: Um homem fiel, foto 1

Um homem fiel: filme francês discute as modernas relações amorosas

De em julho 10, 2019

Filme: Um homem fiel, foto 1

Lily-Rose Depp, Louis Garrel e Laetitia Casta vivem um inusitado triângulo amoroso

 

Uma visão moderna e bem ao estilo francês de encarar a vida e a relação amorosa nos dias de hoje. Este poderia ser um breve resumo de Um homem fiel, segundo longa-metragem que o ator francês Louis Garrel dirige. O roteiro, assinado pelo diretor em parceria com Jean-Cleude Carrière e Florence Seyvos, mostra como Marianne, vivida por Laetitia Casta, Abel (Garrel) e Eve, papel de Lily-Rose Depp, se relacionam.

 

Há uma década Marianne se separa do jornalista Abel ao saber que ficou grávida de Paul, o melhor amigo dele. Nove anos após a separação, Marianne agora viúva revê o antigo namorado e eles iniciam um recomeço. No entanto, Eve, irmã de Paul, resolve confessar seu amor por Abel e é Marianne que propõe que Abel e Eve tentem se entender. Este intrincado relacionamento a três faz com que o espectador reflita sobre velhos conceitos da relação amorosa, como traição, fidelidade, possessividade e respeito.

 

Filme: Um homem fiel, foto 2

O recomeço do casal sofre oposição do garoto Joseph (Joseph Engel)

A trama praticamente começa no enterro de Paul. Abel, mesmo indeciso, vai cumprimentar a viúva e oferece para levá-la pra casa, juntamente com seu filho Joseph (Joseph Engel); ao se despedirem combinam novo encontro, que obviamente marca o recomeço na vida amorosa deles. Em pouco tempo Abel já está novamente morando no mesmo apartamento que dividia com Marianne no passado, apesar da ostensiva oposição de Joseph.

 

Tudo parece se encaixar até o momento em que Eve entra em ação: ela segue o jornalista e o aborda. Em seguida procura por Marianne e confessa que sempre foi apaixonada por Abel. É neste momento em que a maioria dos espectadores pode estranhar a atitude de Marianne: ela convence o amado a iniciar uma relação com a garota. Ele cede e em pouco tempo está de mudança para o minúsculo apartamento de Eve. Novamente a vida amorosa do rapaz parece que vai se estabilizar, mas tudo pode se transformar. Eve, depois da conquista, percebe que preferia viver sua paixão platônica a realidade. Já Abel começa a entender a diferença de mundo entre ele e a garota. As cenas finais, sem uma palavra ou diálogo, reúnem os personagens centrais no cenário inicial, o cemitério.

 

 

Filme: Um homem fiel, foto 3

O ator Louis Garrel dirige seu segundo longa

 

Os roteiristas deixam o desfecho em aberto para que o espectador reflita sobre o que realmente importa na relação amorosa hoje em dia. Traição a quê? Fidelidade a quem? Talvez estas seriam algumas das questões propostas pelo filme. Respostas que precisamos encontrar para termos uma relação amorosa sincera e livre de hipocrisias. Além de um roteiro instigante, destaque para a atuação de Laetitia Casta e Louis Garrel, que na vida real são casados e na ficção propõem uma reavaliação do relacionamento a dois.

 

 

 

Fotos: divulgação

Uba
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: