Woody Allen brinca com o tempo em Meia-Noite em Paris

De em junho 22, 2011

Adriana (Marion Cotillard) Gil (Owen Wilson) vivem um romance na Paris dos anos 20

Mais uma ótima sacada do mestre Woody Allen, que brinda o público com a deliciosa comédia Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris). Já nas primeiras cenas, o diretor com seu olhar de estrangeiro faz um passeio pela capital francesa, antes mesmo de apresentar os personagens (Paris é personagem central desta trama, na verdade). Uma típica família norte-americana aproveita a viagem de negócio a Paris de John (Kurt Fuller) para passear; Inez (Rachel McAdams) está noiva e faz compras com a mãe Helen (Mimi Kennedy). Já o noivo Gil (Owen Wilson), um bem-sucedido roteirista de Hollywood, quer se tornar um escritor e sonha com seus ídolos, os escritores Ernest Hemingway e Scott Fitzgerald.
Cansado das futilidades da noiva, dos esnobes sogros e do pedantismo de um casal de amigos de Inez, Gil resolve caminhar pela cidade à noite. Esse é o mote para que Allen comece sua brincadeira: exatamente à meia-noite, ele é surpreendido com um carro antigo que para na sua frente e as pessoas o convidam para entrar. Lá, nada mais nada menos do que o casal Scott e Zelda Fitzgerald, que o levam para diversas festas por Paris dos anos 20! Na mesma noite, Gil conhece Hemingway que o incentiva a mostrar os originais de seu livro para Gertrudes Stein (Kathy Bates) que analisava sua obra.
Mesmo não entendendo direito o que acontecia ao redor, Gil se encanta com a novidade e passa o dia à espera da meia-noite para reencontrar seus ídolos do passado. Numa dessas vezes, conhece Adriana (Marion Cotillard), amante de Pablo Picasso (Marcial Di Fonzo Bo) e ambos se apaixonam. Dessa experiência, Gil faz uma auto-análise e dá outro sentido à sua vida.
Sutilmente, Allen critica a sociedade norte-americana e com seu humor característico brinca com o tempo e provoca uma reflexão edificante sobre o estar aqui e agora.

Foto: Divulgação


8 Comentários

Imad

agosto 8, 2011 @ 20:37

Resposta

Vi 2 vezes. Na segunda, notei coisas que passaram despercebidas na primeira vez. Adorei a participação da Marion Cottilard. Fora que Paris, como disse Hemingway (presente no filme, aliás!), é sempre uma festa!

Maurício Mellone

agosto 9, 2011 @ 14:11

Resposta

Imad:
Wood Allen arrasa mesmo nesse tocante olhar sobre Paris! Sua brincadeira com
o tempo é incrível! Obrigado pela sua visita e volte sempre!
bjs

Laura Fuentes

junho 27, 2011 @ 17:19

Resposta

Delicia de texto o seu, me faz ter mais pressa ainda em conferir mais esse do velho diretor e viajar de volta a Paris, essa cidade toda encanto. Bom demais vir aqui! Beijão

Maurício Mellone

junho 28, 2011 @ 14:39

Resposta

Laura:
Woody Allen é mestre, não por acaso! Como não conheço (ainda) Paris,
fiquei ainda mais louco para visitar a capital francesa.,
bjs e obrigado pelas visitas constantes!

Rico

junho 23, 2011 @ 10:25

Resposta

Fui assistir ontem e adorei. Estava na dúvida pois não sou fã de carteirinha do Sr Allen. Recomendo também.
Bjo

Maurício Mellone

junho 24, 2011 @ 15:06

Resposta

Rico:
Que bom q vc insistiu e rompeu a resistência interior para assistir ao filme do Allen.
Uma comédia leve e inteligente, com certeza agrada grandes plateias!
Bjs

Dinah

junho 22, 2011 @ 20:51

Resposta

Maurício,
Tá ótima a crítica, leve como um Woody Allen…
Esse filme não vou perder e por várias razões: vejo todos os trabalhos de Woody Allen (quando perco algum é por razões que estão fora do meu controle), vou adorar ver Paris como personagem central e, prometo, que logo mais também vou esperar – ansiosamente – pela minha Meia-Noite em Paris. Duvido que encontre alguns ídolos do passado por lá, mas isso não tira o charme da cidade, né?

Maurício Mellone

junho 24, 2011 @ 15:09

Resposta

Dinah:
Não deixe de assistir mesmo, ainda mais com essa chance de rever a cidade luz! Quem sabe vc não
tenha a experiência do escritor do filme? Agora q vc tb está nessa categoria profissional! Bjs e obrigado
pela frequência e pelo carinho!

Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento