A Paixão segundo BG

De em maio 13, 2010

Beth Goular em Simplesmente eu, Clarice Lispector

Beth Goulart vive um grande momento de sua carreira. Em Simplesmente Eu, Clarice Lispector, a atriz não só tem a responsabilidade de dar vida à escritora e a alguns de seus personagens, como assina a direção e adaptação dos textos de Clarice Lispector.

Beth Goulart dando vida nos palcos à escritora Clarice Lispector

O leitor de Clarice é o grande agraciado com a montagem: com gestos sutis e o modo peculiar de falar — os erres bem carregados de sua origem ucraniana ou por ter a língua presa—, Beth é a encarnação da escritora, ao mesmo tempo em que intercala alguns personagens de obras como Perto do Coração Selvagem, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres e dos contos Amor e Perdoando Deus.

Num tom intimista e criando uma cumplicidade com o público, Beth concebeu o espetáculo para mostrar como Clarice e sua escrita são indissolúveis, daí a autora e seus personagens dialogarem sobre vida, morte, Deus, solidão, criação, maternidade, amor e outros tantos temas tão reveladores da alma humana.

Impossível não se emocionar com tamanha beleza. Em diversos momentos não consegui — e nem quis — conter as lágrimas. Destaco como ponto crucial da montagem a cena em que Clarice Lispector concede uma entrevista coletiva; ao ser indagada se teria algo a mais a escrever, ela, de forma ríspida, responde com uma pergunta: é possível parar de beber água? O que revela o âmago da escritora: escrever para ela é uma questão de sobrevivência.

 

“Por que será que a gente luta tanto para produzir uma obra de arte? Acho que é para sobreviver”
“Não sou eu quem escrevo, são meus livros que me escrevem.”
“Você que me lê, que me ajude a nascer.”

Peça: Simplesmente eu, Clarice Lispector, foto 3

Espetáculo tem supervisão de Amir Haddad

 

 

 

 

 

Com supervisão de Amir Haddad, Simplesmente Eu, Clarice Lispector fica até final de junho do CCBB/SP. Beth, mais do que merecidamente, ganhou o Prêmio Shell/RJ de melhor atriz.

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: