Peça: Assunto de meninas, foto 1

Assunto de meninas: montagem retrata os conflitos na adolescência

De em novembro 13, 2017

Peça: Assunto de meninas, foto 1

Débora Sartori, Marcela Arribet e Mariana Faloppa vivem as alunas do colégio interno

A difícil fase das descobertas na adolescência é o mote central da peça Assunto de meninas, que acaba de estrear no Teatro Augusta. Com dramaturgia de Rafael Salmona e direção de Tiago Pessoa, a trama é inspirada no filme da diretora suíça Léa Pool, Lost and Delirious/2001, e retrata o universo de um colégio interno feminino em que três garotas são obrigadas a lidar com as mágoas por terem sido afastadas de suas famílias e ao mesmo tempo começam a descobrir o amor e a sexualidade. Inexperientes e sem o amparo familiar, os conflitos internos só aumentam para as três garotas. Com Débora Sartori, Marcela Arribet, Mariana Faloppa e participação de Higor Fernandes.

Peça: Assunto de meninas,foto 2

Cartaz do espetáculo apresentado somente às sextas, até 15/12

A montagem traz um prólogo que resume o desfecho da trama. Blecaute e a cena inicial é com a chegada de Maria (Débora) ao colégio: tímida e ainda abalada pela perda da mãe e o desprezo do pai e da madrasta, ela é recepcionada e instalada no quarto de Vitória (Marcela) e Paula (Mariana), duas veteranas do internato. Depois de um desconforto inicial por ser novata, Maria logo conquista a confiança das companheiras de quarto e percebe que a relação delas vai além de uma inocente amizade. Vitória e Paula estão se descobrindo emocionalmente e vivem um caloroso caso de amor, que conta com a cumplicidade de Maria. No entanto, o preconceito e a pressão familiar fazem com que Vitória inicie um relacionamento com o amigo do irmão (Higor) e se afaste da namorada. Paula, por sua vez, nutre o desejo de conhecer sua mãe biológica e, ao ser duplamente rejeitada, sua carência emocional se intensifica, ficando ainda mais dependente de Vitória; daí a sua incompreensão com a mudança de comportamento da amiga. Maria tenta conciliar os atritos entre as duas, mas se vê de mãos atadas e não consegue ajudá-las.
Com um elenco jovem e talentoso, a montagem toca em temas  profundos, polêmicos e sensíveis (abandono, desamor, homoafetividade), que requer a atenção e cumplicidade do espectador. Exatamente por esta complexidade dramática, a temporada não auxilia o elenco, pois as sessões só acontecem às sextas-feiras, impedindo um ajuste mais rápido — a sequência de apresentações facilita o entrosamento em cena.  Estive na estreia e o nervosismo é comum, mas as jovens atrizes estão em sintonia e seguras. Espetáculo sensível, confira.

Roteiro:
Assunto de meninas
. Texto: Rafael Salmona. Direção e cenografia: Tiago Pessoa. Elenco: Débora Sartori, Marcela Arribet, Mariana Faloppa e Higor Fernandes. Figurino: Paulo Tardivo. Iluminação: Cristiano Cavalcante. Trilha sonora: Paulo Tardivo. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Produção executiva: Isabel Pessoa e Paulo Tardivo. Realização: Pessoa Produções.

Serviço:

Teatro Augusta (282 lugares), Rua Augusta, 943, tel. 11 3151-4141. Horários: sexta às 21h30. Ingressos: R$ 50 e R$ 25. Bilheteria: de quarta a domingo das 14h às 22h. Duração: 60 min. Classificação: 14 anos. Temporada: até 15  de dezembro.

 

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: