Filme: Bingo - o rei das manãs, foto 1

Bingo- o rei das manhãs: Vladimir Brichta revive famoso palhaço da TV

De em agosto 29, 2017

Filme: Bingo - o rei das manãs, foto 1

Vladimir Brichta caracterizado como o palhaço que fez imenso sucesso na TV nos anos 1980

Por questões contratuais os nomes foram alterados, porém a essência da história permanece intocada. Bingo- o rei das manhãs, longa-metragem de estreia de Daniel Rezende, é a história de vida do ator Arlindo Barreto, que nos anos 1980 interpretou o palhaço Bozo, sucesso absoluto do SBT — chegou a desbancar a liderança da Globo que exibia o programa da Xuxa.
Vladimir Brichta vive Augusto Mendes, um ator de pornochanchada, que num teste ganha o papel do palhaço Bingo, personagem central do programa que iria estrear da TVP. A principal cláusula do contrato é a proibição de divulgar a identidade do ator que está por trás do palhaço: Augusto não hexita e assina o contrato. Com o imenso sucesso conquistado, o ator se deslumbra, envolve-se com drogas, mulheres e baladas e perde o controle de sua carreira. No entanto, o que mais abalou o ator foi nunca ter sido reconhecido como o responsável pelo sucesso do famoso palhaço da TV.

Filme: Bingo-o rei das manhãs, foto 2

Brichta interpreta personagem do ator Arlindo Barreto

 

Com roteiro de Luiz Bolognesi, a trama reconstrói a trajetória de vida de Arlindo Barreto, com seus altos e baixos, desde sua fase como astro dos filmes pornôs, sua delicada relação com o filho (vivido por Cauã Martins), a cumplicidade com a mãe —Marta, papel de Ana Lúcia Torre, que interpreta a atriz e jurada de TV Marcia de Windsor —, seu ingresso na TV, a composição do palhaço e seu carisma junto à criançada, até o envolvimento com drogas, a frustração com a carreira e a guinada em sua vida, com o ingresso na igreja evangélica de sua esposa, a diretora do programa vivida por Leandra Leal, onde se apresenta como palhaço para os fiéis até hoje.

 

 

Filme: Bingo- o rei das manhãs, foto 3

Ana Lúcia Torre e Brichta vivem mãe e filho

Um dos grandes acertos do filme é a riqueza de detalhes na reconstituição dos bastidores da produção do programa infantil: a equipe filmou nos estúdios da TV Cultura (com câmeras da época) e o roteiro mostra como um formato de programa tão controlado pelos criadores norte-americanos foi aos poucos se adaptando ao gosto das crianças brasileiras graças ao carisma e talento do ator protagonista do palhaço. Cenas externas também revelam o rigor da reconstituição de época (carros, figurinos e panorâmicas do centro de São Paulo que receberam tratamento digital), além de músicas do período (Conga, Conga, Conga/Gretchen, Uni duni tê/Trem da Alegria, Casanova/Ritchie, Televisão/Titãs, entre outras). A apresentação no programa da cantora Gretchen, vivida por Emanuelle Araújo, é marcante. Entretanto o grande destaque do filme é para a atuação de Vladimir Brichta, que revela todas as facetas do personagem, de sua comicidade em cena ao drama de sua vida particular. Sem dúvida um dos grandes papéis da carreira de Brichta.

Fotos: divulgação   

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: