. Como aperitivo, fique com o clipe da música ‘Astronauta’( Os Nonatos), que fecha o filme. https://www.youtube.com/watch?v=EJJCOO4RmmE Fotos: divulgação

Boi Neon: Juliano Cazarré protagoniza filme sobre o mundo da vaquejada

De em março 12, 2016

. Como aperitivo, fique com o clipe da música ‘Astronauta’( Os Nonatos), que fecha o filme. https://www.youtube.com/watch?v=EJJCOO4RmmE   Fotos: divulgação

Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro que se apresenta em vaquejadas

Com o ritmo calmo, sereno do sertão nordestino e poucos diálogos, o espectador mergulha no universo da vaquejada em Boi Neon, filme de Gabriel Mascaro que foi o grande vencedor do Festival do Rio do ano passado (melhor filme, roteiro, fotografia e atriz coadjuvante para a garota Alyne Santana), além dos prêmios em Veneza (diretor) e Toronto (menção honrosa).
Juliano Cazarré vive Iremar, um vaqueiro que trabalha para uma companhia que viaja o Nordeste brasileiro apresentando-se em vaquejadas, que são competições em que cavaleiros devem derrubar o boi puxando o rabo do animal. O curioso da trama é que tabus são questionados: Iremar adora costurar e seu sonho é tornar-se um estilista; já quem dirige e conserta o caminhão é Galega, interpretada pela atriz Maeve Jinkings.

Filme: Boi Neon, foto 2

Cacá (Alyne Santana) não se afasta do vaqueiro, que adora costurar

O filme, uma coprodução Brasil, Holanda e Uruguai, é uma espécie de road movie, pois acompanha aquela trupe pelos Estados do nordeste nas apresentações das vaquejadas, além de focar o cotidiano deles entre um show e outro. Exatamente nestes intervalos que Iremar dá vazão a sua criatividade: recolhe por onde anda retalhos de tecidos, velhos manequins e, nas horas vagas, desenha seus modelos e costura trajes e o figurino que Galega se apresenta no palco. Quem praticamente é a sombra do vaqueiro é a pequena Cacá, filha de Galega, interpretada por Alyne Santana.
O roteiro, assinado pelo diretor, dá ênfase à quebra de expectativa com relação ao gênero: Iremar por mais que assuma cotidianamente funções rudes e másculas (trata e cuida dos bois), sua paixão mesmo é com as agulhas, tecidos e o mundo da moda. Já Galega, única mulher do grupo, é a responsável pela alimentação de todos, mas tudo o que se refere ao caminhão é de sua alçada. Junior (Vinícius de Oliveira), outro vaqueiro da companhia, também é vaidoso e cuida com esmero das longas madeixas.

Filme: Boi Neon, foto 3

Maeve Jinkings interpreta Galega

A fotografia do filme encanta e ressalta as belezas do sertão brasileiro. Como a trama é o retrato do dia a dia daquele grupo de vaqueiros, a intimidade de cada personagem aos poucos é revelada — o banho dos homens chama a atenção pelo tom espontâneo da cena, assim como as cenas de sexo entre Galega e Junior e as de Iremar e Geise (Samya de Lavor), a vendedora de perfumes, que à noite é segurança de uma fábrica de tecidos. Sexo ainda é tabu, mas o diretor faz questão de salientar a naturalidade da relação sexual e o caráter animal do ato (temos prazer e desejos como todo o reino animal).
Boi Neon é mais um grande representante do pujante cinema de Pernambuco. Pena que está em poucas salas de exibição e, pior, em sessão única. Não deixe de conferir. Como aperitivo, fique com o clipe da música ‘Astronauta’( Os Nonatos), que fecha o filme.


Fotos: divulgação  


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: