Cara Palavra: atrizes realizam sarau poético de autoras contemporâneas

De em outubro 26, 2020

Andréia Horta, Mariana Ximenes, Bianca Comparato e Débora Falabella: sarau poético online

Como os teatros ainda permanecem fechados em razão da pandemia da Covid-19, os artistas se movimentam para criar alternativas para a volta das atividades teatrais. É o caso das atrizes Débora Falabella, Mariana Ximenes, Andréia Horta e Bianca Comparato que planejavam estrear um espetáculo juntas, mas a pandemia provocou mudança de planos. Nasceu então Cara Palavra, um projeto online que elas chamam de sarau poético performático, em que Débora está no Teatro Porto Seguro e as demais em suas casas: Mariana em São Paulo, Andréia no Rio e Bianca na Califórnia/EUA.

 

O espetáculo dá ênfase à produção poética de escritoras contemporâneas, mas traz ainda trechos de músicas, textos biográficos das atrizes e vídeos que intercalam com a performance delas. Chuck Hipolitho e Thiago Guerra acompanham os números musicais e em cada sessão haverá a participação de uma escritora; na estreia a convidada especial foi Ryane Leão.


Débora é a única que está no palco

 

 

 

 

Antes de tudo começar, há um vídeo em que Bianca faz uma performance corporal; em seguida a atriz inicia um bate papo no chat com as pessoas que começam a chegar para a apresentação online. O sarau começa mesmo com Débora no teatro explicando como a apresentação se dará e chama as demais atrizes.

 

 

 

 

 

 

 

Bianca participa da Califórnia

 

 

Com direção de Pedro Brício, as performances poéticas têm início, com cada atriz num local; um vídeo pré-gravado intercala as atuações delas, que trazem essencialmente poesias de escritoras contemporâneas, dentre elas Angélica Freitas, Ana Martins Marques, Luna Vitrolina, Viviane Mosé e Conceição Evaristo. Em cada sessão haverá a participação de uma autora; na estreia a convidada especial foi a mato-grossense Ryane Leão, radicada em São Paulo, que leu dois de seus poemas.

 

 

Mariana participa de seu apartamento em Sampa

 

 

 

 

Um quadro, em especial, chamou minha atenção: as quatro atrizes aparecem na tela como se estivessem no camarim, conversando aleatoriamente. O inusitado é que o texto, num tom sarcástico e irônico, inverte o machismo: elas falam dos homens assim como eles se referem às mulheres normalmente; ao final os dois músicos também aparecem na tela e confirmam a visão machista e preconceituosa que a sociedade brasileira tem da mulher.

 

 

 

 

 

 

Do Rio, Andreia também está no elenco

 

Para finalizar, Débora confessa que tem um sonho de encenar o clássico As três irmãs, do russo Anton Tchekhov, e começa a se vestir com um figurino desta peça, escrita em 1900 e que retrata o drama das irmãs que vivem no interior da Rússia, mas têm um sonho de viverem em Moscou. Andréia, Bianca e Mariana também finalizam suas participações, com textos e poesias.

 


Cara Palavra
é uma ótima oportunidade de se conhecer poemas de escritoras contemporâneas ditas por atrizes talentosas. No entanto, este novo produto cultural — não é audiovisual, não é telenovela, não é cinema e tão pouco teatro — traz algumas deficiências, como delay (atraso na transmissão), iluminação não equalizada (com cada atriz num local distinto, a luz não é uniforme), assim como o som às vezes apresentou falhas. Entretanto, a iniciativa é mais do que válida, ainda mais porque parte do valor dos ingressos será revertida para a campanha de auxílio aos profissionais das artes cênicas. Não perca, só até o dia 15/11.

 

 

 

 



Roteiro:
Cara Palavra. Dramaturgia e direção: Pedro Brício. Texto: poemas de autoras brasileiras. Elenco: Andréia Horta, Bianca Comparato, Débora Falabella e Mariana Ximenes. Interlocução artística: Christiane Jatahy. Produção de live, vídeo e sonoplastia: Rodrigo Gava. Trilha sonora: Chuck Hipolitho e Thiago Guerra.  Direção de arte: André Cortez e Stéphanie Fretin. Direção de fotografia: Azul Serra. Produção: Corpo Rastreado.
Serviço:
Teatro Porto Seguro (transmissão online). Horários: sábado e domingo às 20h. Ingresso: a partir de R$20. Vendas: http://www.tudus.com.br. Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Temporada: de 24/10 a 15/11.

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Tório 2

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: