De Maurício Mellone em outubro 26, 2020
Como os teatros ainda permanecem fechados em razão da pandemia da Covid-19, os artistas se movimentam para criar alternativas para a volta das atividades teatrais. É o caso das atrizes Débora Falabella, Mariana Ximenes, Andréia Horta e Bianca Comparato que planejavam estrear um espetáculo juntas, mas a pandemia provocou mudança de planos. Nasceu então Cara Palavra, um projeto online que elas chamam de sarau poético performático, em que Débora está no Teatro Porto Seguro e as demais em suas casas: Mariana em São Paulo, Andréia no Rio e Bianca na Califórnia/EUA.
O espetáculo dá ênfase à produção poética de escritoras contemporâneas, mas traz ainda trechos de músicas, textos biográficos das atrizes e vídeos que intercalam com a performance delas. Chuck Hipolitho e Thiago Guerra acompanham os números musicais e em cada sessão haverá a participação de uma escritora; na estreia a convidada especial foi Ryane Leão.
Antes de tudo começar, há um vídeo em que Bianca faz uma performance corporal; em seguida a atriz inicia um bate papo no chat com as pessoas que começam a chegar para a apresentação online. O sarau começa mesmo com Débora no teatro explicando como a apresentação se dará e chama as demais atrizes.
Com direção de Pedro Brício, as performances poéticas têm início, com cada atriz num local; um vídeo pré-gravado intercala as atuações delas, que trazem essencialmente poesias de escritoras contemporâneas, dentre elas Angélica Freitas, Ana Martins Marques, Luna Vitrolina, Viviane Mosé e Conceição Evaristo. Em cada sessão haverá a participação de uma autora; na estreia a convidada especial foi a mato-grossense Ryane Leão, radicada em São Paulo, que leu dois de seus poemas.
Um quadro, em especial, chamou minha atenção: as quatro atrizes aparecem na tela como se estivessem no camarim, conversando aleatoriamente. O inusitado é que o texto, num tom sarcástico e irônico, inverte o machismo: elas falam dos homens assim como eles se referem às mulheres normalmente; ao final os dois músicos também aparecem na tela e confirmam a visão machista e preconceituosa que a sociedade brasileira tem da mulher.
Para finalizar, Débora confessa que tem um sonho de encenar o clássico As três irmãs, do russo Anton Tchekhov, e começa a se vestir com um figurino desta peça, escrita em 1900 e que retrata o drama das irmãs que vivem no interior da Rússia, mas têm um sonho de viverem em Moscou. Andréia, Bianca e Mariana também finalizam suas participações, com textos e poesias.
Cara Palavra é uma ótima oportunidade de se conhecer poemas de escritoras contemporâneas ditas por atrizes talentosas. No entanto, este novo produto cultural — não é audiovisual, não é telenovela, não é cinema e tão pouco teatro — traz algumas deficiências, como delay (atraso na transmissão), iluminação não equalizada (com cada atriz num local distinto, a luz não é uniforme), assim como o som às vezes apresentou falhas. Entretanto, a iniciativa é mais do que válida, ainda mais porque parte do valor dos ingressos será revertida para a campanha de auxílio aos profissionais das artes cênicas. Não perca, só até o dia 15/11.
Roteiro:
Cara Palavra. Dramaturgia e direção: Pedro Brício. Texto: poemas de autoras brasileiras. Elenco: Andréia Horta, Bianca Comparato, Débora Falabella e Mariana Ximenes. Interlocução artística: Christiane Jatahy. Produção de live, vídeo e sonoplastia: Rodrigo Gava. Trilha sonora: Chuck Hipolitho e Thiago Guerra. Direção de arte: André Cortez e Stéphanie Fretin. Direção de fotografia: Azul Serra. Produção: Corpo Rastreado.
Serviço:
Teatro Porto Seguro (transmissão online). Horários: sábado e domingo às 20h. Ingresso: a partir de R$20. Vendas: http://www.tudus.com.br. Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Temporada: de 24/10 a 15/11.
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