Filme: Comeback- um matador nunca se aposenta, foto 1

Comeback- um matador nunca se aposenta: ótima atuação de Nelson Xavier

De em junho 7, 2017

Filme: Comeback- um matador nunca se aposenta, foto 1

Na pele de um matador, Nelson Xavier protagoniza filme de estreia de Erico Rassi

Falecido em maio de 2017aos 75 anos, Nelson Xavier em seu último trabalho, o longa-metragem de estreia de Erico Rassi, Comeback- um matador nunca se aposenta, comove na pele de Amador, um matador de aluguel que vive dos louros do passado. Com problemas de visão e com sua arma de estimação bem desgastada, Amador hoje vive negociando máquinas caça-níqueis pelos bares da periferia de Goiânia. Mas um dia o neto de um velho companheiro, vivido por Marcos de Andrade, o procura para aprender os segredos da profissão. Amador, homem de poucas palavras, aceita o desafio e passa a ensinar o rapaz por meio dos recortes sobre seus feitos do passado. Mas como diz o subtítulo do filme, um matador nunca se aposenta e Amador volta à antiga profissão.

Filme: Comeback- um matador nunca se aposenta, foto 2

Amador (Xavier) vive de vender máquinas caça-níqueis para o ex-patrão (Gê Martu)


Premiado como melhor ator do Festival do Rio/2016, Nelson Xavier prende a atenção do espectador somente som seu olhar: seu matador é um homem circunspecto, monossilábico e de atitudes firmes. A trama inicia com Amador calado no fundo de um bar da periferia da capital goiana; ele parece totalmente absorto naquele fim de mundo. Com a chegada do neto de seu amigo, ele concorda em ensiná-lo com a condição de que os treinamentos sejam somente quando ele quiser; o rapaz passa a ser seu ajudante na venda das máquinas de caça-níqueis. O velho matador é procurado também por três homens que desejam que ele dê consultoria num filme policial. No entanto, eles chegam a duvidar que Amador tenha sido um temível matador, mas ele guarda como um tesouro um livro com recortes de jornais que relatam as chacinas e matanças ocorridas na região anos atrás (em nenhuma delas há referência ao autor dos crimes). Com este novo contato com o mundo do crime, Amador realimenta a vontade de voltar à ativa e em pouco tempo ele pratica sangrentas chacinas.

Filme: Comeback - um matador nunca se aposenta, foto 3

Nelson Xavier, em seu último trabalho, emociona com seu personagem introspectivo

O enredo se perde um pouco no final — a volta do matador fica sem uma justificativa plausível —, mas a grande atração do filme é sem dúvida a atuação do veterano ator, que de forma concisa, com poucos diálogos e o olhar penetrante transmite todo o universo interior de um matador sanguinário. Destaque também para a participação dos veteranos atores Everaldo Pontes e Gê Martu, além de Eucir de Souza como um dos homens que duvidam da história de crimes de Amador.

 

 

Fotos: divulgação

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: